01 DE ABRIL DE 2025 || 3ª FEIRA ||| DIA DA MENTIRA ||| EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL INFANTIL PODEM ESTAR ACONTECENDO BEM PRÓXIMOS A VOCÊ; DENUNCIE SEM HESITAR |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Mentira é celebrado anualmente em 1º de abril. Também conhecido como o Dia dos Bobos, é uma data onde as pessoas contam leves mentiras e pregam peças em seus conhecidos por pura diversão. Comemorado por crianças e adultos, existem brincadeiras que persistem por vários anos! Algumas piadas e pegadinhas chegam a ser de humor negro, que são aquelas que ridicularizam e humilham as pessoas, mas, em geral, são brincadeiras saudáveis. Entre os ingleses, o Dia da Mentira é conhecido como April Fools’ Day, que significa literalmente “Dia dos Bobos de Abril”. Origem do Dia da Mentira Há muitas explicações para que o dia 1º de abril esteja relacionado com o Dia da Mentira, uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. De acordo com esta teoria, por volta do século XVI, o Ano-Novo era comemorado dia 25 de março, e as festas duravam uma semana e iam até dia 1º de abril. No ano de 1564, o Rei Carlos IX adotou oficialmente o calendário gregoriano, passando o Ano-Novo para o dia 1º de janeiro, porém muitos franceses resistiram à mudança e continuaram seguindo o calendário antigo. Assim, algumas pessoas começaram a fazer brincadeiras e a ridicularizar aqueles que insistiam em continuar a considerar o dia 1º de abril como Ano-Novo. Eram considerados bobos, pois seguiam algo que era sabido não ser verdadeiro. Origem do Dia da Mentira no Brasil Entre os brasileiros, o Dia da Mentira começou a se popularizar em Minas Gerais, através do periódico “A Mentira”, que tratava de assuntos efêmeros e sensacionalistas do começo do século XIX. Este periódico teria lançado em 1º de abril de 1848 uma matéria que noticiava a morte do então imperador Dom Pedro II. Dois dias depois o jornal teve que desmentir a publicação, visto que muita gente realmente acreditou na notícia. Dom Pedro II nasceu em 1825 e faleceu em 1891.


quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Dia 17 de dezembro: O "Admiral Graff Spee" (navio de guerra alemão) é afundado, pelo seu comandante, no Rio da Prata (Uruguai) - (2ª Guerra Mundial)

(clique sobretodas as imagens)

17 de Dezembro


17 de Dezembro é o 351º dia do ano no calendário gregoriano (352º em anos bissextos). Faltam 14 para acabar o ano.

Eventos históricos

Nascimentos

Falecimentos

Feriados e eventos cíclicos

Portal Terra
Fatos históricos do dia 17 de dezembro

Fim aos marajás
Em 17 de dezembro de 1989, Fernando Collor de Mello é eleito presidente da República. As eleições de 1989 ganharam uma importância extraordinária para a sociedade brasileira. Uma delas era que 29 anos já se haviam passado desde o último presidente eleito pelo voto popular. Collor renunciou em 1992.

1538 - O papa Paulo III excomunga o rei inglês Henrique VIII, que havia se declarado chefe supremo da Igreja Anglicana.
1571 - Começa, em Salamanca, o processo de inquisição contra o frei Luís de León.
.
1790 - Um calendário solar asteca, feito de pedra e pesando 25 toneladas, é encontrado na Cidade do México.
1793 - Napoleão Bonaparte é nomeado o mais jovem general da França, por sua vitória diante dos ingleses em Toulon.
1956 - O Brasil aceita a construção de uma base militar americana em Fernando de Noronha.
1957 - Em plena Guerra Fria, os Estados Unidos testam o primeiro míssil Atlas Intercontinental, na Flórida.
1963 - O Muro de Berlim é aberto até 5 de janeiro do ano seguinte para as pessoas que queiram visitar seus parentes no lado ocidental.
1969 - Morre no Rio de Janeiro o ex-presidente do Brasil general Arthur da Costa e Silva.
1980 - O presidente João Figueiredo sanciona a lei que considera crime a reprodução ilegal de obras literárias, artísticas, científicas e fonográficas.
1980 - O primeiro marcapasso computadorizado produzido no Brasil é colocado em uma paciente que sofria do Mal de Chagas.
1986 - Realizado pela primeira vez um transplante de coração, pulmão e fígado. A operação é realizada em Davina Thompson, em Cambridge, Inglaterra.
1989 - Os seqüestradores do empresário Abílio Diniz rendem-se e o libertam. O grupo é composto por dois argentinos, dois canadenses, cinco chilenos e um brasileiro.
1914 - As autoridades turcas expulsam os judeus de Tel Aviv.
1994 - Com a assinatura do protocolo de Ouro Preto, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai criam o Mercado Comum do Cone Sul, o Mercosul.
1996 - O Movimento Revolucionário Tupac Amaru invade a embaixada japonesa, em Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.