A |
h! A tomada de decisões! Para muitos um sacrifício avassalador. Para outros um desfrute do poder. Outros mais, uma ferramenta de trabalho. O processo da tomada de decisão nunca é anódino ou neutro. Seja qual for a decisão a ser tomada a forma de chegar até ela é um caminho a ser seguido. Um procedimento, um ritual.
Nas poucas palestras que me decido a fazer procuro sempre deixar uma experiência que os muitos anos de gerencia me ensinaram. Quando um dos espectadores pergunta - e sempre há um que pergunta - "o que necessário para ser um bom gerente" minha resposta vem na ponta da língua em dois pontos. O primeiro é gostar das pessoas, ter prazer em interagir com elas, compreendê-las. O segundo é gostar de resolver problemas e tomar decisões. Não mais que isso.
Se alguém não gosta de decidir - e há muita gente com essa característica - isso não é nenhum defeito, essa pessoa não deve assumir cargos de gerencia ou que exijam responsabilidade funcional ou operacional. Isto porque com certeza o desempenho da função o levará a tomar decisões e para quem não gosta de fazê-lo é um caminho certo para o fracasso e a incompetência.
Tomar uma decisão tem o pressuposto de "acertar na alternativa escolhida". Ou pelo menos não errar de forma definitiva. Imagine um médico que seja avesso a decidir! Ou um engenheiro! Um juiz indeciso! Ou um pai de familia. O que quero colocar é que não é possível escapar das decisões em nosso cotidiano. Seja no trabalho, na familia ou na sociedade. Decidir faz parte da vida tanto quanto respirar. Quem não consegue decidir pode estar sofrendo de uma doença que se chama "abulia".
Não vou aqui estender-me discorrendo sobre um tema tão complexo e polêmico. Há muito material e bibliografia disponível. Quero apenas registrar que o processo de tomar decisões tem suas regras e seus caminhos. É isso que o infográfico reproduzido aqui a partir do site da excelente revista portuguesa Visão (conheça-a clicando no logotipo abaixo ou na aba lateral do blog) nos mostra.
Recomendo aos leitores e amigos que explorem o infográfico, cliquem no link existente para ler um capitulo do livro "Como Decidimos" (veja link no post) e procurem livros e artigos para explorar o tema.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.