Christian Barbosa é um desses novos nomes no universo dos gurus (brasileiros) para assuntos corporativos. No caso dele o tema de sua especialidade é a Administração do Tempo. Já acompanho sua carreira há algum tempo e até onde pude perceber é um dos consultores de atuação mais agressiva no mercado de palestras, entrevistas e participações em sites, blogs, Twitter, revistas especializadas e todas as mídias aonde ele possa chegar e dar seu recado.
Não me aprofundei muito na sua persona, mas acho que ele é um desses workaholics convictos e militantes. O cara está em todas! Devo dizer que é alguém que se "especializou" em gestão ou administração do tempo no inicio da carreira e agora se apresenta como "especialista em produtividade”. No final das contas pode-se dizer que um tema está ligado ao outro.
Enfim, Christian Barbosa entende do assunto e o seu sucesso é fruto do seu trabalho e absoluta dedicação como profissional dos mercados de consultores, autores e palestrantes.
Sua grande sacada foi se dedicar a um tema do mundo corporativo - o tempo - que os seus concorrentes sempre desprezaram como sendo algo de importância secundária. Ele repaginou conceitos antigos e com inteligência criou uma forma diferente de tratar as questões subjetivas da administração do tempo. Chamou-a de Tríade do Tempo, escreveu um livro e trabalhou duro para espalhar e defender sua idéia. A fórmula do sucesso não o desapontou. Jovem e preparado, perseverante e determinado está colhendo os frutos do seu trabalho. Sou um dos seus admiradores.
Na minha carreira, devo dizer em contraponto, sempre dediquei uma grande parte da inteligência em estudar como "domar" o tempo. Sim, eu disse domar. Costumo transmitir aos que me escutam que o tempo não é administrável e nem gerenciável. É um animal (quase) indomável. Se você quiser apenas administrá-lo certamente ele vai, como animal que é, surpreendê-lo e atacá-lo quando menos esperar. Quem trabalha em atividades com fortes demandas por cumprimento de prazos sabe bem do que estou falando. Por isso aprendi a tratar do tempo como se fosse uma fera que quer sempre me devorar. Visualizo um daqueles domadores de leões que a gente via nos filmes e circos de antigamente. Brevemente vou "esticar" esse tema em um post.
Pessoalmente exerço - quase de forma ininterrupta - funções de gerencia e direção desde 1971. Já busquei aplicar e experimentar todas as formas, dicas e fórmulas possíveis e imagináveis de conseguir administrar o tempo de forma que pudesse operar sem surpresas e com tudo sob controle à minha volta. Confesso a minha impotência.
Todavia consegui desenvolver alguns truques interessantes que estou sempre disponibilizando para meus amigos e colaboradores no trabalho. Não vou repassá-las agora porque o objetivo do post não é este. Posso destacar apenas dois pontos importantes: 1º) Quem tem chefe não é dono do seu tempo. Pode ser quem seja. Se for gerente tem o chefe diretor, se for diretor tem o chefe presidente, se for presidente tem o conselho e assim por diante. Acho que só o Presidente da Republica é imune a um chefe imediato "quebrando" sua agenda. E fico por aqui. Aliás, já postei vários textos sobre o assunto aqui na Oficina. Se tiver interesse é só pesquisar na aba lateral onde existe um link do Google para esta finalidade.
Por ora vamos assistir aos vídeos, muito bons por sinal, da entrevista que o Christian Barbosa concedeu ao canal multimídia da HSM.
Observem que são 4 vídeos, mas a entrevista é uma só dividida em temas que se interligam. Apenas um recurso de gerencia do tempo que a HSM usou para não produzir um só vídeo que resultaria, certamente, longo e tedioso.
Clique no logotipo e visite a página da HSM no Youtube. |
Gestão do Tempo
Como lidar com pessoas não planejadas
Administração do Tempo
Como ser dono do seu próprio tempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.