01 DE ABRIL DE 2025 || 3ª FEIRA ||| DIA DA MENTIRA ||| EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL INFANTIL PODEM ESTAR ACONTECENDO BEM PRÓXIMOS A VOCÊ; DENUNCIE SEM HESITAR |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Mentira é celebrado anualmente em 1º de abril. Também conhecido como o Dia dos Bobos, é uma data onde as pessoas contam leves mentiras e pregam peças em seus conhecidos por pura diversão. Comemorado por crianças e adultos, existem brincadeiras que persistem por vários anos! Algumas piadas e pegadinhas chegam a ser de humor negro, que são aquelas que ridicularizam e humilham as pessoas, mas, em geral, são brincadeiras saudáveis. Entre os ingleses, o Dia da Mentira é conhecido como April Fools’ Day, que significa literalmente “Dia dos Bobos de Abril”. Origem do Dia da Mentira Há muitas explicações para que o dia 1º de abril esteja relacionado com o Dia da Mentira, uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. De acordo com esta teoria, por volta do século XVI, o Ano-Novo era comemorado dia 25 de março, e as festas duravam uma semana e iam até dia 1º de abril. No ano de 1564, o Rei Carlos IX adotou oficialmente o calendário gregoriano, passando o Ano-Novo para o dia 1º de janeiro, porém muitos franceses resistiram à mudança e continuaram seguindo o calendário antigo. Assim, algumas pessoas começaram a fazer brincadeiras e a ridicularizar aqueles que insistiam em continuar a considerar o dia 1º de abril como Ano-Novo. Eram considerados bobos, pois seguiam algo que era sabido não ser verdadeiro. Origem do Dia da Mentira no Brasil Entre os brasileiros, o Dia da Mentira começou a se popularizar em Minas Gerais, através do periódico “A Mentira”, que tratava de assuntos efêmeros e sensacionalistas do começo do século XIX. Este periódico teria lançado em 1º de abril de 1848 uma matéria que noticiava a morte do então imperador Dom Pedro II. Dois dias depois o jornal teve que desmentir a publicação, visto que muita gente realmente acreditou na notícia. Dom Pedro II nasceu em 1825 e faleceu em 1891.


sexta-feira, 13 de março de 2009

Minha nomeação para diretoria do DNIT


Se não fosse um membro ativo da blogosfera teria mantido esta nomeação fora do blog. Ao publica-la não consigo evitar um certo constrangimento como se estivesse fazendo uma autopromoção. Todavia defendo o conceito de que o blog é uma caixa aberta dos atos e emoções de seu blogueiro. Por conseguinte não devo deixar este fato que aconteceu comigo sem divulgação.

No meu curriculo é a terceira nomeação para o exercício de um cargo federal assinada por Presidentes da República. Não posso negar a satisfação de, novamente, servir ao meu país. Nesta oportunidade fui nomeado para exercer o cargo de Diretor de Infra-Estrutura Aquaviária do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) (veja a imagem do Diário Oficial da União)

Em respeito aos muitos amigos que criamos e cultivamos (refiro-me aos blogueiros em geral e a mim, em particular) e aos leitores e visitantes, que embora não tão conhecidos são também, de certa forma, amigos e admiradores do blog, não posso deixar de dividir este momento com todos.

dniti logo

(clique no logotipo e conheça o portal do DNIT)

É uma honra e muito especial para mim.

Primeiro, porque uma nomeação deste porte é um voto de confiança muito especial concedido a quem a recebe. Segundo, porque exercer a função de Diretor do DNIT é - para qualquer profissional de carreira a serviço da Administração Pública (principalmente sendo engenheiro civil, como é o meu caso ) uma honraria de cunho técnico sem paralelo.


Para que os leitores entendam a importância do cargo permitam-me resumir os passos da tramitação de um processo de nomeação deste patamar. São muitas as instâncias nas quais são procedidas as avaliações e o nome do interessado é submetido aos crivos das autoridades federais envolvidas. O processo se desenvolve nas seguintes etapas:

  • O nome e o curriculo do candidato são apresentados, pelas autoridades que o avalizaram, ao Ministro de Estado da pasta à qual esteja vinculado o órgão. No caso, o DNIT, ao Excelentíssimo Senhor Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento.
  • O Gabinete do Ministro promove, então, todas as averiguações necessárias para avaliar o curriculo e os atributos de probidade individual do nome encaminhado. Estando tudo correto o Ministro encaminha-o à Casa Civil da Presidência da Republica.
  • Com estas condições preenchidas e confirmadas a Casa Civil envia o processo ao Senado Federal para avaliação e sabatina do candidato, pela Comissão correspondente ao órgão. As nomeações do DNIT são submetidas à Comissão de Infra-Estrutura.

corel liberty_21_jan_2009000

  • O processo, na Comissão, é distribuido a um dos senadores membros da Comissão que será o seu relator (no meu processo este encargo ficou com Excelentíssimo Senhor Senador Flexa Ribeiro). Esta autoridade (voltamos a narrar os passos do process analisará o processo em todos os pontos de abordagem e dará seu parecer para o plenário da Comissão.
  • Sendo o parecer favorável o nome do candidato ao cargo será submetido ao crivo dos membros da Comissão. É neste ponto que excelentissimos senhores senadores promovem - com base no parecer do Senador-Relator, a sabatina do candidato e a subsequente votação secreta no plenário da Comissão.
  • Sendo aprovado o nome (entenda-se curriculo e condições de probidade), a Comissão encaminhará o processo à Mesa Diretora que o submeterá, novamente, à aprovação pelo plenário do Senado Federal (voto secreto e por maioria simples do corpo de senadores)
  • Em seguida, a Mesa do Senado retorna o processo à Casa Civil, com todas as condições constitucionais atendidas. Esta, por sua vez providencia a emissão do ato nominativo, coleta da assinatura do Senhor Presidente da República e providencia sua publicação no DOU (Diário Oficial da União).

O DNIT é uma das instituições mais importantes no universo das organizações do Governo Federal e reune, sob sua bandeira, um dos maiores (senão o maior) acervo tecnico a serviço da engenharia voltada à infraestrutura dos transportes do Brasil e da América Latina (rodovias, ferrovias e hidrovias). E não preciso dizer mais nada para traduzir a minha satisfação pessoal e técnica pela nomeação.

(clique no logotipo e conheça o DNIT)

Por óbvio, não poderei manter o ritmo de postagens que estava imprimindo à minha "carreira de blogueiro", mas ela não será nem suspensa e muito menos encerrada. Pelo contrario. Vou manter o blog, agora com mais força de razão ainda. Afinal de contas estou "voltando a correr na raia da gerencia" e terei mais coisas para contar e mais experiencias (atualizadas) para repassar aos amigos e leitores.

Aqui, do blog que é a tribuna do blogueiro, agradeço a todos os amigos que já me cumprimentaram e me desejaram sucesso na nova função. É o que eu também espero e estou seguro de que vai acontecer.


Bullets gif file


DOU nomeação

Bullets gif file

Photobucket - Video and Image Hosting

Um comentário:

  1. Meus especiais cumprimentos, Herbert! Curiosamente, esta sexta feira trouxe uma notícia especial para mim também, mas só poderei postar hoje, segunda...

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.