Puxando a brasa para minha sardinha!
Não sou muito de estar falando (ou escrevendo) sobre mim mesmo, mas por algumas dicas que deixei escapar aqui e ali no blog os amigos blogueiros já perceberam que sou pernambucano. Nasci em Recife (no bairro da Boa Vista) e sou conterrâneo do meu querido amigo Gato Guga (aliás, por onde anda o meu brother desde que deixou a blogosfera?).
Voltemos a Pernambuco, terra onde nasci e fui criado. Nos meus tempos - haja memoria! - o Estado liderava a corrida de desenvolvimento no Nordeste. Recife era a 3ª cidade brasileira disparada deixando Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza atrás. Era a epoca da SUDENE em alta e dos investimentos públicos que procuravam tirar o Nordeste da pobreza extrema. No correr dos tempos esse panorama mudou e Pernambuco, pobre em recursos naturais, perdeu a condição de liderança para Bahia e Ceará.
Por isso surpreendi-me ao ler a Folha de São Paulo de ontem (domingo, 6 de março de 2011) trazendo uma extensa reportagem sobre a "Revolução Industrial Pernambucana" (clique no link para se informar). Não tinha idéia da magnitude do que está ali ocorrendo . Não pude conter certo ufanismo e principalmente uma intima alegria pessoal por saber que a terra onde nasci volta a ocupar seu justo lugar na rota do desenvolvimento social, cultural e economico.
Incontinenti resolvi divulgar tudo isso no blog mesmo correndo o risco de parecer um marqueteiro regionalista pelos "não pernambucanos". Estou orgulhoso do meu Estado e quem poderá criticar-me por isso?
Coloco logo abaixo trechos da materia que a Folha publicou e o link correspondente para continuidade da leitura:
- [...] "Preencher vagas anda mais e mais difícil para as empresas instaladas no Complexo Industrial-Portuário de Suape. Uma guerra entre as empresas corre solta na região. A busca por profissionais é tamanha que há empresa oferecendo até passagem aérea só para trazer um candidato a vaga."Não há mais cordialidade entre os departamentos de recursos humanos. Estamos vivendo uma guerra por profissionais. Pagamos até passagem aérea para trazer um candidato a vaga para uma entrevista", diz Clóvis Gomes, 44, gerente de RH da Impsa."
- "A empresa busca 178 funcionários para a fábrica de turbinas hidrelétricas, uma nova unidade que será construída em Suape para montar as turbinas da usina Belo Monte, no rio Xingu (PA). A Impsa não é a única empresa com problemas. O EAS (Estaleiro Atlântico Sul) precisa contratar 1.200 pessoas até junho."
- "Essa oferta abundante de vagas reduziu o desemprego na RMR (Região Metropolitana do Recife) nos últimos anos. O nível de desemprego medido pelo IBGE caiu de 14,3% em dezembro de 2006 para 8,1% em dezembro do ano passado. O ritmo da geração de novas vagas acelerou-se em 2010, ano em que só a construção civil cresceu 25%. Apenas em 2010, o Estado de Pernambuco criou 113 mil empregos com carteira assinada, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados)." [...] (clique aqui para continuar leitura)

Para finalizar este meu surto ufanista, coloquei abaixo a belissima foto do Porto de Suape e logo abaixo graficos (publicados na reportagem da Folha) que demonstram o surto de crescimento e desenvolvimento que experimenta o Estado de Pernambuco, o Leão do Norte como é "intimamente" conhecido pelos seus filhos..
Vista do canal de acesso de navios ao porto de Suape |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.