É |
óbvio que um fenômeno de público como tem sido o filme "Nosso Lar" provoca e desperta manifestações em todos os campos da cultura e do conhecimento humanos. Na esfera da administração e da gerencia não poderia ser diferente.
Já li alguns artigos cujos autores buscaram fazer paralelos entre a vida na comunidade espiritual de "Nosso Lar", descrita no filme e baseada no livro de mesmo nome psicografado pelo espirito de André Luiz e escrito por Chico Xavier e os aspectos da vida do lado de cá, na realidade do Planeta Terra. A maioria deles são lugares comuns. Este artigo, entretanto, chamou-me a atenção pela abordagem mais isenta e pela boa colocação dos temas que o autor Fábio Bandeira de Mello conseguiu transmitir ao seu texto nas comparações com o que é apresentado no filme.
Pessoalmente já devo ter lido o "Nosso Lar" pelo menos umas duas vezes sem contar as leituras intercaladas. Devo dizer que sigo a doutrina espírita e acredito, embora sempre com muitas reservas, nas descrições que os livros psicografados fazem dos mundos existentes nos planos espirituais. Todavia existe um ponto comum em todo o ensinamento espírita que é a organização e a administração da vida naqueles mundos. Tudo - ou quase tudo - tem um sentido, uma lógica e uma razão que estão interligados por fios invisíveis que, por sua vez, se conectam a um amplo campo organizacional cujos princípios são aqueles que os bons gerentes e lideres sempre buscam aperfeiçoar: a justiça, o dever, a moral, os bons costumes e por ai vai...
É isto que o autor do artigo procura mostrar no seu texto e vale à pena conhecer. Sem qualquer expressão de proselitismo, mesmo porque o espiritismo não faz pregação em busca de seguidores, recomendo que leiam o que está escrito pelo Fábio Bandeira de Mello.
O que o filme "Nosso Lar" tem a ver com Administração?
Autor: Fábio Bandeira de Mello.
Clique no logotipo e visite o site |
As produções de temática espírita parecem despertar o interesse dos brasileiros. A expectativa gigantesca na estreia de "Nosso Lar" foi correspondida. O filme baseado no best-seller homônimo do médium Chico Xavier obteve mais de três milhões de espectadores nas salas de cinema de todo o Brasil.
Com isso, a obra conquistou a primeira posição no ranking dos filmes nacionais mais vistos desde que entrou em cartaz. O investimento robusto (ultrapassou a 20 milhões de reais) fez com que os recursos cenográficos recebessem especial atenção, acarretando num dos mais elaborados trabalhos do gênero no Brasil.
Ok, mas o que isso tem a ver com Administração?
Quando assisti o filme no cinema, refleti não apenas sobre questões intrínsecas ao espiritismo (como a reencarnação, questões morais e etc), mas como a Administração pode estar mais presente do que nós mesmos podemos imaginar.
Desde quando foi lançado o livro, nos auges da década de 40, ou com a recente produção do filme, "Nosso Lar" vem criando certa polêmica por determinados fatos decorrentes na sua história.
Caro leitor, quero deixar claro que não farei aqui um juízo de valores, de que é verdade ou mentira, ou se você acredita ou não em assuntos relacionados ao espiritismo. A proposta não é defender determinada doutrina religiosa, mas refletir sobre a presença de mecanismos relacionadas à Administração apresentados durante o filme.
Tese
A tese levantada em "Nosso Lar", assim como na doutrina espírita, de que a vida na terra ("plano material") busca refletir o que acontece no chamado "mundo espiritual", traz a tona a importância da Administração em todos os níveis existenciais.
Em "Nosso Lar", o plano espiritual possui muitas semelhanças com a vida que conhecemos. Foto: Divulgação
Geralmente, os livros de "Introdução à Teoria Geral da Administração" definem a Administração como a tomada de decisão e gerenciamento de uma organização. Os princípios para administrar são planejamento, organização, direção e coordenação. Justamente, esses contextos são abordados claramente em diversos momentos de "Nosso Lar".
O didatismo do livro e do filme, que esmiúça cada detalhe dessa outra realidade, indica semelhanças entre os conceitos da Administração do mundo material e espiritual. A própria estrutura da colônia Nosso Lar atua como um verdadeiro centro organizacional. Há também, uma hierarquia de funções e cargos entre os espíritos, onde é preciso trabalhar para poder "evoluir". Veja alguns exemplos:
Centro Administrativo: Dentro da "colônia espiritual" (a cidade onde reúnem os espíritos), existe a Governadoria que é o local onde partem as coordenadas para a administração pública, representadas pelos Ministérios da Regeneração, do Auxílio, da Comunicação, do Esclarecimento, da Elevação e da União Divina.
Juntos, elas configuram um verdadeiro e atuante centro administrativo.
Missões da empresa: Agregar valor, melhorar a qualidade, aumentar a produtividade, resolver problemas e conflitos, alcançar objetivos e, sobretudo, oferecer resultados ampliados. Essas são algumas das diretrizes empregadas tanto nas empresas aos seus funcionários, quanto às utilizadas pelos moradores espirituais em sua rotina.
Direitos e deveres: Temos obrigações a serem cumpridas nesta outra dimensão, na qual, devemos aprender, trabalhar e realizar tarefas, sempre obedecendo uma hierarquia bem dividida e organizada.
Premiação: Os funcionários mais graduados por tempo de serviço, dedicação e espiritualidade, moram mais próximo da Praça Central. Já nas casas mais afastadas estão as residências de uso diversos.
Trabalho em equipe: A vida de cada ser é empregada para servir ao próximo e buscar o auto desenvolvimento, principalmente participando de trabalhos coletivos e aprendendo a escutar os mais evoluídos.
Quase um estágio: Todos são acompanhados e respeitados em seu processo de aprendizado.
A cultura organizacional: Os recém-chegados à cidade espiritual passam por uma adaptação. O mesmo acontence com os profissionais novatos em uma empresa.
Acompanhe o Trailer:
Diante do ponto de vista abordado em "Nosso Lar", as premissas da Administração são primordiais para o estabelecimento da almejada harmonia da organização e avanço individual, independente do lugar e "plano" em que a pessoa se encontra.
Parece que aqueles que gostam de usar o jargão "Administração está presente em tudo na vida", deverão rever ou ampliar seus conceitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.