Este é um post que tenho o maior prazer em republicar. Ele versa sobre um tema muito caro para mim. Refiro-me à iniciativa conjugada com a solidariedade. Quantos de nós somos solidários com alguém, com alguns ou alguma coisa e nada fazemos porque não somos alcançados pela iniciativa? Acredito que a maioria dos seres humanos deve ter passado por alguma experiencia assim.
É interessante perceber que ser, apenas e simplesmente ser ou sentir-se solidário é muito, muito fácil. Não nos custa absolutamente nada exceto um sentimento rápido e fugaz de piedade, um pensamento de apoio e quando muito uma doação em dinheiro. Entretanto o passo seguinte, decisivo em uma ação de ajuda ao próximo ou a uma causa ou ainda a uma ação coletiva que é a participação efetiva, pessoal e comprometida é mais rara, mais trabalhosa e por isso mais difícil.
Quem tem tempo para ser solidário? Enganamos-nos ou nos deixamos enganar quando apenas mentalmente sentimos pena, nos sentimos "sintonizados" e fraternais quando podemos estar mais presentes em ações humanitárias e nos omitimos ou nos furtarmos. Essa é uma verdade desagradável com a qual nenhum de nós gosta de ser confrontado. Principalmente os componentes das camadas sociais mais favorecidas.
O post mostra essas ações em duas dimensões. Uma real e singela, mas muito representativa e a outra gravada em um vídeo publicitário com uma mensagem arrebatadora. A real está concretizada nas ações de duas crianças que se auxiliam magnificamente para salvar um cãozinho daqueles de rua que estava indefeso dentro de um canal para transporte de água. O cão aparentemente nem era deles.
Recebi essa sequencia há muito tempo e guardei-a para sempre. Vejam cada foto e parem um pouco percebendo os detalhes do "salvamento". Percebam a força da solidariedade, da iniciativa, do comprometimento e da ação efetiva que estava presente nessas duas crianças.
Recebi essa sequencia há muito tempo e guardei-a para sempre. Vejam cada foto e parem um pouco percebendo os detalhes do "salvamento". Percebam a força da solidariedade, da iniciativa, do comprometimento e da ação efetiva que estava presente nessas duas crianças.
Sobre o video quem o enviou foi o meu dileto (e ainda virtual) amigo, professor Eugen Pfister (conheça os artigos de sua autoria publicados no blog clicando aqui).
Homens e mulheres atentos e voltados às observações e aos estudos dos comportamentos humanos como Pfister (e entre os quais, modestamente, me incluo) estão permanentemente em busca de metáforas, exemplos e padrões de procedimentos para ilustrar seus ensinamentos, mensagens e orientar (no caso dele) seus alunos ou leitores e visitantes (no meu caso).
.
.
O vídeo que eu não conhecia apesar de já existir no
YouTube há algum tempo é perfeito para
ilustrar incontáveis situações que encontramos em nossos cotidianos
corporativos, sociais e até familiares.
Após ver o vídeo, se cada um
consultar a si mesmo sobre com quem se identifica entre os inúmeros personagens
da historinha acredito que haverá uma (quase)
unanimidade: com o herói responderão. Esta conclusão, não corresponde à
verdade. Nestes casos costumamos mentir para nós mesmo.
.
.
A experiência indica que a maioria de nós age – e o filme
mostra isso muito bem - como a maioria dos personagens. Deixo de entrar em mais
detalhes para não quebrar a curiosidade de vocês que irão assisti-lo.
Em paralelo, descobri que o vídeo faz parte de uma série que os indianos
- não sei governo ou empresas privadas - estão produzindo e colocando para o
resto do mundo por meio de páginas no YouTube e sites semelhantes. O titulo da
série é "Lead Índia", algo como "o mais importante da
Índia" ou "atitude de liderança na Índia".
.
.
Vamos ao video? Meu conselho para aqueles que
ainda não o conhecem é para que não percam nenhum detalhe. É surpreendente e
muito embora a ação e o ritmo frenético da câmera têm um clima lúdico que chega
a tocar nossas emoções (pelo menos comigo foi assim). Fiquei, realmente,
fascinado. Meu melhor agradecimento ao professor Eugen Pfister.
.
NOTA - Este post é uma republicação. Originalmente foi postado no dia 19/02/2009. Eu o estava procurando no blog há algum tempo. É um vídeo belissimo e com uma mensagem maravilhosa. Tenho certeza de que todos vão gostar.
(22/10/09)
Olá passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, espetacular, muito maneiro
ResponderExcluircom excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
Um grande abraço e tudo de bom
Caro Rodrigo,
ResponderExcluirGrato pela "passada" e pela força.
Visitei o Forma Máxima e adorei. Deixei um comentário por lá também e já estou produzindo um post de destaque para o site que está no nível da excelência. Grande abraço e parabéns.