Há muito tempo que planejava produzir um post sobre Banksy. Poucos fora do mundo Cult da arte das ruas (grafites) o conhecem embora seja um artista cujas obras colocadas em leilão podem chegar a 200.000 libras.
Não vou fazer nenhuma apresentação dele aqui no blog, pois é muito melhor que quem tenha interesse procure pesquisar. Garanto que ficarão fascinados. O cara é um fenômeno e não é só pela sua magnífica arte grafiteira, mas principalmente pelo poder das mensagens de conteúdo social - críticas, provocativas e ácidas em sua maciça maioria - que cada um dos seus grafites vai espalhando pelas ruas de Londres (sua terra natal) e do mundo inteiro durante as turnês que ele faz.
O que parece ser o maior fator de sucesso do seu trabalho é a aversão que ele expõe aos conceitos conservadores de poder e autoridade. Sem medo de errar diria que ele é muito mais um corajoso e atilado cronista dos cotidianos da humanidade do que um artista plastico.
O que parece ser o maior fator de sucesso do seu trabalho é a aversão que ele expõe aos conceitos conservadores de poder e autoridade. Sem medo de errar diria que ele é muito mais um corajoso e atilado cronista dos cotidianos da humanidade do que um artista plastico.
No inicio do post eu reproduzi algumas de suas obras mais conhecidas, extraídas do Google (clique na imagem abaixo), em meio a um numero infinito de imagens. Na sequencia do post reproduzi uma matéria que copiei do portal MSN sobre a passagem de Banksy pela America do Norte.
Eu gostei muito do post. E você?
Clique sobre a imagem e pesquise sobre Banksy |
"Você pode não conhecer o seu nome, mas certamente já viu alguma imagem do artista londrino Banksy. Espalhadas pelas ruas de Londres e de outras cidades ao redor do mundo, as obras de rua do grafiteiro mais ilustre do planeta chamam a atenção não apenas pela qualidade dos seus desenhos, mas também pelas fortes criticas sociais presentes em cada uma de suas obras.
Apesar de não revelar o nome nem o rosto (o que o torna uma lenda ainda maior), o artista de rua já é considerado um dos mais brilhantes de sua geração. Seu prestigio anda tão alto que suas obras chegam a custar mais de £200 mil.
Mas o que torna suas pinturas em stencil tão populares são as altas doses de acidez, humor e engajamento social. De forma agressiva e sarcástica, Banksy provoca seus observadores e revela uma realidade que muitas vezes é camuflada por alguns setores da sociedade.
Suas criticas vão desde a repressão ao homossexualismo, passando pela cultura de fabricação de guerras para fins lucrativos, exploração do trabalho infantil e cultura do consumismo até os problemas ambientais, como o aquecimento global.
Grafites de Banksy criticam as grandes cidades
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.