As listas
de desejos para um novo ano são tradicionais no mundo inteiro. Tão tradicionais quanto o são as listas dos propósitos não
realizados.
É uma tremenda frustração quando vamos conferir a lista das
nossas pretensões e verificamos que foram muitas as "promessas e
compromissos" que "assumimos", para chegar no final do ano cumpridos e se
perderam na realidade do ano concluído. Motivos e desculpas os temos de sobra tanto que
para cada meta não completada a justificativa está ali, na ponta da língua e
transferimos as intenções para o próximo ano.
Assim somos nós, humanos imperfeitos. No meu caso todo ano faço minha
lista e posso confessar que tenho itens que fazem parte da pauta há uns três anos... Sem comentários.
Por estas razões quis compartilhar esta matéria que
encontrei na BBC Brasil. Achei ótima porque o autor, ao invés de propor um catálogo, como é usual, busca informar aos leitores as dicas para cumprir, cada
qual a sua própria listagem.
Sendo assim, o artigo alinha cinco pontos – abrangentes
– que depois de lê-los se propõem a nos ajudar, pobres mortais, criadores de repertórios impossíveis, a chegar ao final de 2021 e diminuir o déficit entre nossos
desejos e nossas realizações.
Já completei minha lista 2021 de acordo com as dicas e sinto que melhorei bastante a qualidade dos meus propósitos e aspirações.
FELIZ 2021 A TODOS!
É o começo de 2021 e para muitos de nós o Ano Novo é um momento de estabelecer novas metas e projetos pessoais.
Clique aqui e visite o site |
De repente ter uma rotina mais saudável ou economizar mais dinheiro? Quem sabe iniciar um novo hobby ou deixar de lado atividades que não nos acrescentaram muito?
Qualquer que seja a sua resolução de Ano Novo, ela só será plenamente concretizada se houver motivação acima de qualquer suspeita. Mas todos nós sabemos que isso não é fácil de alcançar e muitos planos acabam ficando para trás depois que o novo ano se inicia.
Só 8% das pessoas que estabelecem resoluções de Ano Novo conseguem atingir seus objetivos, segundo um estudo da Universidade de Scranton, na Pensilvânia (EUA).
A BBC News Brasil reúne aqui cinco dicas para te ajudar a fazer parte dessa seleta estatística.
Estabeleça metas realistas e gradualmente adicione dificuldades e novas etapas |
Estabelecer metas realistas garante chance maior de sucesso. Parte do problema relacionado ao fracasso das resoluções de Ano Novo é o fato de elas serem utópicas e presumirem que "podemos ser pessoas completamente diferentes a partir do Ano Novo", explica a psicoterapeuta Rachel Weinstein.
O mais indicado é "começar pequeno", para depois adicionar dificuldades à medida que vai cumprindo a meta inicial. Por exemplo: comprar um tênis apropriado e iniciar corridas de curta duração antes de se comprometer com a meta de correr uma maratona.
Se você quer começar a cozinhar, pode estabelecer a meta de seguir uma receita nova uma vez por semana ou acompanhar alguém que já cozinha, para aprender as técnicas.
Não se trata de reduzir as expectativas ou pensar pequeno, mas sim criar estratégias para atingir resultados de longo prazo. Afinal de contas, conforme Weinstein, a verdadeira mudança "acontece a passos pequenos ao longo do tempo".
2. Seja específico
Pense exatamente sobre o que você vai fazer, quando e como |
Frequentemente, estabelecemos metas sem uma ideia clara de como executá-las.
Mas é importante planejar os detalhes das resoluções. Segundo o professor de filosofia Neil Levy, da Universidade de Oxford, planejar ir à academia às terças de tarde e sábados de manha é uma meta mais propensa a dar certo que simplesmente dizer: "Vou mais à academia".
Ações específicas e factíveis garantem que você não estabeleça apenas um conjunto de intenções, mas sim também os passos necessários para concretizá-las.
3. Busque uma rede de apoio
Tornar as suas resoluções de Ano Novo públicas ajuda a te manter motivado |
Encontrar outras pessoas dispostas a entrar nessa jornada com você pode ser uma ótima fonte de motivação. Isso pode significar ir a uma aula com um amigo ou tornar a sua resolução pública.
Quando divulgamos nossos projetos, as chances de seguirmos adiante com eles são maiores. John Michael, da Universidade de Warwick, no Reino Unido, pesquisa os fatores sociais envolvidos na tomada de decisões e na manutenção de compromissos.
Ele diz que somos mais propensos a seguir adiante com resoluções se elas parecerem de alguma forma importantes para outras pessoas ou se o bem-estar de outros for afetado em caso de fracasso.
Portanto, seja cumprindo um compromisso ou obtendo companhia e apoio, envolver outras pessoas pode ser a chave do sucesso para atingir a sua meta de Ano Novo.
4. Superando fracassos
Força de vontade sozinha não resolve. Segundo especialistas, é preciso ser realista e estabelecer etapas concretas para alcançar as resoluções de Ano Novo As melhores resoluções são aquelas que te ajudam a alcançar uma parcela de um plano de longo prazo em vez de serem metas vagas e abstratas, diz a psicóloga behaviorista Anne Swinbourne.
Se você nunca se interessou por esporte, a meta de se tornar um grande atleta dificilmente vai colar. As pessoas que só se apegam à força de vontade geralmente falham", diz.
Portanto, ao escolher uma resolução que te motive, estabeleça planos concretos para alcançá-la a partir do primeiro dia do ano. E não exite em pedir ajuda para superar os obstáculos que surgirem no caminho.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.