Via Crucis, Obra de Felix Anton Scheffler - 1757 - Jesus recebe ajuda de Simão, o Cireneu Igreja de S. Martinho - Ischl, Seeon (diocese de München) - Alemanha |
A
|
BBC Brasil sempre apresenta um noticiário que é reproduzido pelas principais mídias brasileiras principalmente na internet. Aqui, no blog da Oficina de Gerência, também tenho aproveitado e repercutido muitas das matérias da BBC em português. Criei até uma tag com o nome de "Artigos da BBC" para exibir a seleção de posts que tenho reproduzido,
N
|
o artigo abaixo a BBC informa sobre uma mostra que está sendo exibida pelo Museu de Londres com o título de ''Tesouros do Paraíso: Santos, Relíquias e Devoção na Europa Medieval''. A grande atração são os fragmentos da cruz e da coroa de espinhos de Jesus Cristo que, segundo informa a reportagem, estão em poder da Igreja e são venerados desde o ano de 110 d.C.
A
|
Igreja Católica sabe como nenhuma outra corporação atrair a atenção dos seus seguidores e uma mostra como essa em Londres certamente vai levar multidões ao Museu de Londres.
Museu de Londres mostra 'cruz e espinhos da coroa' de Jesus Cristo
Uma nova exposição no Museu Britânico leva para Londres relíquias religiosas incluindo fragmentos que seriam da cruz onde Jesus Cristo foi crucificado e espinhos que seriam parte de sua coroa.
.
Clique e visite o site da BBC Brasil |
Além das supostas relíquias ligadas a Jesus, outras, como fragmentos de ossos que seriam de santos, também estão expostas em peças de ouro, relicários e imagens que representam o melhor da arte medieval.
Ao entrar na mostra Tesouros do Paraíso: Santos Relíquias e Devoção na Europa Medieval, o visitante encontra um ambiente com luzes e música que sugerem uma igreja.
O líder da Igreja Católica na Inglaterra e País de Gales, Arcebispo Vincent Nichols, afirma que uma visita à exposição seria "como uma peregrinação, pois muitos objetos expostos são indicadores do caminho para o paraíso".
E Nichols afirmou considerar os fragmentos da cruz apresentados na mostra como verdadeiros.
"Este fragmento é venerado desde o ano 110, então, estou inclinado a dizer que é um pedaço legítimo da cruz de Jesus Cristo", disse.
A mostra também traz fragmentos e relíquias que seriam ligados a mais de uma dezena de santos.
Mas, para James Robinson, curador da mostra, é "impossível saber quais relíquias podem ser autênticas. Esta é uma questão de debate constante, se os objetos mostrados são realmente o que nós acreditamos que sejam".
Mas, as relíquias não foram populares apenas na Idade Média. Cerca de 300 mil pessoas visitaram recentemente na Grã-Bretanha a exposição dos restos mortais de Santa Tereza.
Então, um pé ou braço sagrado podem parecer estranhos, mas quando o Vaticano afirma que estes objetos representam Cristo e os santos, é porque sabe que eles ainda despertam admiração de muitos fiéis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.