
Sejam muito bem-vindos ao blog da Oficina de Gerência. Aqui vão encontrar temas variados com artigos sobre Atualidades, Diversidades, Campanhas Sociais, Comportamentos, Comentários, Imagens, Vídeos, Opiniões, História, Dicas de Saúde, Dicas de Português, Artes. O blog irá completar 18 anos de existência (desde agosto/2007), alcançando 2.172.337 visitas e 4.333.800 visualizações. Navegue, também, pelo conteúdo da nossa barra lateral com links e vídeos de seções especiais e informativas.
01 DE ABRIL DE 2025 || 3ª FEIRA ||| DIA DA MENTIRA ||| EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL INFANTIL PODEM ESTAR ACONTECENDO BEM PRÓXIMOS A VOCÊ; DENUNCIE SEM HESITAR |||
Bem vindo
O Dia da Mentira é celebrado anualmente em 1º de abril. Também conhecido como o Dia dos Bobos, é uma data onde as pessoas contam leves mentiras e pregam peças em seus conhecidos por pura diversão. Comemorado por crianças e adultos, existem brincadeiras que persistem por vários anos! Algumas piadas e pegadinhas chegam a ser de humor negro, que são aquelas que ridicularizam e humilham as pessoas, mas, em geral, são brincadeiras saudáveis. Entre os ingleses, o Dia da Mentira é conhecido como April Fools’ Day, que significa literalmente “Dia dos Bobos de Abril”. Origem do Dia da Mentira Há muitas explicações para que o dia 1º de abril esteja relacionado com o Dia da Mentira, uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. De acordo com esta teoria, por volta do século XVI, o Ano-Novo era comemorado dia 25 de março, e as festas duravam uma semana e iam até dia 1º de abril. No ano de 1564, o Rei Carlos IX adotou oficialmente o calendário gregoriano, passando o Ano-Novo para o dia 1º de janeiro, porém muitos franceses resistiram à mudança e continuaram seguindo o calendário antigo. Assim, algumas pessoas começaram a fazer brincadeiras e a ridicularizar aqueles que insistiam em continuar a considerar o dia 1º de abril como Ano-Novo. Eram considerados bobos, pois seguiam algo que era sabido não ser verdadeiro. Origem do Dia da Mentira no Brasil Entre os brasileiros, o Dia da Mentira começou a se popularizar em Minas Gerais, através do periódico “A Mentira”, que tratava de assuntos efêmeros e sensacionalistas do começo do século XIX. Este periódico teria lançado em 1º de abril de 1848 uma matéria que noticiava a morte do então imperador Dom Pedro II. Dois dias depois o jornal teve que desmentir a publicação, visto que muita gente realmente acreditou na notícia. Dom Pedro II nasceu em 1825 e faleceu em 1891.
domingo, 6 de dezembro de 2009
Beau Lotto e ilusões de ótica.
Apresento-lhes abaixo um vídeo que "descobri" no site da TED (clique no logotipo abaixo] junto com muitos outros (todos sensacionais).
Destaquei especificamente este vídeo que está no post porque trata de um tema que eu curto demais: as ilusões de ótica com enfoque nas cores. Além do mais "conheci" o cientista Beau Lotto. Coloquei o que encontrei sobre ele e seu trabalho na internet. Todos os textos são reproduções de outros que falam sobre este cara de quem nunca tinha ouvido falar, mas é muito famoso no meio em que opera.
Vejam o vídeo (são 16 minutos) e depois, podem crer, alguma coisa os fará pensar. Por isto quis compartilha-lo com vocês.
Beau Lotto é fundador da Lottolab, um estúdio de arte híbrida e laboratório de ciências. Com a escultura, a brilhante interativo - e bom, investigação - ele está iluminando os mistérios do sistema visual do cérebro.
“Para entender o cérebro é necessário entender o que vemos e por que vemos. As cores sugerem uma resposta para esta questão, pois o cérebro se adapta para encontrar relações úteis nos padrões de luz que alcançam os olhos”, disse Beau Lotto.
Para ele, a ciência da cor demonstra que nenhum de nós é um observador externo da natureza. “O que vemos e acreditamos é definido pela nossa interação com a natureza”, disse Beau Lotto, que possui vários trabalhos de cunho social e tem procurado estimular na sociedade a discussão de temas como sustentabilidade, ecologia e percepção, entre outros.
Especializado nos campos da ilusão de ótica, percepção e padrões, Beau Lotto é o criador do estúdio Lottolab, um centro de pesquisa em ciência, design e arte localizado em Londres. O trabalho científico do estúdio Lottolab inclui experimentos com abelhas, humanos e máquinas, que proporcionam um grande mural para o papel de Beau Lotto como comunicador e criador de arte.
Os jogos de cores de Beau Lotto vão embaralhar a sua visão, mas também destacam o que você normalmente não consegue ver: como o seu cérebro funciona. Essa divertida visão em primeira mão de nosso sentido de visão revela como a evolução molda sua visão e sua percepção do mundo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oiêee!
ResponderExcluirNosso cérebro é mesmo um mistério. O Beau Lotto esteve aqui no Brasil esse ano, em Sergipe, salvo engano no mês de dezembo.
Ouvi falar dele mas não tive a oportunidade de saber mais. Agora clareou... rsrsrs...
Beijocas.
Olá New!
ResponderExcluirComo sempre bem informada. Realmente o Dr. Beau Lotto esteve em Sergipe a convite do BANESE (Banco) para fazer uma palestra.
Um dos trechos do texto que está no post foi retirado da matéria que o site do banco fez sobre o evento.
Sempre grato pela delicadeza da tua visita e pelo comentário.
Grande abraço