25 DE NOVEMBRO DE 2024 | 2ª FEIRA - DIA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE | DIA INTERNACIONAL DE NÃO VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES



Bem vindo

Bem vindo

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

 




sábado, 16 de abril de 2011

Bullying, como reconhecer e evitar. (Revista Visão)



O
 "bullying" (link Wikipedia) existe desde os tempos imemoriais. Sempre patético, sempre uma ação covarde dos fortes contra os fracos e sempre com a aceitação de uma "plateia" tão doente quanto o ou os agressores. Existem registros de "bullying" (outro link) em livros de todas as epocas da Historia Universal. Obviamente que não estava caracterizado como agora. As agressões ocorriam em todos os ambientes e principalmente nas escolas e entre os grupos jovens.

N
ão vou aqui nesse post escrever um "tratado" sobre o bullying, mesmo porque é só pesquisar na internet que a bibliografia é extensa. Quero aqui, apenas registrar a minha indignação como ser humano e parte dessa sociedade que infelizmente lamenta, mas faz muito pouco à sua volta para coibir essa pratica que está assolando escolas de todo o planeta com as consequencias que todos conhecem. Quero dizer que se a sociedade quiser erradicar ou pelo menos abolir o bullying das escolas ela pode sim! Nós podemos!

N
ão existem formulas fáceis, pois essas agressões são reflexos e fazem parte das deficientes estruturas sociais produtoras dos grupos agressores que não conseguem conviver com as minorias. Todavia determinadas ações de gerenciamento e fiscalização nas escolas, penalidades pesadas contra os praticantes e incentivadores do bullying (em quaisquer idades) e campanhas educativas massivas pelos meios de comunicação entre outras com certeza atingiriam o objetivo.

Q
ue cada um de nós faça a sua parte, pois o bullying principalmente nas escolas do primeiro e segundo graus está - entre outros motivos certamente... - propiciando que jovens considerados "fora da turma" sejam vitimados pelas crueldades dos seus colegas que (sempre) covardemente os agridem para saciar seus (também) desvios de conduta.

A

proveitei o tema para postar o infográfico abaixo reproduzido da revista portuguesa Visão e que dá uma ideia geral dos tipos mais praticados de bullying e suas consequencias sobre as vítimas




Visão - Homepage
Clique e visite o site da revista.

Como evitar o bullying?

A revista VISÃO revela casos, os sinais e os vários géneros do fenómeno que terá levado um menino de 12 anos ao suicídio. Indica também pistas para uma prevenção eficaz. 

 VEJA AQUI A INFOGRAFIA INTERATIVA PARA SABER MAIS SOBRE ESTE PREOCUPANTE FENÔMENO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.