30 DE MARÇO DE 2025 || DOMINGO ||| DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE ||| EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL INFANTIL PODEM ESTAR ACONTECENDO BEM PRÓXIMOS A VOCÊ; DENUNCIE SEM HESITAR |||

Bem vindo

Bem vindo

Juventude, do latim “juventus – utis“, que significa “época de estar na mocidade, se ser jovem”. Esta fase que é compreendida entre a saída da infância e entrada na fase adulta e é de enorme importância, celebra a transição, e tem data marcada pra ser lembrada. Dia 30 de março! A data é marcada para evidenciar a contribuição dos jovens na criação da sociedade e propor atos de conscientização para os desafios que terão de enfrentar. Em 2022, ano eleitoral, é mostrada mais uma conquista do jovem, o direito de escolha, o direito de opinar, o direito de votar, exercer seu papel na sociedade democrática. Exercer seu papel com suas novas responsabilidades. Envelhecer não é perder a juventude. Ao contrário: envelhecer é amadurecer. É ganhar sabedoria, experiência e acumular muitas histórias para contar. A ideia é permanecer jovem por muitos anos, por toda a vida. Jovem para vivenciar cada fase da vida com alegria e tranquilidade. Feliz Dia Mundial da Juventude a todos.


quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Morre o cartunista Quino, criador da célebre personagem Mafalda



 

Clique no logotipo
O cartunista argentino Quino, criador da célebre personagem Mafalda, morreu em 30 de setembro de 2020. O artista gráfico estava com 88 anos. Segundo a imprensa, ele teria sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Joaquín Salvador Lavado Tejón nasceu na província de Mendoza, em 1932. Filho de imigrantes espanhóis da Andaluzia, ele começou a desenhar ainda na infância. Ele chegou a fazer Faculdade de Belas Artes, mas abandonou o curso em 1949 para se dedicar aos quadrinhos.

No início, ele encontrou dificuldades para encontrar trabalho no ramo das artes gráficas. Depois de prestar o serviço militar obrigatório, estabeleceu-se em Buenos Aires em 1954. No mesmo ano, ele começou a colaborar com diversas revistas de humor. "Mundo Quino", a primeira coletânea com suas tiras, foi publicada em 1963.

Mafalda, sua personagem mais famosa, surgiu inicialmente para ser utilizada em uma campanha publicitária que foi cancelada antes mesmo de ser veiculada. Em 1964, Quino reformulou a ideia e a tira estrelada pela menina começou a ser publicada regularmente na imprensa argentina a partir daquele ano. Mafalda é uma criança contestadora e rebelde que se preocupa com a paz mundial e as grandes questões da humanidade.

Nos quadrinhos, Mafalda frequentemente incomoda os adultos com suas perguntas sobre as injustiças do mundo. Outra marca registrada da menina é seu ódio por sopas. A tira aborda a convivência da menina com seus pais e amigos, como Felipe e Manolito. A obra principal de Quino extrapolou as fronteiras da Argentina, fazendo muito sucesso na América Latina e em alguns países da Europa.

Na década de 1970, Mafalda foi adaptada para os desenhos animados. Em 1973, Quino pôs fim à tira, alegando que suas ideias haviam se esgotado. Nos anos 80, Mafalda estrelou campanhas da Unicef e dos Direitos Humanos. Ao todo, a personagem apareceu em 1.928 tiras, que continuam a ser republicadas em forma de coletânea. 

A partir de 1976, o cartunista se exilou por um tempo em Milão, na Itália onde continuou a trabalhar com humor gráfico. Nos anos seguintes, manteve a tradição de criar histórias com tom político para jornais de vários países. Recentemente, havia voltado a morar em Mendoza, após a morte da esposa, em 2017. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.