Infelizmente não consegui transferir os links das respostas para o totalizador de pontos do teste. Isto obrigará o leitor que desejar fazer o teste a obter o resultado diretamente no site de origem. Mesmo assim resolvi publica-lo pelo interesse do tema. Interesse esse que, diga-se de passagem, aponta para uma questão pouco abordada na temática dos palestrantes e autores corporativos.
Não lembro de haver lido ou ouvido entrevistas a respeito dos "primeiros dias" no novo ambiente de trabalho. Essa questão é fundamental para quem está vivendo os primeiros dias de seu primeiro emprego ou então não tem ainda muita experiência com as mudanças de empregos.
Confesso que não vivi muito essa experiência. Meu primeiro emprego foi como "foca" numa redação de programas esportivos em Recife. Meu trabalho - naquele ano eu era um estudante de 2º grau (curso "científico" na época) - era ir aos treinos do Sport Club Recife, coletar as noticias e entregar aos redatores que iriam transformá-las em textos para depois serem transmitidas na resenha esportiva do meio dia. Era só chegar, entregar as anotações, conversar um pouco com o redator de plantão e sair correndo para pegar o ônibus de volta para casa pois à tarde já tinha cursinho me esperando... Rádio Capibaribe era o nome da empresa. A rigor eu saia mais cedo do "Ginásio Pernambucano" e ia correndo (ônibus) para a Ilha do Retiro. Era uma "glória" mostrar a carteira de repórter e entrar no gramado para ver o finalzinho do treino e "pegar" as noticias. Bons e velhos tempos.
Volto ao presente. Como disse não tive a experiência de viver, no ambiente de trabalho, os meus primeiros dias. Pouco depois já fui chamado para ser redator e deixei o "oficio" de foca, mas ai eu já estava entrosado com a turma da rádio e não vivi nenhum processo de assimilação da cultura corporativa predominante.
Não é o comum nos dias de hoje. Quem chega é sempre motivo de atenção, de observação e de especulação por parte dos novos colegas. Há que se saber conduzir nestes salões. Saber ler o que não está escrito e decifrar o códigos criptografados que compõem a cultura do grupo em que esteja ou dos grupos na corporação... Quem já passou pela experiência sabe como é complexa e dificil essa convivência.
O teste abaixo trata disso. Direi que não é um teste com profundidade. Acho que é mais para provocar o assunto. Chamar a atenção de quem esteja vivendo a situação, mas vale a pena fazê-lo. As respostas são bem interessantes como pode ver abaixo.
Conheça a estrutura do teste lendo o post. e depois clique no banner ao final do texto para responder as questões.
Conheça a estrutura do teste lendo o post. e depois clique no banner ao final do texto para responder as questões.
Clique no logotipo |
Clique no banner e faça teste no site de origem |
Voltei sem nunca ter ido.
ResponderExcluirPermanece no patamar da excelência.
Saudações
JB
Ola Brain,
ResponderExcluirRealmente fazia muito tempo que não te encontrava por aqui. Sempre uma alegria este contato.
Grato pela força e volte sempre.
És um dos meus prediletos.