21 DE FEVEREIRO DE 2025 | 5ª FEIRA | DIA DA CONQUISTA DE MONTE CASTELO ||| SALVE UMA VIDA, SEJA DOADOR DE ÓRGÃOS |||

Bem vindo

Bem vindo

A Batalha de Monte Castello foi travada ao final da Segunda Guerra Mundial, entre as tropas aliadas e as forças do Exército Alemão, que tentavam conter o seu avanço no Norte da Itália. A batalha marcou a presença da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no conflito. A batalha arrastou-se por três meses, de 24 de novembro de 1944 a 21 de fevereiro de 1945, durante os quais se efetuaram seis ataques, com grande número de baixas brasileiras devido a vários fatores. Quatro dos ataques não tiveram êxito, por falhas de estratégia, mas a batalha chegou a seu fim em 21 de fevereiro de 1945 com a vitória dos aliados, a derrota dos alemães e a tomada de Monte Castello por tropas brasileiras.[2]



 




sábado, 16 de abril de 2011

Acidente nuclear. Aprenda um pouco sobre esse flagelo que paira sobre o planeta.


Fukushima - cidade japonesa - virou "celebridade instantânea" por conta do (quase) acidente nuclear que foi ocasionado  o tsunami que atingiu a cidade em cheio. Era aquela que estava mais proxima ao epicentro do sismo e pagou (ainda está pagando e assim será por muitos anos) um alto preço.

Mas a cidade não ficou famosa pelo tsunami e sim por causa da Usina Nuclear que ali existe e não pára de emitir material radiativo para a atmosfera japonesa e do planeta.
Todo o planeta torce para não viver novamente período parecido com o Acidente de Chernobyl  em 26 de abril de 1986 onde não se conseguiu sequer chegar a um numero de vitimas das nuvens radioativas que se formaram na Europa e no planeta por conta da explosão de um dos reatores atômicos da usina.
Clique sobre a imagem para saber mais
Mas o que é esse negocio de acidente nuclear? O que é uma nuvem radioativa? Quais os efeitos da radioatividade sobre a saúde humana? O infográfico que reproduzo abaixo, copiado do site da revista portuguesa Visão nos dá uma idéia sobre esses problemas e responde as perguntas acima.

Visão - Homepage


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.