21 de agosto é o 233º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 132 para acabar o ano.
Eventos históricos
- 1770 - O Capitão James Cook, no fim da sua viagem de descoberta da Austrália, reclama o continente em nome do Império Britânico.
- "Ele foi o primeiro a mapear Terra Nova antes de fazer três viagens para o Oceano Pacífico durante a qual ele conseguiu o primeiro contacto europeu com a costa leste da Austrália e o Arquipélago do Havaí, bem como a primeira circunavegação registrada da Nova Zelândia. Morreu no Havaí, em uma luta com os havaianos
durante sua terceira viagem exploratória na região do Pacífico em
1779." (texto extraído do site Pitoresco - veja logotipo ao final do post)
- 1792 - A guilhotina é utilizada pela primeira vez durante a Revolução Francesa, para executar um nobre após um rito sumário.
- 1808 - Batalha do Vimeiro, em Portugal, na qual o exército de Napoleão foi derrotado.
- 1810 - O marechal de Napoleão Bonaparte, Jean-Baptiste Bernadotte, é aceito em Estocolmo como rei da Suécia e é implantada no país a dinastia dos Bernardotte.
- 1831 - Nat Turner desencadeia uma rebelião contra a escravidão.
- "Turner foi um escravo americano que liderou uma rebelião de escravos na Virgínia, em 21 de agosto de 1831, que resultou em 56 mortes de homens brancos e mais de 55 mortes de pretos, o maior número de fatalidades a ocorrer em um levante antes da Guerra Civil Americana no sul dos Estados Unidos. Turner foi condenado, sentenciado à morte e executado."
- 1888 - A máquina de somar foi patenteada por William Burroughs.
- 1898 - Fundação do Club de Regatas Vasco da Gama.
Clique na imagem e visite o site oficial do Vascão |
- 1911 - O quadro Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, é roubado do Museu do Louvre, em Paris. A pintura seria recuperada dois anos depois.
- 1914 - Primeira Guerra Mundial: os alemães ganham a Batalha das Ardenas, na França.
- 1934 - "Adolf Hitler assume a presidência da Alemanha - A 21 de Agosto de 1934, Adolf Hitler (1889-1945), militar e político alemão de origem austríaco, assumia a Presidência do Partido Nacional Socialista Alemão dos Trabalhadores (Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei - NSDAP), estabelecendo um regime nacional-socialista na Alemanha entre 1933 e 1945, conhecido como o III Reich. Após a morte do seu predecessor, Hindenburg, Hitler autoproclamou-se Führer e eliminou os oponentes do seu próprio partido e colaboradores de fidelidade duvidosa durante a chamada "Noite das Facas Longas". Com ela, iniciou o processo de eliminação de diversos grupos raciais, políticos, sociais e religiosos que considerava "inimigos da Alemanha" e "raças impuras", o que o levou a reformular as directrizes para os campos de concentração, para a liquidação sistemática de comunistas, judeus, testemunhas de Jeová ("Bibelforscher") ciganos, doentes mentais e homossexuais, principalmente, assim como a um intenso rearmamento. Depois de ter obtido o poder político que necessitava, Hitler chegou a conquistar o apoio e a convencer a maioria do povo alemão de que era o salvador da Economia, face à depressão, ao Comunismo, ao Bolchevismo judeu e ao Tratado de Versalhes, juntamente com outras minorias "indesejáveis". Os nazis eliminaram a oposição através de um processo conhecido como "Gleichschaltung" (política de centralização)."
- 1954 - Inauguração do Parque do Ibirapuera.
- 1959 - O Havaí é proclamado pelo então presidente dos Estados Unidos, Dwight Eisenhower, como o 50° Estado norte-americano.
- 1963 - A prisão de Alcatraz, situada na baía de São Francisco, nos Estados Unidos, é desativada. Seu preso mais famoso foi o mafioso italiano Al Capone.
- "Após a Primeira Guerra Mundial, o presídio insular começou a ganhar maiores contingentes com a ação criminosa de contrabandistas e marginais que se multiplicariam com a criação da Lei Seca (1919 – 1933) e o já citado estouro da Crise de 1929. Nesse meio tempo, a segura e eficaz penitenciária havia ficado pequena demais para o número de contraventores detidos. Por isso, o governo americano decidiu transformar Alcatraz em uma cadeia federal."
