01 DE ABRIL DE 2025 || 3ª FEIRA ||| DIA DA MENTIRA ||| EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL INFANTIL PODEM ESTAR ACONTECENDO BEM PRÓXIMOS A VOCÊ; DENUNCIE SEM HESITAR |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Mentira é celebrado anualmente em 1º de abril. Também conhecido como o Dia dos Bobos, é uma data onde as pessoas contam leves mentiras e pregam peças em seus conhecidos por pura diversão. Comemorado por crianças e adultos, existem brincadeiras que persistem por vários anos! Algumas piadas e pegadinhas chegam a ser de humor negro, que são aquelas que ridicularizam e humilham as pessoas, mas, em geral, são brincadeiras saudáveis. Entre os ingleses, o Dia da Mentira é conhecido como April Fools’ Day, que significa literalmente “Dia dos Bobos de Abril”. Origem do Dia da Mentira Há muitas explicações para que o dia 1º de abril esteja relacionado com o Dia da Mentira, uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. De acordo com esta teoria, por volta do século XVI, o Ano-Novo era comemorado dia 25 de março, e as festas duravam uma semana e iam até dia 1º de abril. No ano de 1564, o Rei Carlos IX adotou oficialmente o calendário gregoriano, passando o Ano-Novo para o dia 1º de janeiro, porém muitos franceses resistiram à mudança e continuaram seguindo o calendário antigo. Assim, algumas pessoas começaram a fazer brincadeiras e a ridicularizar aqueles que insistiam em continuar a considerar o dia 1º de abril como Ano-Novo. Eram considerados bobos, pois seguiam algo que era sabido não ser verdadeiro. Origem do Dia da Mentira no Brasil Entre os brasileiros, o Dia da Mentira começou a se popularizar em Minas Gerais, através do periódico “A Mentira”, que tratava de assuntos efêmeros e sensacionalistas do começo do século XIX. Este periódico teria lançado em 1º de abril de 1848 uma matéria que noticiava a morte do então imperador Dom Pedro II. Dois dias depois o jornal teve que desmentir a publicação, visto que muita gente realmente acreditou na notícia. Dom Pedro II nasceu em 1825 e faleceu em 1891.


segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Hoje na História - 4 de Janeiro (Today in History / Associated Press)

Quais os fatos mais relevantes ocorridos nos  muitos dias  4 de janeiro sob o ponto de vista da História e do jornalismo da Associated Pres*
É para responder a perguntas como esta e dirigida para cada um dos 365 dias do ano que a AP criou a série “Today in History” produzida em vídeos e disponibilizada no YouTube. Uma bela idéia que estou reproduzindo na Oficina de Gerencia acrescendo um breve texto sobre os fatos apresentados no vídeo. E diga-se de passagem, acho que nenhum blog soube ainda aproveitar esta iniciativa da AP . Se eu estiver equivocado, por favor, corrijam-me.



Em 2006, Ariel Sharon sofreu um segundo derrame, muito mais grave que o primeiro tirando-o do poder em Israel; Nasce a 4 de Janeiro de 1809 em Coupvray, França, Louis Braille, criador do sistema de leitura para invisuais ao qual foi atribuído o seu nome; Morreu em 1965 o poeta britanico-norte-americano T.S. Elliot que inspirou Andrew Lloyd Webber a produzir o musical Cats e a inesquecível música Memory; Jesse "The Body" Ventura - apresentador de TV e ator toma posse em 1999 como Governador do Estado de Minnesota.


2 comentários:

  1. Nossa que legais esses posts com a história de cada dia! Muito bom! :D

    Abraços Herbert! Que 2010 seja um ano de mais sucesso e realizações pra vc! :D

    ResponderExcluir
  2. Olá Nicholas,

    Que bom vê-lo por aqui!
    Grato pela visita e pela força com os posts do "Today in History". Também achei que era uma ótima ideia colocar os vídeos da AP no post. Na verdade os vídeos são "aperitivos da história" pois são poucos os fatos e colocados sob o ponto de vista dos norte-americanos, mas são atraentes e chamam a atenção para a "historia nossa de cada dia". E isso é bom!
    Brigadão meu jovem amigo e sucesso lá no "Blog do Nicholas". Em breve vou por lá retribuir a visita.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.