||| 20 de outubro DE 2026 ||| 2ª FEIRA ||| Dia INTERNACIONAL DE COMBATE AO BULLYING || # Reflexão: O melhor modo de encontrar a si mesmo é se perder servindo aos outros. --- Mahatma Gandhi . |||

 

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Mundial de Combate ao Bullying assinala-se a 20 de outubro. A data é um alerta internacional para o problema do bullying com que muitos jovens vivem. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), uma em cada três crianças do mundo, entre os 13 e os 15 anos, é vítima de bullying na escola regularmente. Consciencializar a população mundial para esta forma de violência, apoiar e incentivar as vítimas a denunciarem estas graves situações e encontrar formas de as prevenir, são os desafios colocados por esta data, visto que a luta contra o bullying não é uma tarefa de um dia, nem de um grupo de pessoas, mas sim de todos os dias do ano e de todas as pessoas. Nesta data são promovidas campanhas de prevenção e combate ao bullying, sobretudo nas escolas, e são revelados relatórios de estudo sobre este problema social. Bullying Em Portugal as vítimas de bullying podem recorrer à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) para obterem apoio. No site da APAV encontra-se informação útil e ajuda para este problema. A família é uma das estruturas mais importantes na prevenção e no combate à violência praticada contra crianças e jovens, assim como a escola. Por isso, os pais devem perguntar diariamente aos filhos sobre o dia na escola e perceber pelas respostas se os filhos permanecem tristes ou distantes, o que pode ser indicativo de problemas de bullying. Encoraje os filhos a expressarem o que sentem, a dizerem “não” quando estão desconfortáveis e a não reagirem com violência, para não gerir ainda mais violência.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Steven Paul Jobs (São Francisco, 24 de fevereiro de 1955 – Palo Alto, 5 de outubro de 2011) foi um inventor, empresário e magnata norte-americano do setor da informática. Notabilizou-se como cofundador, presidente e diretor-executivo da Apple Inc. e por revolucionar seis indústrias: computadores pessoais, filmes de animação, música, telefones, tablets e publicações digitais. Além de sua ligação com a Apple, foi diretor-executivo da empresa de animação por computação gráfica Pixar, e acionista individual máximo da The Walt Disney Company. Morreu no dia 5 de outubro de 2011, aos 56 anos de idade, devido a um câncer pancreático. Currículo de Steve Jobs "Estou procurando um lugar que necessite de muitas reformas e consertos, mas que tenha fundações sólidas. Estou disposto a demolir paredes, construir pontes e acender fogueiras. Tenho uma grande experiência, um monte de energia, um pouco dessa coisa de ‘visão’ e não tenho medo de começar do zero". No final da década de 1970, Jobs, em parceria com Steve Wozniak e Mike Markkula, entre outros, desenvolveu e comercializou uma das primeiras linhas de computadores pessoais de sucesso, a série Apple II. No começo da década de 1980, ele estava entre os primeiros a perceber o potencial comercial da interface gráfica do usuário guiada pelo mouse, o que levou à criação do Macintosh.[https://pt.wikipedia.org/wiki/Steve_Jobs]

 

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

"O Prazer da Vida Longa" (4): Serviços à medida para a terceira idade

"Costumamos acreditar que o futuro está nas mãos das crianças, mas o Brasil é um país que está envelhecendo. A cada ano temos menos bebês nascendo, e cada vez mais adultos e idosos ativos na população." (texto no site do Jornal da Band)

Este é o quarto vídeo da série especial de reportagens "O Prazer da Vida Longa" que o Jornal da Band apresentou recentemente.
A Oficina de Gerencia os está publicando como contribuição à geração daqueles que estão (principalmente) nas faixas dos quarenta anos em diante (não excluídos os jovens antecedentes a ela).
Na  reportagem  que está nesse post o tema abordado é a adaptação que o mercado está promovendo com a entrada da massa de idosos no mercado consumidor. Principalmente no segmento do turismo.
Outro mercados também estão se reinventando como, por exemplo, o dos celulares para idosos, os moveis e utensilios, o deslocamento urbano tais como taxis e onibus. Os motoristas assim como todos os profissionais que estão se envolvendo com os idosos têm que se ajustar às suas necessidades. Não deixem de assistir.
.
.
Aumento da renda e expectativa de vida muda rotina de brasileiros na terceira idade

O aumento da renda e da expectativa de vida no Brasil mudou para melhor a rotina de quem entrou na terceira idade. Esses consumidores já contam com produtos e serviços adaptados para garantir autonomia e bem-estar no dia a dia.
Para alguns idosos, nesta fase a correria diminui um pouco e o tempo pode ser mais aproveitado. Dalva Pires de Paula, de 63 anos, aproveitou o gosto de viajar para fazer negócio. Ela organiza passeios por todo o país com grupos da terceira idade.
O marido Francisco de Paula, de 69, acompanha a mulher nas viagens e diz que não gosta de ficar parado.
O mercado do turismo teve de se adaptar para atender a essa massa de idosos que a cada ano viaja mais. Todo cuidado é pouco na hora de atender esse público. Até os ônibus têm de ser escolhidos a dedo.
Outro mercado que começa a mirar na terceira idade é o da telefonia, que lança novos aparelhos para garantir a segurança do idoso. O aparelho não tem funções de internet, rádio ou vídeo, mas possibilita a programação de alguns números que possibilitam que o idoso seja atendido mais rapidamente.
Quando o botão S.O.S. é acionado uma mensagem de texto é enviada para os quatro telefones cadastrados e depois começa a fazer as ligações. Além disso, as teclas grandes também facilitam a utilização.
Atualmente, o aparelho só pode ser encontrado em uma loja especializada. Mas o preço é acessível, R$ 299, e é desbloqueado para qualquer operadora.
O deslocamento de pessoas idosas e com necessidades especiais é outro mercado pouco explorado, mas que está ganhando adeptos. Táxis acessíveis que podem ser encontrados em diversas capitais do país. Mas a maior frota está em São Paulo.
Para aprender a lidar com os passageiros, os taxistas devem passar por um curso. O preço da corrida é o mesmo de um táxi comum e o carro é preparado para acomodar cadeirantes e pessoas com dificuldade de mobilidade.
Além desses serviços, foi criada também uma espécie de creche para que os idosos possam passar o dia, enquanto a família vai trabalhar. O local é um tipo de segunda casa para os idosos da quarta idade, ou seja, que passaram dos 80 anos.
Eles chegam pela manhã e vão embora ao final da tarde. Durante o dia, participam de várias atividades, como a pintura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Incentivo ao debate, à informação, à diversidade de opiniões. Obrigado.