30 DE MARÇO DE 2025 || DOMINGO ||| DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE ||| EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL INFANTIL PODEM ESTAR ACONTECENDO BEM PRÓXIMOS A VOCÊ; DENUNCIE SEM HESITAR |||

Bem vindo

Bem vindo

Juventude, do latim “juventus – utis“, que significa “época de estar na mocidade, se ser jovem”. Esta fase que é compreendida entre a saída da infância e entrada na fase adulta e é de enorme importância, celebra a transição, e tem data marcada pra ser lembrada. Dia 30 de março! A data é marcada para evidenciar a contribuição dos jovens na criação da sociedade e propor atos de conscientização para os desafios que terão de enfrentar. Em 2022, ano eleitoral, é mostrada mais uma conquista do jovem, o direito de escolha, o direito de opinar, o direito de votar, exercer seu papel na sociedade democrática. Exercer seu papel com suas novas responsabilidades. Envelhecer não é perder a juventude. Ao contrário: envelhecer é amadurecer. É ganhar sabedoria, experiência e acumular muitas histórias para contar. A ideia é permanecer jovem por muitos anos, por toda a vida. Jovem para vivenciar cada fase da vida com alegria e tranquilidade. Feliz Dia Mundial da Juventude a todos.


quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Gratuíto ou Gratúito? Como se fala e como se escreve?




Trago mais um exemplo de um "erro de prosódia" muito comum nas conversas coloquiais dos brasileiros, principalmente nas entrevistas e apresentações que vemos diariamente na mídia.

Dói nos ouvidos quando alguém se expressa com a palavra "gratuito" e sai um "gratuíto" com acentuação aguda no "i". 

Seguindo na linha das "Dicas de Português", tag que mantenho viva aqui no blog, publico abaixo um texto do site "Dúvidas de Português" que ensina sobre esse erro de prosódia tão comum entre nós.

Espero que os leitores aproveitem para visitar as demais dicas que estão publicadas na Oficina de Gerência. Afinal de contas, se expressar corretamente e com elegância é uma das habilidade mais admiradas nos técnicos e executivos do mundo corporativo e fora dele também.


Clique aqui para visitar o site


Gratuito ou gratuíto

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de PortuguêS

O adjetivo gratuito ou gratuita, dependendo do gênero, indica alguma coisa grátis, que não necessita de pagamento. Refere-se também a alguma coisa feita sem motivos, que não tem fundamento ou razão de acontecer. Indica ainda algo feito desinteressadamente, sem esperar nada em troca.

Exemplos com gratuito

·    Não se preocupe com o dinheiro, seu tratamento será gratuito. 

·    Todos os dias eu fico chocada com tanta violência gratuita. 

·    Este mês a mensalidade será gratuita para todos os sócios. 

Gratuito é, assim, sinônimo de grátis, dado, livre, infundado, infundamentado, injustificado, desinteressado, espontâneo e abnegado, entre outras.

Pronúncia da palavra gratuito

A palavra gratuito é uma palavra trissilábica, formada pelo ditongo ui na segunda sílaba: gra-tui-to. Esse ditongo é por vezes erradamente pronunciado separado, como um hiato. Contudo, sendo um ditongo, permanece unido na mesma sílaba, sendo a vogal u a vogal tônica. 

Gratuito é também uma palavra paroxítona. Segundo as regras de acentuação da língua portuguesa, não deverá ser acentuada graficamente e deverá ser pronunciada corretamente com a tonicidade na sílaba tui: gra-TUI-to.

Assim, a palavra gratuito deverá ser pronunciada como as palavras:

·    circuito;

·    fortuito;

·    intuito.

Gratuíto: erro de prosódia 

A prosódia é uma parte da fonética que trata da acentuação tônica das palavras. Erros de prosódia são comuns. No caso de gratuito, erradamente se transforma o ditongo ui num hiato, pronunciando as vogais de forma separada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.