01 DE ABRIL DE 2025 || 3ª FEIRA ||| DIA DA MENTIRA ||| EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL INFANTIL PODEM ESTAR ACONTECENDO BEM PRÓXIMOS A VOCÊ; DENUNCIE SEM HESITAR |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Mentira é celebrado anualmente em 1º de abril. Também conhecido como o Dia dos Bobos, é uma data onde as pessoas contam leves mentiras e pregam peças em seus conhecidos por pura diversão. Comemorado por crianças e adultos, existem brincadeiras que persistem por vários anos! Algumas piadas e pegadinhas chegam a ser de humor negro, que são aquelas que ridicularizam e humilham as pessoas, mas, em geral, são brincadeiras saudáveis. Entre os ingleses, o Dia da Mentira é conhecido como April Fools’ Day, que significa literalmente “Dia dos Bobos de Abril”. Origem do Dia da Mentira Há muitas explicações para que o dia 1º de abril esteja relacionado com o Dia da Mentira, uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. De acordo com esta teoria, por volta do século XVI, o Ano-Novo era comemorado dia 25 de março, e as festas duravam uma semana e iam até dia 1º de abril. No ano de 1564, o Rei Carlos IX adotou oficialmente o calendário gregoriano, passando o Ano-Novo para o dia 1º de janeiro, porém muitos franceses resistiram à mudança e continuaram seguindo o calendário antigo. Assim, algumas pessoas começaram a fazer brincadeiras e a ridicularizar aqueles que insistiam em continuar a considerar o dia 1º de abril como Ano-Novo. Eram considerados bobos, pois seguiam algo que era sabido não ser verdadeiro. Origem do Dia da Mentira no Brasil Entre os brasileiros, o Dia da Mentira começou a se popularizar em Minas Gerais, através do periódico “A Mentira”, que tratava de assuntos efêmeros e sensacionalistas do começo do século XIX. Este periódico teria lançado em 1º de abril de 1848 uma matéria que noticiava a morte do então imperador Dom Pedro II. Dois dias depois o jornal teve que desmentir a publicação, visto que muita gente realmente acreditou na notícia. Dom Pedro II nasceu em 1825 e faleceu em 1891.


sábado, 19 de setembro de 2020

Breve História da Humanidade (ilustrada)


O
Clique e visite
s desenhos que estão nesse posts são de autoria de um professor brasileiro radicado em Portugal e especialista em Comunicação Multimídia cujo nome é Benjamin Junior. O cara tem uma história fantástica e não é conhecido aqui no Brasil. 

Ele foi simplesmente co-fundador do SAPO que é o maior portal da internet em Portugal e um dos mais conceituados no mundo. Não bastasse, Benjamin também foi co-fundador do Obvious. 

Os desenhos abaixo - elaborados de forma didática e com elegância de traços - traçam de forma bem humorada e realista uma razoável sequência sobre os caminhos da humanidade ao longo dos anos antes e depois de Cristo. Eu achei sensacional.

Sugiro que prestem atenção nos detalhes de cada desenho, um por um. Estão todos lá, trogloditas, faraós, assírios e babilônios, gregos e troianos, romanos e seus gladiadores, vikings, cruzados, nazistas e muitos mais até os dias de hoje. 

É uma riqueza de detalhes que devem ser degustados lentamente. Foi uma sacada genial do autor. Tenho certeza de que os leitores além de se divertir vão aprender muito.
             


[texto do Obvious]
"Por maior que seja o esforço em contar a história da humanidade, esta é tão extensa, complexa e recheada de detalhes que torna esta tarefa quase impossível. A proposta que aqui fica é a de contar essa história com imagens.

Para mim, a viagem ao longo do tempo foi tremendamente interessante por dois motivos: 

- Nunca encontrei um resumo tão bom 


- Julgo ser capaz de identificar quatro tendências que se repetem ciclicamente ao longo do tempo: Guerra, Mulheres, Sexo e Intrigas."



http://cms.obviousmag.org/mt-static/support/uploads/ZZ0C91297E.jpg Benjamin Júnior nasceu em São Paulo mas mudou-se para a europa em meados da década de oitenta. Interessou-se por cinema e fotografia, sonhando durante vários anos tornar-se foto-jornalista. Seu futuro, no entanto, foi outro. Viu nascer a Internet como a conhecemos hoje e esteve sempre ligado à tecnologia. Adora o inverno, o aconchego da lareira, bom vinho, boa comida e, acima de tudo, boa companhia. Foi co-fundador do SAPO e do obvious e mais uma série de outros projetos ligados à web. É um craque.

2 comentários:

  1. Tenho a dizer que o autor destas ilustrações chama-se Milo Manara, consultando o Google em "Milo Manara history of humanity", pode examinar detidamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Thor, excelente sua contribuição. Visitei a página e cheguei no Pinterest com um monte de ilustrações maravilhosas. Grato pela visita.

      Excluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.