01 DE ABRIL DE 2025 || 3ª FEIRA ||| DIA DA MENTIRA ||| EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL INFANTIL PODEM ESTAR ACONTECENDO BEM PRÓXIMOS A VOCÊ; DENUNCIE SEM HESITAR |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Mentira é celebrado anualmente em 1º de abril. Também conhecido como o Dia dos Bobos, é uma data onde as pessoas contam leves mentiras e pregam peças em seus conhecidos por pura diversão. Comemorado por crianças e adultos, existem brincadeiras que persistem por vários anos! Algumas piadas e pegadinhas chegam a ser de humor negro, que são aquelas que ridicularizam e humilham as pessoas, mas, em geral, são brincadeiras saudáveis. Entre os ingleses, o Dia da Mentira é conhecido como April Fools’ Day, que significa literalmente “Dia dos Bobos de Abril”. Origem do Dia da Mentira Há muitas explicações para que o dia 1º de abril esteja relacionado com o Dia da Mentira, uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. De acordo com esta teoria, por volta do século XVI, o Ano-Novo era comemorado dia 25 de março, e as festas duravam uma semana e iam até dia 1º de abril. No ano de 1564, o Rei Carlos IX adotou oficialmente o calendário gregoriano, passando o Ano-Novo para o dia 1º de janeiro, porém muitos franceses resistiram à mudança e continuaram seguindo o calendário antigo. Assim, algumas pessoas começaram a fazer brincadeiras e a ridicularizar aqueles que insistiam em continuar a considerar o dia 1º de abril como Ano-Novo. Eram considerados bobos, pois seguiam algo que era sabido não ser verdadeiro. Origem do Dia da Mentira no Brasil Entre os brasileiros, o Dia da Mentira começou a se popularizar em Minas Gerais, através do periódico “A Mentira”, que tratava de assuntos efêmeros e sensacionalistas do começo do século XIX. Este periódico teria lançado em 1º de abril de 1848 uma matéria que noticiava a morte do então imperador Dom Pedro II. Dois dias depois o jornal teve que desmentir a publicação, visto que muita gente realmente acreditou na notícia. Dom Pedro II nasceu em 1825 e faleceu em 1891.


sábado, 13 de junho de 2009

Geórgia coloca "Saia Justa" no Assédio Moral

É óbvio que fiz um trocadilho com o título do post e o (brilhante) blog da Georgia, o Saia Justa, já no seu terceiro ano.

Nem vou falar sobre o blog e a blogueira. Dispensam apresentações. Quem ainda não teve a oportunidade de conhecer um blog que está na lista dos mais criativos e é elaborado e produzido com aquele carinho que só os apaixonados pela blogosfera possuem, é só clicar no logotipo abaixo (aliás, maravilhoso).


Como você devem ter observado sou um suspeito absoluto para comentar sobre o "Saia Justa". Desde os primeiros dias da minha "carreira de blogueiro" conheci e aprendi a amar o blog da Georgia. Acompanho-o desde então.


Reproduzo abaixo o post que "capturei" de lá sobre assédio moral como forma de celebrar a entrada da Georgia e seu blog nesta campanha que todos devemos abraçar.


Achei sensacional.



Sexta-feira, Junho 05, 2009

Assédio Moral, o que é?

Li estes dias lá no blog Oficina de Gerência sobre este assunto. Confesso que eu nao sabia que se chamava assim este tipo de atitude que alguns chefes têm em relacao aos seus empregados. Mas nao é só em relacao aos chefes, e sim também o que os colegas de trabalho estao falando a seu respeito. As piadinhas, os deboches, as risadinhas atrás das suas costas.
Com a crise batendo às portas parece que esse número aumentou e muito. Por quê? Porque o chefe leva o empregado a uma tal discriminacao, perseguicao de trabalho que o empregado prefere pedir às contas do que passar por isso todos os dias. Fora disso, o colega de trabalho faz isso para nao ser ele a ser mandado embora, isto é; tortura e persegue o colega para que o colega peca às contas. Desde o fim de 2008, mais de mil trabalhadores deram entrada na Justica paulista alegando "Assédio Moral". É considerado assédio moral um conjunto de condutas abusivas, frequentes e intencionais que atingem a dignidade da pessoa e que resultam em humilhação e sofrimento. "O assédio moral, também chamado de "terror psicológico".

..........

Mas a falta de lei dificulta definir o que é um "Assédio Moral". A falta de uma lei federal específica para regular o assédio moral no país, como existe na França, dificulta o entendimento sobre a questão e pode dar margem a situações que colocam em dúvida se o assédio moral de fato ocorreu. No setor público, alguns Estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, têm leis que tratam o assunto, protegem os funcionários públicos e preveem punição aos agressores. Para o setor privado, porém, não há regras. Você se quiser poderá ler mais AQUI.

red and white spiraled ribbon

Um comentário:

  1. Oiêee!
    Tá vendo só como informação é importante?
    Por isso a gente deve sempre que puder colocar a boca no trombone.
    Beijocas.

    PS.: amei o novo layout.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.