30 DE MARÇO DE 2025 || DOMINGO ||| DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE ||| EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL INFANTIL PODEM ESTAR ACONTECENDO BEM PRÓXIMOS A VOCÊ; DENUNCIE SEM HESITAR |||

Bem vindo

Bem vindo

Juventude, do latim “juventus – utis“, que significa “época de estar na mocidade, se ser jovem”. Esta fase que é compreendida entre a saída da infância e entrada na fase adulta e é de enorme importância, celebra a transição, e tem data marcada pra ser lembrada. Dia 30 de março! A data é marcada para evidenciar a contribuição dos jovens na criação da sociedade e propor atos de conscientização para os desafios que terão de enfrentar. Em 2022, ano eleitoral, é mostrada mais uma conquista do jovem, o direito de escolha, o direito de opinar, o direito de votar, exercer seu papel na sociedade democrática. Exercer seu papel com suas novas responsabilidades. Envelhecer não é perder a juventude. Ao contrário: envelhecer é amadurecer. É ganhar sabedoria, experiência e acumular muitas histórias para contar. A ideia é permanecer jovem por muitos anos, por toda a vida. Jovem para vivenciar cada fase da vida com alegria e tranquilidade. Feliz Dia Mundial da Juventude a todos.


quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Parque Nacional da Amazônia (1.000.000 de hectares) foi criado em 1974.

19 de fevereiro de 1974 — Parque Nacional da Amazônia

Jornal do Brasil: Parque tem 1 milhão de hectares
O presidente Médici assinou decreto criando o Parque Nacional da Amazônia, o maior do Brasil, com cerca de 1 milhão de hectares. A reserva fica próxima à cidade de Itaituba, às margens do Rio Tapajós e da Rodovia Transamazônica. 

A maior parte dessa imensa área verde está no Pará, um dos estados mais devastados da região. A menor porção, 22 mil hectares, está no Amazonas, no município de Maués, também conhecido como a terra do guaraná.

Esse foi o 18º parque instituído no país. Atualmente existem 11 parques na Amazônia, mas só esse leva o nome da região, que tem a maior biodiversidade do planeta.

As águas azuladas do rio, que banha a floresta, combinadas com o verde da vegetação compõem uma paisagem exuberante. A ave símbolo do parque é a pequena Ararajuba, de coloração verde-amarela, que voa em bandos e só é encontrada nessa região. 

A unidade é refúgio para muitos animais ameaçados de extinção, como o raro sauim, um macaquinho branco, que cabe na palma da mão. O maior felino das Américas – a onça pintada – e o peixe-boi também habitam o parque. As árvores frondosas, com altura média de 50 metros, impedem que a luz do Sol atinja diretamente o solo, onde brotam trepadeiras, musgos, cipós, e orquídeas.

Caçadores e madeireiros ameaçam o parque
Os maiores problemas de conservação da reserva são causados por caçadores e invasores que praticam o desmatamento para roubar madeira.

O clima do parque é tropical, quente e úmido, com dois meses secos. A temperatura média anual é de 24 a 26ºC. A máxima fica entre 38 e 40ºC e a mínima entre 12 e 16ºC.

A criação do parque foi sugerida pelo Grupo de Operações da Amazônia (GOA), depois da desapropriação de 6 milhões de hectares, para o Programa de Integração Nacional. Dentre as ações desenvolvidas pelo projeto estava a construção da rodovia Transamazônica.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.