Para quem deseja e projeta enfrentar a ascensão na
carreira e enfrentar a Fórmula 1 das corridas corporativas, tenho algumas
dicas.
Antes devo dizer que tenho certa experiência
nesse jogo. Coloco a modéstia de lado para dizer que fiz minha carreira
galgando postos por promoções e méritos, sempre buscando crescer nas
diversas corporações onde trabalhei. Veja meu perfil no
LinkedIn clicando aqui .
Assim sendo, gostaria de passar-lhes aquelas dicas
que prometi acima:
- Avalie, apurando todas as informações possíveis sobre o seu novo destino, se vale à pena e como conseguir o apoio do novo grupo que vai recebê-lo. Procure saber sobre o nível de comportamento; às vezes pode estar tão baixo (corrupção, insubordinação, desleixo) que não vale o sacrifício. É melhor pular fora e declinar da proposta. Ou seja não caia no canto das sereias.
Se achar que compensa "enfrentar" a corporação (partindo do princípio de que ela é saudável) assuma a função e então não se movimente com muita agitação no início da sua gestão. Não modifique layouts, mesas e divisórias. E, se possível, nem as secretárias. Adapte-se primeiro ao ambiente que encontrar. Você terá muito tempo para cuidar destas “miçangas” e "enfeites dos pequenos poderes"...
- Nos primeiros dias deixe o ritmo antigo fluir. Seja muito mais um espectador do que um ator. Não se dê a conhecer facilmente, não tenha e nem faça "confidentes". Eles se transformarão em "clientes" e lhe “venderão” aos colegas; e depois será difícil desatendê-los.
- Estude muito e tudo a respeito da sua nova função. Pergunte muito e queira saber tudo, do tipo Quem? Quando? Onde? Por quê? Como? Só depois de haver mapeado a sua nova "selva" arrisque-se a explorá-la mais profundamente.
- Surpreenda sempre com suas atitudes e decisões. Não se deixe ser previsível. Seus novos comandados procurarão sempre descobrir um padrão de comportamento em você.
- Se o grupo lhe “conceder” o “certificado” de líder (sim, isso mesmo! ser líder é ser portador de um "certificado" concedido pelos liderados) finalmente chegará o momento de colocar sua marca pessoal nas operações do setor. Não perca essa oportunidade. Aja rápido. É uma zona de transição que passa como um bólido à sua frente. É neste ponto que você fará as modificações que julgar necessárias e escolherá seus “colaboradores de confiança”.
A propósito, assista o vídeo abaixo com a consultora, palestrante, Youtuber e autora de livros Maria Fernanda Amaral que aponta, nos seus conceitos, "As 5 Regras de Ouro Para Subir na Carreira
Não descuide um só dia de manter a pressão no ponto certo para conseguir a produtividade exigível. Aquela história de “matar um leão por dia” é verdadeira. Escolha o "leão do dia" e concentre-se nele. Se você não “matar o leão de hoje” ele vai persegui-lo para lhe devorar amanhã; e já serão dois para matar... Imagine o que ocorrerá quando você não der conta de matar todos os leões que se acumularam nos dias anteriores!
- Embora seja importante, não valorize muito o "dar exemplos pessoais" de pequenos comportamentos e valores dos tipos: chegar antes de todos e sair depois; ser rigorosamente pontual; ser intolerante com pequenos erros e coisas que tais.
- É mais importante você desenvolver seu trabalho e se fazer respeitar por seu estilo pessoal de convivência e definir com clareza os seus níveis e critérios de exigências nas relações profissionais e nos resultados. Seja verdadeiro, sem truques e maquiagens.
- Respeite profundamente todos os seus subordinados, Sejam de que níveis da hierarquia forem. Goste deles, escute-os sempre com atenção e se interesse pelos seus problemas. Da mesma forma não fuja dos problemas. Eles são a grande alavanca que movimenta sua ascensão em qualquer setor da vida profissional e pessoal
- Esteja atento à "radio-corredor", mas não valorize além da conta as informações que recebe dessas... "fontes". Procure saber as origens mais importantes das "notícias" e fique de olho nelas. Os executivos de alto nível são vítimas naturais das fake news. Quanto menos você se importar com o "noticiário" ele terá menor impacto. Não o despreze, mas não o valorize.
- Finalmente, lembre-se sempre que lealdade é via de mão dupla. Não a reclame se não pode retribuí-la no mesmo nível. Também não exija performance de quem não tenha capacidade de cumpri-la. Lembre-se da famosa frase de Vinicius de Moraes: "Não peça muito a ninguém, porque ninguém tem muito para dar".
(Artigo de Herbert Drummond)
Excelente post! E chega num momento crucial em minha vida profissional! Foi muito útil, obrigado caro amigo HD!
ResponderExcluirEsqueci de me identificar! Sou o Frederico Calazans (Fred - Codevasf)! Forte abraço!
ResponderExcluirCaro Fred, desculpe não lhe haver dado retorno antes. Quero agradecer sua visita e comentário, principalmente sabendo que lhe foi útil. Conheço sua expertise e preparo. Fico feliz em poder contribuir para sua vida profissional. Grande abraço e volte sempre. O blog é pensado, principalmente, para jovens executivos como você.
ExcluirMuito bom! Excelentes dicas para não "quebrar a cara".
ResponderExcluir