01 DE ABRIL DE 2025 || 3ª FEIRA ||| DIA DA MENTIRA ||| EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL INFANTIL PODEM ESTAR ACONTECENDO BEM PRÓXIMOS A VOCÊ; DENUNCIE SEM HESITAR |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Mentira é celebrado anualmente em 1º de abril. Também conhecido como o Dia dos Bobos, é uma data onde as pessoas contam leves mentiras e pregam peças em seus conhecidos por pura diversão. Comemorado por crianças e adultos, existem brincadeiras que persistem por vários anos! Algumas piadas e pegadinhas chegam a ser de humor negro, que são aquelas que ridicularizam e humilham as pessoas, mas, em geral, são brincadeiras saudáveis. Entre os ingleses, o Dia da Mentira é conhecido como April Fools’ Day, que significa literalmente “Dia dos Bobos de Abril”. Origem do Dia da Mentira Há muitas explicações para que o dia 1º de abril esteja relacionado com o Dia da Mentira, uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. De acordo com esta teoria, por volta do século XVI, o Ano-Novo era comemorado dia 25 de março, e as festas duravam uma semana e iam até dia 1º de abril. No ano de 1564, o Rei Carlos IX adotou oficialmente o calendário gregoriano, passando o Ano-Novo para o dia 1º de janeiro, porém muitos franceses resistiram à mudança e continuaram seguindo o calendário antigo. Assim, algumas pessoas começaram a fazer brincadeiras e a ridicularizar aqueles que insistiam em continuar a considerar o dia 1º de abril como Ano-Novo. Eram considerados bobos, pois seguiam algo que era sabido não ser verdadeiro. Origem do Dia da Mentira no Brasil Entre os brasileiros, o Dia da Mentira começou a se popularizar em Minas Gerais, através do periódico “A Mentira”, que tratava de assuntos efêmeros e sensacionalistas do começo do século XIX. Este periódico teria lançado em 1º de abril de 1848 uma matéria que noticiava a morte do então imperador Dom Pedro II. Dois dias depois o jornal teve que desmentir a publicação, visto que muita gente realmente acreditou na notícia. Dom Pedro II nasceu em 1825 e faleceu em 1891.


quinta-feira, 20 de maio de 2010

Homens, Mulheres e as Cores. Ótimo exemplo das diferenças...



"Descobri" esta imagem no site do "Pretinho Básico", um adorável  blog ligado à rede de mídias RBS do Rio Grande do Sul. Vale a pena visitá-lo, pois é inteligente e, sobretudo muito divertido. 
A imagem vale por um discurso (quem sabe até um seminário) e não estou fazendo gozação ou exagerando. Vejam a imagem cuidadosamente e depois percebam que por meio de uma mera denominação de matizes das várias cores existentes podemos determinar - até com certa precisão - como somo, nós homens, diferentes das mulheres em termos de, por exemplo, definir coisas. 
Quantas inferências cada um de nós pode retirar de uma simples visualização. Eu mesmo fiz um teste com minha filha e um grupo de seus amigos e amigas. Retirei os nomes das cores e apresentei a eles e elas. Não deu outra. As mulheres sempre ficaram procurando diferenças entre as cores e os rapazes foram diretos sem buscar nem sutilezas ou levantar duvidas. Vermelho é vermelho, azul é azul e rosa é rosa. As moças classificaram muito proximo do que está na imagem. "rosa profundo", "verde floresta", "abobora" e muitas outras denominações que nem estão na imagem.
Diverti-me muito e acho que - em termos corporativos - na hora de escolher entre os sexos para determinadas missões nas empresas é possível perceber porque as mulheres se saem melhores que os homens e vice-versa.
Aconselho aos meus jovens leitores, futuros executivos, que pensem nisto quando estiverem chefiando os sexos para alcançar resultados em seus trabalhos.


Clique sobre a imagem e visite o blog.






2 comentários:

  1. E eu acrescentaria ainda que é um bom teste expedito para detectar daltonismo....

    José Brain

    ResponderExcluir
  2. Olá Brain!

    Eu lhe responderia... Também.
    Um abraço

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.