01 DE ABRIL DE 2025 || 3ª FEIRA ||| DIA DA MENTIRA ||| EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL INFANTIL PODEM ESTAR ACONTECENDO BEM PRÓXIMOS A VOCÊ; DENUNCIE SEM HESITAR |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Mentira é celebrado anualmente em 1º de abril. Também conhecido como o Dia dos Bobos, é uma data onde as pessoas contam leves mentiras e pregam peças em seus conhecidos por pura diversão. Comemorado por crianças e adultos, existem brincadeiras que persistem por vários anos! Algumas piadas e pegadinhas chegam a ser de humor negro, que são aquelas que ridicularizam e humilham as pessoas, mas, em geral, são brincadeiras saudáveis. Entre os ingleses, o Dia da Mentira é conhecido como April Fools’ Day, que significa literalmente “Dia dos Bobos de Abril”. Origem do Dia da Mentira Há muitas explicações para que o dia 1º de abril esteja relacionado com o Dia da Mentira, uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. De acordo com esta teoria, por volta do século XVI, o Ano-Novo era comemorado dia 25 de março, e as festas duravam uma semana e iam até dia 1º de abril. No ano de 1564, o Rei Carlos IX adotou oficialmente o calendário gregoriano, passando o Ano-Novo para o dia 1º de janeiro, porém muitos franceses resistiram à mudança e continuaram seguindo o calendário antigo. Assim, algumas pessoas começaram a fazer brincadeiras e a ridicularizar aqueles que insistiam em continuar a considerar o dia 1º de abril como Ano-Novo. Eram considerados bobos, pois seguiam algo que era sabido não ser verdadeiro. Origem do Dia da Mentira no Brasil Entre os brasileiros, o Dia da Mentira começou a se popularizar em Minas Gerais, através do periódico “A Mentira”, que tratava de assuntos efêmeros e sensacionalistas do começo do século XIX. Este periódico teria lançado em 1º de abril de 1848 uma matéria que noticiava a morte do então imperador Dom Pedro II. Dois dias depois o jornal teve que desmentir a publicação, visto que muita gente realmente acreditou na notícia. Dom Pedro II nasceu em 1825 e faleceu em 1891.


domingo, 5 de junho de 2011

Lya Luft escreve sobre conceitos e preconceitos. (Revista Veja)

Julgar que qualquer artigo da Lya Luft é sensacional pode parecer redundância. Claro que estou exagerando um pouco, afinal sou um daqueles fãs incondicionais de seu texto e estilo.
Não publico muito seus artigos aqui no blog por considerar alguns deles fora da "linha editorial" do blog. Alguns abordam temas políticos, outros são mais personalizados e tenho esse proposito com o blog de não escrever sobre politica e religião.
Neste artigo, cuja imagem reproduzi abaixo, publicado no exemplar da revista Veja dessa semana considerei que a grande escritora e colunista foi perfeita em suas considerações sobre o tema que abordou no seu artigo: Conceito e Preconceito.
Como não consegui o texto na internet tive que publicá-lo como está na revista por meio da imagem capturada pelo processo de "scanner". Pode haver alguma dificuldade de leitura, mas insisto para que o leiam, pois é um dos melhores que já vi. Quando o texto estiver na rede pretendo editar o post e substituir a imagem. Por ora, preferi postá-lo logo e não perder a oportunidade.

 
Clique e visite o site da Veja

Clique sobre a imagem para ampliá-la um pouco mais

Um comentário:

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.