01 DE ABRIL DE 2025 || 3ª FEIRA ||| DIA DA MENTIRA ||| EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL INFANTIL PODEM ESTAR ACONTECENDO BEM PRÓXIMOS A VOCÊ; DENUNCIE SEM HESITAR |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Mentira é celebrado anualmente em 1º de abril. Também conhecido como o Dia dos Bobos, é uma data onde as pessoas contam leves mentiras e pregam peças em seus conhecidos por pura diversão. Comemorado por crianças e adultos, existem brincadeiras que persistem por vários anos! Algumas piadas e pegadinhas chegam a ser de humor negro, que são aquelas que ridicularizam e humilham as pessoas, mas, em geral, são brincadeiras saudáveis. Entre os ingleses, o Dia da Mentira é conhecido como April Fools’ Day, que significa literalmente “Dia dos Bobos de Abril”. Origem do Dia da Mentira Há muitas explicações para que o dia 1º de abril esteja relacionado com o Dia da Mentira, uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. De acordo com esta teoria, por volta do século XVI, o Ano-Novo era comemorado dia 25 de março, e as festas duravam uma semana e iam até dia 1º de abril. No ano de 1564, o Rei Carlos IX adotou oficialmente o calendário gregoriano, passando o Ano-Novo para o dia 1º de janeiro, porém muitos franceses resistiram à mudança e continuaram seguindo o calendário antigo. Assim, algumas pessoas começaram a fazer brincadeiras e a ridicularizar aqueles que insistiam em continuar a considerar o dia 1º de abril como Ano-Novo. Eram considerados bobos, pois seguiam algo que era sabido não ser verdadeiro. Origem do Dia da Mentira no Brasil Entre os brasileiros, o Dia da Mentira começou a se popularizar em Minas Gerais, através do periódico “A Mentira”, que tratava de assuntos efêmeros e sensacionalistas do começo do século XIX. Este periódico teria lançado em 1º de abril de 1848 uma matéria que noticiava a morte do então imperador Dom Pedro II. Dois dias depois o jornal teve que desmentir a publicação, visto que muita gente realmente acreditou na notícia. Dom Pedro II nasceu em 1825 e faleceu em 1891.


sexta-feira, 15 de abril de 2011

A Cobra Fumou é um belo blog. Merece ser visitado.

Coloco em destaque o blog "A Cobra Fumou" de Henrique Moura Paula Pinto (clique para conhecer o perfil) cujo foco é a participação da famosa FEB - Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de manter a memória da campanha dos soldados do Brasil nos campos de batalha da Itália.
Faço esse destaque com muito respeito e importância. Respeito, porque meu pai foi militar e embora não tivesse ido com os pracinhas para a Itália participou da campanha com a FAB - Força Área Brasileira patrulhando o Atlântico onde submarinos alemães buscavam navios de guerra dos EUA e do Brasil para afundá-los. Meu velho contava muitas histórias da campanha dos brasileiros em Monte Castelo, Montese e outros campos de combate.
A importância eu a destaco porque o blog é produzido com cuidados e carinhos que merecem registro inclusive em escolas porque as pesquisas são cuidadosas e muito bem selecionadas. O Henrique é um craque como blogueiro de primeira divisão. Quando visitar o "A Cobra Fumou" não deixe de "paquerar" a lista de blogs que ele acompanha. É uma das melhores que já conheci. Tenho muito orgulho pela Oficina de Gerencia estar ao lado de tantos endereços de qualidade.
Para ilustrar o destaque ao blog do Henrique selecionei um dos seus posts que achei muito interessante, pois conta a origem do simbolo da cobra fumando que era a marca registrada dos heroicos e bravos pracinhas brasileiros da FEB.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhYFUdsM5R1cn49GLWoUjlZUd565JjugNqWSKyX3fMvvhTsBC2xsmskSQ3NykPuuBZWYXyNa5bA9WvOxsRA0SJ0Stuk6QjakE-zeuD_0kDkwSzaZuIZLTOeFrZGd01l5s_5ivR6P9_xd-c/s1600/acobrafumou.jpg
Clique e visite o blog

A Cobra Fumando - Walt Disney- FEB.

Alguns críticos diziam que seria mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na Guerra. Pois o Brasil entrou na 2ª guerra e a Força Expedicionária Brasileira escolheu a "Cobra Fumando" como símbolo.

Esta cobra fumando é dos estudios de Walt Disney em homenagem a FEB. Planfleto em homenagem a FEB do Clube Militar as familias dos pracinhas.
Walt Disney, atendendo gentilmente a um apelo de O GLOBO, e rendendo, assim uma homenagem a todos os combatentes da FEB, interpretou especialmente para eles, na concepção magistral que a gravura reproduz, a já hoje histórica legenda com que os soldados do Brasil chegaram à frente italiana:"A cobra está fumando".
Nesta última criação do artista de fama universal, temos uma Cobra realmente belicosa, em atitude correspondente ao sentido da frase. O seu não é o cachimbo da paz, dado a fumar ao estrangeiro na taba de Arakem. A cobra fuma de raiva, o bote armado, despejando contra o nazista toda a carga de peçonha dos seus dois Colts, que disparam simultaneamente.
E, na expressão decidida de mais essa personagem do elenco de Walt Disney, o mesmo sabor do grito de guerra do "pracinha": "A cobra está fumando!"
O humor intraduzível dessa epigrama que vem do mais profundo da alma do povo e ganha foros de lema para o combate.
Um grito de guerra sem jactância, a modéstia irônica dos nossos bravos rapazes camuflando o seu próprio denodo. Com o dito espirituoso eles disfarçam o sentido heróico dos feitos que as crônicas registram e as ordens do dia do comando superior consagram em repetidos louvores.
Walt Disney, que em sua passagem rápida pelo Rio de Janeiro colheu o estupendo flagrante de "Zé Carioca", lavra novo tento com essa perfeita representação gráfica da "verve" do Expedicionário, no símbolo de sua Cobra do desacato.
Autografada por Walt Disney (clique na foto para ampliar)
  •    
 Pesquisa no site da ANVFEB (clique no logotipo)

Um comentário:

  1. Ola Herbert eu que fico agradecido e muito feliz em saber que seu pai fez parte da FEB patrulhando a nossa costa e protegendo as flotilhas onde nossos pracinhas atravessaram o Atlântico para combaterem na Segunda Guerra, deve ser incrível e um orgulho ter um pai que fez parte e escutar as suas histórias; e se puder compartilhar com a gente com fotos,relatos e memórias seria engradecer mais ainda esses rapazes e seus feitos porem esquecidos durante varias décadas.O nosso blog FEB e justamente para fortalecer e ser publico a memória destes jovens que acreditavam num mundo melhor.Meu objetivo e conseguir o máximo de peças e relatos para um dia quem sabe (meu sonho ) fazer uma Casa da FEB em Brasília.Obrigado pela atenção e gentileza em dispor um espaço do seu esplendido blog para a nossa que foi também o melhor de nossa história a FEB. obrigado amigo. Henrique.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.