A
|
princípio fiquei sem saber como ilustrar esse post. Afinal de contas o foco do assunto é a capacidade infinita do ser humano de se superar por maiores que sejam suas dificuldades. Fiz a escolha da maravilhosa obra de arte conhecida por «A Criação de Adão» e que faz parte do soberbo conjunto de afrescos criados e pintados pelo gênio de Michelangelo - em 1511 - no teto da Capela Sistina no Vaticano. Acho que ela ilustrará bem o registro que quero fazer.
O que está apresentado abaixo é um desses «milagres da vida» que de vez em quando surgem diante da humanidade, sem avisar e só se explicam por meio das «maquinações» da Providência Divina.
Emmanuel diante dos jurados pela primeira vez |
O moço Kelly comoveu o júri e o público no auditório do programa com sua história e com a sua interpretação da antológica musica de John Lennon, Imagine. Curiosos e incrédulos a princípio, a emoção de todos explodiu quando Emmanuel mal iniciou sua apresentação. Emoção à flor da pele...
Quando os jurados do programa perguntaram sua idade, Emmanuel respondeu que não sabia (!!!) e revelou que tinha nascido no Iraque. Tanto ele como o seu irmão, Ahmed, são sobreviventes da guerra Irã-Iraque. Os dois irmãos nasceram com más formações físicas por causa dos bombardeamentos químicos no país e foram abandonados pelos pais num orfanato.
Sua sorte mudou quando a organização «Children First Foundation» lhes encontrou uma família na Austrália e ele com seu irmão foram entregues para adoção à senhora Moira Kelly, sua mãe adotiva, a quem ele carinhosamente se referiu como «um anjo que entrou em sua vida».
Emmanuel e seu irmão Ahmed com a mãe Moira Kelly |
Mesmo carregando as marcas visíveis de todas as suas tragédias, Emmanuel resolveu encarar o preconceito e ir à busca de seu maior sonho: tornar-se um cantor profissional. Essa história de vida comoveu a todos e quando ele começou a cantar «Imagine» capturou definitivamente o coração dos jurados e do público presente; depois conquistou o mundo pelo YouTube. Veja abaixo o vídeo dessa apresentação e comova-se como todos os mais de cinco milhões que o assistiram.
Apesar de todo o sucesso de Emmanuel Kelly nas primeiras apresentações do X-Factor – ele foi selecionado entre os doze finalistas - não passou para a fase seguinte dos seis concorrentes. Foi desclassificado por haver esquecido a sequência da canção que havia escolhido para cantar. Ficou nervoso e o júri, comandado por um desconhecido "ídolo" australiano de nome Guy Sebastian (alguém antes já havia ouvido falar nele?), aproveitou o seu "momento de fama" e tirou do programa a sua maior estrela cumprindo as regras do jogo. Usou o chamado "Poder de Porteiro". Fazer o que?
Fãs invadiram o Twitter, o YouTube, o Facebook e todas as redes sociais esbravejando sua indignação... Uma mensagem mais positiva para Emmanuel veio de ninguém menos que Yoko Ono; em seu site ela, disse ao jovem iraquiano que John Lennon teria ficado orgulhoso dele. Um detalhe lateral nessa história é que até hoje ninguém no mundo (exceto na Austrália) sabe quem ganhou aquele X-Factor.
Para Emmanuel, apesar da sua desolação (veja-o no vídeo acima) a diferença não foi significativa. Seu sonho começara a ser tangível. Ele é uma celebridade e deverá - por sua garra e simpatia - fazer o sucesso que almeja como profissional. Lembremo-nos que Susan Boyle também não ganhou a versão do programa (Britains's Got Talent) que a revelou, mas conseguiu gravar um disco de sucesso e continua tocando sua carreira internacional.
O que vale dessa experiência toda é a força desse rapaz de 17 anos que tinha tudo para dar errado na vida, mas não aceitou o destino que lhe estava digamos... Reservado pelo preconceito da sociedade. Acreditou no seu sonho e superou suas enormes limitações. Um exemplo do qual não devemos nos esquecer.
Cliquem no banner ao lado e assistam uma série de vídeos sobre Emmanuel Kelly. Percebam que o jovem iraquiano tem talento, uma voz bonita e agradável além de um carisma que pode ser trabalhado pela indústria do show-business para torná-lo um cantor profissional. Acho que ainda ouviremos falar muito e bem desse garoto que emocionou o mundo com sua coragem.
Confesso que desde o primeiro instante eu, como muitos, virei fã de Emmanuel. Se ele não venceu o concurso Fator X é porque Deus tem algo MUITO MAIOR reservado para ele e irá revelá-lo a qualquer instante. Um vencedor não se reconhece só por um concurso que ganha, mas pela quantidade de corações que se conquista. E Emmanuel conseguiu conquistar não só o corações dos australianos, todavia o de milhões (quiçá bilhões) no mundo inteiro.
ResponderExcluirQuanto à sua mãe, Moira Kelly, esta mulher é a PROVA VIVA de que Deus existe.
Olá Francisco!
ResponderExcluirEm primeiro lugar quero lhe agradecer pela visita ao blog e pelo comentário.
Sobre o Emmanuel e a sua saga acho que só temos de admirar e tirar dela as muitas lições que nos oferecem. Coloco-o entre aqueles seres humanos que "por não saber o que é impossível fazer vão lá e fazem".
Volte sempre...