O projeto Brasiliana USP (clique no logotipo) já começou a produzir seus frutos.
Desde o dia 16 de junho p.p. estão disponíveis inúmeras obras que faziam parte do extraordinário e festejado acervo de José Mindlin.
Em termos de acesso livre ao conhecimento e à erudição é um acontecimento do maior quilate para o mundo cultural do Brasil e dos países de língua portuguesa. Um gol de placa.
Explorem o post e os links que coloquei. Logo abaixo está um vídeo que descreve com bastante detalhes como irá funcionar o projeto.
Espero que os internautas que visitam a Oficina de Gerencia tenham interesse de explorar o Brasiliana USP e usufruir das maravilhas que ele oferece.
************************
"A BRASILIANA USP é um projeto da Reitoria da Universidade de São Paulo que permitirá o acesso para a pesquisa e para o ensino a maior Brasiliana (coleção de livros e documentos de e sobre o Brasil) custodiada por uma universidade em escala mundial, tornando-a disponível na rede mundial de computadores (internet). Sob a coordenação do prof. István Jancsó, o projeto BRASILIANA USP implica, portanto, a permanente interface entre as atividades fins da USP - formação de quadros, pesquisa e divulgação de resultados – articulados por um vetor estratégico de alcance nacional.
A BRASILIANA USP está construindo um moderno edifício de 20.000 m2, no coração da Cidade Universitária em São Paulo. O projeto de arquitetura foi desenvolvido pelos escritórios Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb, com a assessoria da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Tomou-se como paradigma as mais conceituadas bibliotecas americanas, tais como a Beineke Library da Universidade de Yale, a Morgan Library, a New York Public Library e a Library of Congress, bem como a Biblioteca Nacional de Paris. Além de abrigar os acervos do IEB e da BBM - garantido as melhores condições de acesso aos seus usuários - e suas atividades regulares de pesquisa, ensino e extensão, o novo edifício será a sede das atividades acadêmicas e culturais do Projeto BRASILIANA USP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.