14 de fevereiro de 1980 — Encouraçado Potenkim é liberado
O Conselho Superior de Censura liberou sem cortes, com proibição para menores de 10 anos, o filme Encouraçado Potenkim, do cineasta russo Sergei Eisenstein. O conselheiro Pompeu de Souza informou que o clássico do cinema ficou anos fora do circuito de exibição sem que houvesse qualquer motivo que justificasse o veto. Pompeu acrescentou que no processo de liberação estavam anexados requerimentos, procurações, licenças de importação, pedidos de cineclubes. "só não havia qualquer parecer de censores sobre o filme", observou.
O Encouraçado Potenkim foi rodado em 1925, para homenagear o regime bolchevique, já então liderado por Stalin.
O filme se baseia em fatos reais e conta a história da revolta da tripulação de um navio de guerra russo, em 1905, que sofria maus tratos por parte dos comandantes. A rebelião eclodiu quando os oficiais deram aos marinheiros carne pobre para comer. A embarcação estava ancorada no porto de Odessa, cidade russa às margens do mar Negro. A população da cidade apoiou os amotinados, e um grande número de pessoas se dirigiu ao cais, levando alimentos. A guarda imperial do czar reprimiu violentamente a manifestação. A cena mais famosa do filme foi realizada nas escadarias da cidade de Odessa, quando um carrinho de bebê escorrega pelos degraus sob os disparos efetuados pelos policiais, e um marinheiro arrisca a vida e consegue salvar a criança.
Serguei Eisenstein foi um inovador, praticamente o inventor da técnica da montagem cinematográfica. Influenciou grandes cineastas ocidentais como Orson Welles, Jean Luc Godard, Brian de Palma e Oliver Stone. Eisenstein fez poucos filmes, mas a exemplo do Encouraçado Potenkim, Outubro,Alexandre Nevisk e Ivã, o terrível, tornaram-se clássicos do cinema pelas cenas de impacto com multidões, que são copiadas até hoje. Eisenstein teve atritos com Stálin e deixou a Rússia para filmar da Metro-Goldwin-Mayer (MGM), mas os seus projetos em Hollywood não tiveram êxito. Retomou os trabalhos na Rússia onde morreu de enfarte.
Censura libera outros filmes
Além do Encouraçado Potenkim, o Conselho Superior de Censura liberou, com proibição para menores de 18 anos, os filmes Emmanuele, A verdadeira, Uma virgem raptada e violentada, e Bordel. Esses filmes poderiam ainda ser vetados pelo Ministro da Justiça. Caso houvesse recurso no prazo de 15 dias por parte qualquer pessoa, entidade ou pelo Departamento de Polícia Federal, a exibição dos filmes poderia ser suspensa. O Diário de uma adolescente foi liberado pelo Conselho com censura até 14 anos.
**************************************************************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.