- 1966 - Primeira manifestação massiva na China dos jovens membros da chamada "guarda vermelha".
- 1969 - Uma junta militar assume o poder no Brasil quando o presidente Costa e Silva sofre uma trombose cerebral.
Clique na imagem e conheça esse epísódio da História do Brasil |
- 1991 - Tentativa de golpe na URSS: a junta é dissolvida e Mikhail Gorbachev recupera o poder. O parlamento da Letónia proclama sua independência da URSS.
Nascimentos
- 1904 - Count Basie, Nasce em Red Bank, Nova Jersey, um dos maiores expoentes mundiais do jazz: o pianista, organista e band leader Count Basie.(m. 1984).
- 1917 - Josué Montello, escritor brasileiro (m. 2006).
- 1921 - Milton Ribeiro, ator brasileiro (m. 1972).
- 1938 - Kenny Rogers, cantor, compositor e ator norte-americano.
- 1970
- Carmo Dalla Vecchia, ator brasileiro.
- Murilo Rosa, ator brasileiro.
Falecimentos
- 1157 - Afonso VII, rei de Leão e Castela (n. 1105)
- 1853 - Maria Quitéria, heroína da Independência do Brasil, também conhecida por Joana D'Arc do Brasil (n. 1792)
- 1925 - Irineu Marinho, jornalista brasileiro (n. 1876)
- 1989 - Raul Seixas, poeta e músico brasileiro (n. 1945)
Raul Seixas desperta do sonho da vida
“Se o diabo é o pai do rock, Raul Seixas foi o ajudante que meteu a colher de pau no caldeirão do demo e ainda tascou-lhe uma mosca na sopa”. Jornal do Brasil"Antes de tornar-se o artista que subverteu a ordem do dia, caminhando na contramão da Tropicália e mesclando o rock de Elvis Presley com o baião de Luiz Gonzaga, Raul Seixas foi apenas Raulzito, o primeiro filho de Dona Maria Eugenia e do engenheiro Raul Varella Seixas. Nasceu às 8h da manhã do dia 28 de junho de 1945, na capital baiana - Salvador, onde, apesar da cultura predominante, apaixonou-se ainda jovem pelo rock n’roll. “Tudo era novo pra mim.Ouvia os discos de Elvis e Little Richard até estragar os sulcros. O rock era como uma chave que abria as minhas portas que viviam fechadas”, escreveria aos 15 anos em seu diário.Com o amigo Thildo Gama, formou o grupo Os Relâmpagos do Rock, sua primeira banda e o embrião do conjunto Os Panteras, banda com a qual Raulzito gravou o seu primeiro disco, que foi um fracasso de vendas. A projeção nacional veio somente em 1972, com sua participação no Festival Internacional da Canção, da Rede Globo, onde classificou duas canções: Let me sing e Eu Sou Eu Nicuri é o Diabo. Depois, lança o compacto Ouro de Tolo, que alcança grande sucesso, e conhece Paulo Coelho, formando uma parceria que atrairia uma multidão de fãs e renderia músicas que se tornaram clássicas, como Metamorfose Ambulante, Mosca na Sopa, Al Capone, entre outras. Nos anos seguintes sua produção musical é constante, lançando diversos discos sucessos de público, como Novo Aeon (75), Há Dez Mil Anos Atrás (76), O Dia Em Que A Terra Parou (77). A partir de 1978, o consumo de álcool e drogas começa a causar-lhe problemas e o artista perde 1/3 do pâncreas. Em 1987 lança o estrondoso disco Uah bap lu lap béin bum e torna-se parceiro de Marcelo Nova, com quem grava seu último álbum, A Panela do Diabo, no ano de sua morte.
Legado vivo
Há exatos 22 anos, vítima de uma pancreatite aguda provocada pelo excesso de álcool, Raul Seixas foi encontrado morto em seu apartamento. Ao partir, deixou três filhas, milhares de fãs e uma obra que se estende por mais de 20 álbuns, além de seis póstumos, e diversos livros publicados. Sua capacidade de transmitir mensagens de impacto e abordar assuntos profundos de forma irreverente mantém sua obra relevante até hoje. A juventude atual lhe dedica um carinho saudoso, levando suas fotos e frases em camisetas, e lançando incontáveis covers seus em eventos e festas."
Abaixo estão os logotipos das principais fontes que utilizei para a produção do post. Clique sobre eles e leia os textos completos nos sites de origem.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.