OFICINA NA COPA

OFICINA NA COPA

 

||| 19 de junho DE 2026 ||| 6ª FEIRA ||| Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme ||| * Reflexão: "O número dos que nos invejam confirma as nossas capacidades". (Oscar Wilde) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme é celebrado anualmente em 19 de junho. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2008, busca dar visibilidade a essa condição genética e hereditária, reduzir a mortalidade e promover o acesso a tratamento adequado.O que é a Doença Falciforme?É uma das doenças genéticas mais comuns no mundo. Ela altera o formato dos glóbulos vermelhos (hemácias) do sangue, que deixam de ser redondos e flexíveis e assumem o aspecto de uma foice. Essa alteração enrijece as células, dificultando a circulação do sangue e a oxigenação dos tecidos, o que causa episódios de dor intensa e pode comprometer o funcionamento de órgãos vitais.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Euclides de Alexandria foi um professor, matemático platónico e escritor grego, muitas vezes referido como o "Pai da Geometria". Além de ter escrito sua principal obra, Os Elementos, também escreveu sobre rigor, teoria dos números, proporções, perspectivas, óptica, seções cônicas, geometria esférica e astronomia. Ficou conhecido por suas contribuições matemáticas e por sua habilidade de escrever e ensinar, sendo considerado um grande didata. Assim como muitos matemáticos gregos antigos, a vida de Euclides é em grande parte desconhecida. Ele é reconhecido como o autor de quatro tratados em grande parte existentes - Os Elementos, Óptica, Dados, Fenômenos - mas além disso, nada se sabe com certeza sobre ele. {https://pt.wikipedia.org/wiki/Euclides}

 

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

"O Prazer da Vida Longa" (4): Serviços à medida para a terceira idade

"Costumamos acreditar que o futuro está nas mãos das crianças, mas o Brasil é um país que está envelhecendo. A cada ano temos menos bebês nascendo, e cada vez mais adultos e idosos ativos na população." (texto no site do Jornal da Band)

Este é o quarto vídeo da série especial de reportagens "O Prazer da Vida Longa" que o Jornal da Band apresentou recentemente.
A Oficina de Gerencia os está publicando como contribuição à geração daqueles que estão (principalmente) nas faixas dos quarenta anos em diante (não excluídos os jovens antecedentes a ela).
Na  reportagem  que está nesse post o tema abordado é a adaptação que o mercado está promovendo com a entrada da massa de idosos no mercado consumidor. Principalmente no segmento do turismo.
Outro mercados também estão se reinventando como, por exemplo, o dos celulares para idosos, os moveis e utensilios, o deslocamento urbano tais como taxis e onibus. Os motoristas assim como todos os profissionais que estão se envolvendo com os idosos têm que se ajustar às suas necessidades. Não deixem de assistir.
.
.
Aumento da renda e expectativa de vida muda rotina de brasileiros na terceira idade

O aumento da renda e da expectativa de vida no Brasil mudou para melhor a rotina de quem entrou na terceira idade. Esses consumidores já contam com produtos e serviços adaptados para garantir autonomia e bem-estar no dia a dia.
Para alguns idosos, nesta fase a correria diminui um pouco e o tempo pode ser mais aproveitado. Dalva Pires de Paula, de 63 anos, aproveitou o gosto de viajar para fazer negócio. Ela organiza passeios por todo o país com grupos da terceira idade.
O marido Francisco de Paula, de 69, acompanha a mulher nas viagens e diz que não gosta de ficar parado.
O mercado do turismo teve de se adaptar para atender a essa massa de idosos que a cada ano viaja mais. Todo cuidado é pouco na hora de atender esse público. Até os ônibus têm de ser escolhidos a dedo.
Outro mercado que começa a mirar na terceira idade é o da telefonia, que lança novos aparelhos para garantir a segurança do idoso. O aparelho não tem funções de internet, rádio ou vídeo, mas possibilita a programação de alguns números que possibilitam que o idoso seja atendido mais rapidamente.
Quando o botão S.O.S. é acionado uma mensagem de texto é enviada para os quatro telefones cadastrados e depois começa a fazer as ligações. Além disso, as teclas grandes também facilitam a utilização.
Atualmente, o aparelho só pode ser encontrado em uma loja especializada. Mas o preço é acessível, R$ 299, e é desbloqueado para qualquer operadora.
O deslocamento de pessoas idosas e com necessidades especiais é outro mercado pouco explorado, mas que está ganhando adeptos. Táxis acessíveis que podem ser encontrados em diversas capitais do país. Mas a maior frota está em São Paulo.
Para aprender a lidar com os passageiros, os taxistas devem passar por um curso. O preço da corrida é o mesmo de um táxi comum e o carro é preparado para acomodar cadeirantes e pessoas com dificuldade de mobilidade.
Além desses serviços, foi criada também uma espécie de creche para que os idosos possam passar o dia, enquanto a família vai trabalhar. O local é um tipo de segunda casa para os idosos da quarta idade, ou seja, que passaram dos 80 anos.
Eles chegam pela manhã e vão embora ao final da tarde. Durante o dia, participam de várias atividades, como a pintura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.