Alguém ai (refiro-me, no geral, à sociedade com mais acesso à informação e de poder aquisito mediano) nunca "brigou" com a balança? Se você disse sim pode crer que é ou um privilegiado ou um extra-terrestre.
A luta contra o excesso de peso e a obesidade passou a fazer parte do genes humano. Nas proximas gerações deverá haver algum registro no nosso genoma. Nos E.U é considerada uma epidemia e tema importante das politicas publicas de saude. No Brasil não estamos ficando atrás... Como de resto em todos os recantos do planeta.
Os gordos (não os "gordinhos", os gordos mesmo!) estão ocupando os espaços (literalmente) e a preocupação com o excesso de peso é ponto de sobrevivencia com saude. Falo com a autoridade de quem está com o IMC igual a 31. Sou o que pode ser chamado um veterano nesta "guerra". Não sou obeso, mas estou no grupo de risco...
Alguns "patrulheiros" do blog poderão argumentar que "isto não é assunto para a Oficina de Gerencia". Discordo frontalmente. Quem está vivenciando os universos dos mundos corporativos sabe que "ser ou estar gordo" é uma desvantagem competitiva. E das grandes! Tenho - acreditem - autoridade para dizer (ou escrever) isso "do alto" - sem arrogancia, ok? - dos meus 47 anos de vida corporativa (tive meu primeiro emprego em 1963, ainda estudante do antigo curso cientifico). Afirmo que em condições de igualdade nos curriculos um magro levará sempre vantagem sobre um gordo. Da mesma forma que entre dois magros ou gordos aquele que tiver a melhor imagem levará vantagem e assim por diante. São as "leias da selva corporativa". Ninguém as escreve, mas elas existem desde que o mundo é mundo.
Por isto gostei da reportagem da revista Veja e principalmente dos cartoons e graficos. Deixei o texto (muito longo) de lado e publico a parte grafica da reportagem. Quem quiser ler a materia (muito boa, também) é só clicar no link ao final do post.
Quem for dos time dos gordos e gordinhos ou tiver uma forte inclinação para... é melhor não descuidar. Toda informação é importante pois o "inimigo" é incansável e impiedoso.
Como perder e (atenção!) manter o peso
Depois da dieta, vem o maior de todos os desafios: preservar a silhueta alinhada. O segredo está na eterna vigilância: não descuidar jamais dos novos hábitos, sem transformá-los, no entanto, em uma camisa de força. Para quem está em paz com a balança, permitem-se até alguns pecadilhos à mesa.
o
o
Você está preparado para emagrecer?
O teste a seguir consta do recém-lançado livro The Mayo Clinic Diet - Eat Well. Enjoy Life. Lose Weight, ainda sem tradução para o português. Elaborado por especialistas da Clínica Mayo, um dos maiores centros de pesquisa médica dos Estados Unidos, o questionário avalia quão apta está uma pessoa a dar início a um programa de emagrecimento
1. Quão motivado você se sente a iniciar um
programa de emagrecimento?
Muito motivado
Razoavelmente motivado
Um pouco motivado
Sem nenhuma motivação
.
2. Considerando o nível de stress a que
você está submetido
atualmente, acha que tem condições de se manter focado na perda
de peso e mudar o seu estilo de vida?
Sim, facilmente
Relativamente
Sim, mas com alguma dificuldade
Não, não seria nada fácil ou não conseguiria
de jeito nenhum
.
3. No início, a maioria das pessoas
consegue emagrecer facilmente. Mais
tarde, no entanto, o ritmo de emagrecimento tende a diminuir. Quão
realistas
são suas expectativas em relação ao total de peso que quer
perder e ao tempo em que estima atingir tal meta?
Bastante realistas
Razoavelmente realistas
Um pouco realistas
Irreais
.
4. Com exceção das datas comemorativas,
como aniversários
ou Natal, você às vezes se flagra comendo sem controle?
Não
Sim
.
5. Se você respondeu "sim" à questão
anterior,
quantas vezes no último ano você se comportou de tal maneira?*
Uma vez por mês
Algumas vezes por mês
Uma vez por semana
Três vezes ou mais por semana
.
6. Você costuma comer por razões emocionais -
quando está
ansioso, deprimido ou com raiva?
Nunca
Ocasionalmente
Frequentemente
Sempre
.
7. Você está confiante em que conseguirá
mudar seus hábitos
alimentares e mantê-los?
Sim, muito confiante
Razoavelmente confiante
Apenas um pouco confiante
Nada confiante
.
8. Você está confiante em que conseguirá
manter uma rotina
de exercícios físicos, vários dias por semana?
Sim, muito confiante
Razoavelmente confiante
Apenas um pouco confiante
Nada confiante
Pontuação:
a)
b)
c)
d)
Resultado
Se a maioria delas foi: (a) e (b), sim, você está preparado para iniciar um programa de perda de peso. Você demonstra ânimo para fazer mudanças não apenas em sua alimentação, mas em seus hábitos como um todo (b) e (c), você não se mostra muito preparado para iniciar um programa de emagrecimento. Mas não falta muito. Tenha consciência de que perder peso requer tempo e mudanças no estilo de vida (d), não, você não está pronto para arcar com as mudanças necessárias para se livrar dos quilos em excesso de forma saudável. Converse com seu médico em busca de orientações sobre como começar um programa de emagrecimento * Se sua resposta à questão 5 foi (b), (c) ou (d), procure um médico. Você pode ser portador de um distúrbio alimentarMagros para sempre (mulheres)
Como determinar a sua necessidade diária de calorias -
número imprescindível para emagrecer e não recuperar os
quilos perdidos
Considerando a sua rotina de exercícios físicos:
Nenhuma atividade física | = NDC | |
Atividade física moderada (meia hora de caminhada, natação ou bicicleta, quatro vezes por semana) | = NDC | |
Atividade física intensa (uma hora de corrida, pelo menos quatro vezes por semana) | = NDC |
3º ETAPA - Como perder peso
O ideal é que não se consumam menos calorias que o necessário para manter a taxa de metabolismo basal (TMB) por longos períodos
NDC - de 500 a 600 calorias = Quantidade máxima de calorias que pode ser ingerida diariamente
4º ETAPA - Como manter o novo peso
Refaça os cálculos da taxa de metabolismo basal (TMB) e da necessidade diária de calorias (NDC). Depois, a regrinha é simples:
NDC = Quantidade máxima de calorias que pode ser ingerida diariamente
Fontes: Alfredo Halpern e Ellen Simone Paiva (endocrinilogistas)
Magros para sempre (homem)
Como determinar a sua necessidade diária de calorias - número imprescindível para emagrecer e não recuperar os quilos perdidos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.