01 DE ABRIL DE 2025 || 3ª FEIRA ||| DIA DA MENTIRA ||| EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL INFANTIL PODEM ESTAR ACONTECENDO BEM PRÓXIMOS A VOCÊ; DENUNCIE SEM HESITAR |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Mentira é celebrado anualmente em 1º de abril. Também conhecido como o Dia dos Bobos, é uma data onde as pessoas contam leves mentiras e pregam peças em seus conhecidos por pura diversão. Comemorado por crianças e adultos, existem brincadeiras que persistem por vários anos! Algumas piadas e pegadinhas chegam a ser de humor negro, que são aquelas que ridicularizam e humilham as pessoas, mas, em geral, são brincadeiras saudáveis. Entre os ingleses, o Dia da Mentira é conhecido como April Fools’ Day, que significa literalmente “Dia dos Bobos de Abril”. Origem do Dia da Mentira Há muitas explicações para que o dia 1º de abril esteja relacionado com o Dia da Mentira, uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. De acordo com esta teoria, por volta do século XVI, o Ano-Novo era comemorado dia 25 de março, e as festas duravam uma semana e iam até dia 1º de abril. No ano de 1564, o Rei Carlos IX adotou oficialmente o calendário gregoriano, passando o Ano-Novo para o dia 1º de janeiro, porém muitos franceses resistiram à mudança e continuaram seguindo o calendário antigo. Assim, algumas pessoas começaram a fazer brincadeiras e a ridicularizar aqueles que insistiam em continuar a considerar o dia 1º de abril como Ano-Novo. Eram considerados bobos, pois seguiam algo que era sabido não ser verdadeiro. Origem do Dia da Mentira no Brasil Entre os brasileiros, o Dia da Mentira começou a se popularizar em Minas Gerais, através do periódico “A Mentira”, que tratava de assuntos efêmeros e sensacionalistas do começo do século XIX. Este periódico teria lançado em 1º de abril de 1848 uma matéria que noticiava a morte do então imperador Dom Pedro II. Dois dias depois o jornal teve que desmentir a publicação, visto que muita gente realmente acreditou na notícia. Dom Pedro II nasceu em 1825 e faleceu em 1891.


sábado, 23 de janeiro de 2010

Hoje na História - 23 de Janeiro (Today in History / Associated Press)

23 de janeiro

  “Today in History" é a série que a Associated Press* criou para lembrar a cada dia os fatos históricos que aconteceram na data.
Clique também nos links abaixo e visite os muitos posts que a Oficina de Gerencia publicou sobre os eventos da História.
  •  

  • Na noite de 23 de janeiro de 1973, o Presidente Nixon anunciou em cadeia nacional a viabilidade de todos os termos formais para um cessar fogo na Guerra do Vietnã. 
  • 1968 - A Coréia do Norte captura um navio da marinha norte-americana (O "USS Pueblo"). Os norte-coreanos afirmaram que o navio havia sido envidado numa missão de espionagem. Os tripulantes só foram libertados 11 meses depois.
  • A mini-série Raízes - A saga e o sofrimento de Kunta Kintê e sua família africana - foi um dos fenômenos televisivos mais importantes de todos os tempos. No momento de sua estréia em 1977, no final da oitava noite consecutiva em que a cadeia ABC apresentou o show, cerca da metade da população americana assistiu ao capítulo final.
  • Morreu Bob Keeshan (2004) que ficou famoso como o personagem do "Captain Kangaroo", que se tornou um ícone para milhões de pessoas, principalmente crianças durante 30 anos do seu programa na TV norteamericana (1955-1984).
  • Morreu Johnny Carson (2005). Ele  foi um ator, apresentador de televisão, comediante e escritor norte-americano. Ficou muito conhecido nos Estados Unidos, por ser apresentador do “Tonight Show”, um programa de variedades e entrevistas noturno, por 30 anos, de 1962 até 1992. 
  •  
  http://amaivos.uol.com.br/upload/amaivos/dalimoustaches.jpg
Morre Salvador Dali
  Em 23 de janeiro de 1989 morria o grande pintor espanhol Salvador Dali. Adepto ao Surrealismo, um realismo minucioso, quase fotográfico, onde o épico, o místico e o erótico se confundiam. Entre várias obras de grande sucesso e admiração, está a Gala olhando o Mar Mediterrâneo (foto).
1783 - Nasce Henri Beyle, "Stendhal", escritor francês.
1806 - William Pitt, primeiro-ministro da Grã-Bretanha falece aos 46 anos. Aos 24 anos de idade, ele havia se tornado o mais jovem primeiro-ministro na história do país.
1832 - Nasce Eduard Manet, pintor impressionista francês.
1920 - O Governo holandês se nega a conceder a extradição do ex-imperador alemão Guillermo II, alegando que não fazia parte dos acordos estabelecidos pelo Pacto de Versalhes.
1931 - Espanha e Portugal fazem um acordo e é abolido a necessidade de passaporte entre os dois países.

Ficheiro:Nijinsky Pavillon d'Armide.jpg
  Vaslav Nijinsky e Anna Pavlova no Le Pavillon d'Armide (1909)
1931 - Morre Ana Pavlova, bailarina russa.
1943 - Segunda Guerra Mundial: Os aliados adotam na Conferência da Casablanca o princípio de "rendição incondicional" e uma série de ações.

 http://www.baixaki.com.br/imagens/wpapers/BXK14651_vista-de-jerusalem-israel-24800.jpg
1950 - O Knesset, parlamento israelense, aprova uma resolução que proclama Jerusalém como capital do estado de Israel.
1957 - Nasce Carolina Grimaldi, princesa de Mônaco.

http://cache2.asset-cache.net/xc/88005227.jpg?v=1&c=NewsMaker&k=2&d=77BFBA49EF878921CC759DF4EBAC47D02DC695E44A616FB32C8A965E4AE7CBF91B86774B5E78BA1A

1973 - Georges Foreman derrota Joe Frazier, conquistando o título de campeão mundial de boxe dos pesos pesados.
1973 - Morre Lyndon B. Johnson, presidente dos Estados Unidos de 1963 a 1969.
1974 - É iniciada no Brasil, durante o regime militar, a censura prévia aos comerciais de rádio e televisão.
1979 - Em Brasília circula pela primeira vez um ônibus movido a álcool anidro e óleo de mamona. O fato serviu de propaganda para o programa federal Pró-Álcool.
1985 - Após eleito presidente, Tancredo Neves faz uma viagem de 15 dias a Portugal, França, Espanha, Estados Unidos, México e Argentina.
1994 - Guerrilheros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) assassinam 35 pessoas em uma festa do partido Esperança, Paz e Liberdade (EPL).
1995 - Gregorio Ordóñez é assassinado pelo ETA em São Sebastião.
1998 - Em Cuba, o papa João Paulo II pede que os jovens não deixem o país para se refugiarem em um ¿mundo falso baseado na alienação e no desenraizamento¿.


Um comentário:

  1. Oiêeee, como vai?
    Vim com mais tempo matar as saudades.
    O blog está demais, como sempre.
    Mas vendo a data da morte de Dali, me arrepiou. Sempre fui apaixonada por ele. Que pena que vivamos tão pouco, né?
    Beijocas e boa quarta.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.