01 DE ABRIL DE 2025 || 3ª FEIRA ||| DIA DA MENTIRA ||| EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL INFANTIL PODEM ESTAR ACONTECENDO BEM PRÓXIMOS A VOCÊ; DENUNCIE SEM HESITAR |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Mentira é celebrado anualmente em 1º de abril. Também conhecido como o Dia dos Bobos, é uma data onde as pessoas contam leves mentiras e pregam peças em seus conhecidos por pura diversão. Comemorado por crianças e adultos, existem brincadeiras que persistem por vários anos! Algumas piadas e pegadinhas chegam a ser de humor negro, que são aquelas que ridicularizam e humilham as pessoas, mas, em geral, são brincadeiras saudáveis. Entre os ingleses, o Dia da Mentira é conhecido como April Fools’ Day, que significa literalmente “Dia dos Bobos de Abril”. Origem do Dia da Mentira Há muitas explicações para que o dia 1º de abril esteja relacionado com o Dia da Mentira, uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. De acordo com esta teoria, por volta do século XVI, o Ano-Novo era comemorado dia 25 de março, e as festas duravam uma semana e iam até dia 1º de abril. No ano de 1564, o Rei Carlos IX adotou oficialmente o calendário gregoriano, passando o Ano-Novo para o dia 1º de janeiro, porém muitos franceses resistiram à mudança e continuaram seguindo o calendário antigo. Assim, algumas pessoas começaram a fazer brincadeiras e a ridicularizar aqueles que insistiam em continuar a considerar o dia 1º de abril como Ano-Novo. Eram considerados bobos, pois seguiam algo que era sabido não ser verdadeiro. Origem do Dia da Mentira no Brasil Entre os brasileiros, o Dia da Mentira começou a se popularizar em Minas Gerais, através do periódico “A Mentira”, que tratava de assuntos efêmeros e sensacionalistas do começo do século XIX. Este periódico teria lançado em 1º de abril de 1848 uma matéria que noticiava a morte do então imperador Dom Pedro II. Dois dias depois o jornal teve que desmentir a publicação, visto que muita gente realmente acreditou na notícia. Dom Pedro II nasceu em 1825 e faleceu em 1891.


domingo, 31 de maio de 2009

E Susan Boyle perdeu... Preconceito?


http://nilsonpedro.files.wordpress.com/2009/04/469px-susan_boyle.jpg

Este é o vídeo que mostra o resultado final do programa de calouros que fez de Susan Boyle uma celebridade internacional. Ao contrario de toda a expectativa que cercava a senhora escocesa com uma voz maravilhosa como a favorita e vencedora do premio de 100 mil libras os ingleses escolheram um grupo de dança chamado Diversity

Particularmente, não gostei da decisão, mas me parece um sintoma dos tempos em que vivemos. Os rapazes do Diversity realmente são fantasticos em suas coreografias, mas não podem ser comparados à belíssima voz de Susan Boyle. Voz amadora, pedra bruta sem nenhuma lapidação e que encantou o mundo nas ultimas semanas como se fora um canto de sereia. 



Terei exagerado? Acho que não. Todavia, apesar de não ser inglês, mas conhecendo um pouco a historia deles e da humanidade em geral, acho que a vitoria do Diversity (não me entendam mal) foi um pouco o triunfo do preconceito.  Preconceito, aliás, que ficou evidente quando Susan se apresentou pela 1ª vez. Todos que estavam assistindo - exceção feita aos produtores do programa  que já a tinham ouvido - torceram o nariz quando ela entrou no palco e disse que queria ser cantora profissional. Foram caras, bocas e olhares... Depois foi o que se viu. Um anjo estava no palco, naquele corpo de uma escocesa, mulher simples de 47 anos que confessou nunca ter sido  amada antes quando disse que jamais fora beijada. 
Só acrescento que estou cansado de ver grupos de dança como o Diversity em tudo que é programa de calouros existentes em todos os paises e não lembro de ter ouvido nada igual à poderosa voz e à musicalidade confiante de Susan Boyle. Uma figura que tinha tudo para não dar certo neste mundo de meu Deus e correu atrás do seu sonho conquistando-o. 

O futuro nos dirá que esse "julgamento" foi um golpe do preconceito contra as pessoas feias e despidas da "sorte" de não pertencer ao mundo fashion que a mídia vende para os seres humanos todos os dias.  Surgiram noticias inclusive de fraudes nas votações feitas pela TV.
Fiquei triste! Pela Susan e principalmente porque houve uma flagrante injustiça assistida, on line, por todo o planeta. Para mim, Susan Boyle é a vencedora e os ingleses, neste dia, ficaram  culturalmente menores que a sua historia. Quem viver verá...


Este post foi editado para que fosse colocado um vídeo com a primeira apresentação (histórica) de Susan Boyle no Britains's Got Talent.

2 comentários:

  1. Vou ficar sobre o muro dessa vez, pois acho 50% de chance de ser preconceito e a mesma percentagem para não. Ao que li, a Susan teve uns segundos de estrela e isso decepcionou a todos. Mas mesmo perdendo, ela já foi contratada para gravar e portanto já chegou bem alto. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Fala Big Cat! Grande abraço!

    Aceito seus 50%
    Mas que a mulher tem uma voz maravilhosa é inegável.
    A grande questão é: com aquela voz, se ela fosse bonita, tivesse aquele sorriso de estrela e ainda dançasse bem com umas belas pernas à mostra quem você acha que ganharia a parada?
    É este o meu ponto. Mas aceito seus 50 e ficamos empatados.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.