
Acho que exagerei na imagem que escolhi para lustrar esse post. A questão de elegância ainda não foi bem dissecada pela sociedade e a levarmos para o campo corporativo ai sim é que não se chega a acordo algum.
Será que elegância é um conceito? Um hábito, talvez? É um dom? Ou é uma conquista? Quem sabe a resposta?
Acho que ninguém poderá dizê-lo com a plena segurança da unanimidade. A rigor as regras da elegância - e passo a referir-me tão somente à parte masculina - são sazonais. E ditadas pelos designers de moda que... Estão na moda, claro!
Existe, entretanto uma elegância que pode ser considerada de clássica, tradicional e (quase) permanente. Ela está principalmente na personalidade dos considerados elegantes. Não é na roupa que está a elegância, embora vestir-se bem ajude a qualquer avaliação. Aliás, vamos registrar aqui a diferença entre "vestir bem" e ser elegante.
Ops! Acho que estou extrapolando. Meu objetivo não é escrever um texto sobre elegância, mas passar aos leitores interessados no mundo corporativo que é necessário, também, além de conhecer sobre liderança, gerencia, administração e outros aspectos de uma carreira profissional saber um pouco sobre o que está rolando no mundo da elegância masculina.
A minha tag "Fuja da Deselegância" é uma das mais acessadas no blog. Prova de que esse não é um tema marginal no interessse dos internautas. Clique no link e leia o que a Oficina
de Gerencia já publicou sobre o tema. Vale à pena. A favor da minha tese posso dizer, com base nos meus muitos anos de vivência corporativa que não conheço nenhum líder que seja um deselegante assumido. Por esta razão (e outras também...) é que resolvi reproduzir no post uma entrevista que encontrei no site da revista VIP sobre elegância masculina. A matéria é uma entrevista com um festejado diretor de uma das maiores cadeias de lojas de roupas masculinas, a Topman. O nome dele é Gordon Richardson e o cara sabe o que diz. Meu conselho: leia a entrevista e interesse-se por conhecer um pouco as regras da elegância. Evite, por exemplo, as roupas que fogem ao dress-code das ocasiões (ficou famoso o "caso da camisa do Dunga"). Ou então deixar aquelas pontas das golas das camisas sociais subindo pelas bochechas só porque você esqueceu-se de colocar as paletas de plastico para mantê-las certinhas em torno das gravatas. É incrível como os homens que se sentam em mesas corporativas de alto nível decisório deixam isso acontecer... Paro por aqui. Leiam a entrevista, aprendam um pouco e... Fujam da Deselegancia.
Entrevista com Gordon Richardson, diretor de design da Topman, marca masculina da rede britânica Topshop.
- O que está em alta na moda masculina neste momento?
Há três grandes tendências em alta. A primeira é a valorização da chamada Heritage Clothing, ou seja, das peças que se tornaram clássicos, como os casacos do tipo duffle coat e suéteres fisherman. Para nosso público fashion, apostamos na moda rocker, com calças jeans skinny em lavagem meio destruída, camisas de colarinho curto e blazers bem curtos e ajustados ao corpo. A moda militar continua súper em alta e aparece em jaquetas aviador, casacos e calças cargo ajustadas e cheias de bolsos.
Que peças um cara que frequenta eventos formais deveria ter?
Isso depende do estilo de cada um, mas, em geral, um blazer bem cortado e uma camisa branca social são infalíveis. Você pode combiná-los com gravata tradicional ou com cachecol de verão. Preste muita atenção na escolha do sapato. Invista no modelo mais elegante e sofisticado que puder comprar. E, para adicionar uma pitada de irreverência, dispense as meias- Qual o melhor conselho para quem quer se vestir bem?
Busque referências. Há sempre alguém que você admira ou com quem se identifique. Pode ser um astro de TV ou da música, ou até um amigo. Preste atenção na forma como eles misturam as peças e especialmente em detalhes como o comprimento do casaco, o corte da calça, o estilo de sapato. Se você tem um amigo estiloso, peça conselhos. Se puder ir às compras com ele, melhor ainda!
A moda que a Topman vende recebe alguma influência do showbiz?
Música e moda sempre andaram de mãos dadas. Aqui, na Inglaterra, a Topman tem até uma espécie de rádio interna, e quem faz a programação são músicos convidados, como The Charlatans, Yeasayer, Futureheads, Gallows e Ladyhawke.
- Que homens podem ser considerados ícones de estilo?
Os que têm um estilo próprio e inerente, como Orlando Bloom, Jude Law, Mark Ronsen, Bobby Gillespie, George Lamb, Noel Fielding e Vincent Gallo.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.