- Não posso deixar de publicar esta informação que recebi agora (por e-mail às 02h15 do sábado - 14 de fevereiro - com muito sono). Explico. Sou assinante das notícias produzidas pelo jornalista Rui Martins. Acompanho a carreira dele há muitos anos, desde que era correspondente da CBN na Europa. É um profissional de primeiro time (veja a janela abaixo):
Ocorre que Rui Martins mora na Suiça e tem credibilidade. A notícia que ele publicou no site "Direto da Redação" tem data de hoje (14 de fevereiro) e reafirma as notícias que vieram da Suiça o dia todo dando conta que a agressão de xenófobos suiços à advogada brasileira Paula Oliveira pode ter sido, na verdade, autoflagelação.
Segundo o informe que ele nos traz a moça teria "problemas" - não especificados, mas de fácil dedução se isto for verdade - e se mutilou.
O texto de Rui Martins é focado contra a "barriga" que a Rede Globo teria cometido (“barriga” é gíria jornalística quer dizer publicar um fato falso, mas sem intenção de enganar o leitor. Uma mancada, informação errada, uma autotraição” - definição extraída do site da revista Caros Amigos) e teria induzido o governo brasileiro a protestar contra autoridades suiças pela agressão à advogada e um anunciado descaso das autoridades locais.
Nós, cidadãos brasileiros consumidores de notícias ficamos naturalmente indignados e agora? Se a moça, na verdade, cortou-se numa ação de automutilação? Não quero nem imaginar o quiprocó que esta "contra-notícia", se verdadeira, vai causar.
A propósito ontem, pela manhã, escrevi um texto sobre o assunto (clique no link Suiça quer transformar brasileira torturada, por seus cidadãos, em mentirosa e vítima dela mesmo. Que que é isso?) e ainda bem que deixei tudo no condicional. Isto porque, na verdade, não existiam informações conclusivas sobre a versão da moça cujo pai se limitou a dizer que ela estava em estado de choque (o que seria natural), mas já se passaram três dias!
Enfim, nos próximos dias teremos a verdade colocada e se tudo não passou de uma "barriga" então, meus amigos, cabeças devem rolar na Rede Globo e o casal Bonner (William e Fátima) terão muito trabalho para ler o "Edital" que deverá pedir as necessárias desculpas aos seus telespectadores. Vamos aguardar...
Pessoalmente continuo achando muito difícil essa história de autoflagelação. A brasileira deveria estar muito "possuída" (e calma) para se cortar com tanta frequencia (mais de cem ferimentos) com alguma simetria e incisões tão "certinhas" formando figuras e linhas retas como as siglas do partido alemão. Tudo muito esquisito e misterioso.
Por enquanto leiam a notícia do Rui Martins (e as do Noblat que estão abaixo este post) e tomara que não seja ele (o que eu duvido) a ter cometido a "barriga".
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.