18 DE JANEIRO DE 2025 | SÁBADO | DIA INTERNACIONAL DO RISO, DA UNIVERSIDADE, DA MANICURE, DA PENITÊNCIA


O Dia Internacional do Riso celebra-se (com alegria) a 18 de janeiro. Este dia chama a atenção para a importância de rir. O riso é um comportamento humano que traz bem-estar às pessoas. Por isso, neste dia deve rir o mais que puder; quer na companhia dos amigos, trocando-se anedotas e episódios engraçados; quer sozinho, em casa a ver as suas comédias preferidas ou a ler um livro engraçado. Entre os benefícios de rir encontramos: redução do stress; queima de calorias; melhoria da qualidade do sono; fortalecimento abdominal; melhoria da circulação sanguínea; melhoria da respiração; melhoria da digestão; fortalecimento do sistema imunológico; estímulo da criatividade; criação de laços com outras pessoas.

Bem vindo

Bem vindo


 




sábado, 20 de dezembro de 2008

Carl Sagan e seu "Cosmos"

Jornal do Brasil: O intérprete das estrelas

O astrônomo Carl Edward Sagan dedicou-se à pesquisa e à divulgação da ciência. Sagan ganhou o prêmio Pulitzer de Literatura em 1978 com o livro Os Dragões do Éden e escreveu ao longo da sua vida mais de 20 obras. Um dos seus clássicos, Cosmos, foi transformado em seriado e tornou-se o programa de TV de maior audiência nos Estados Unidos, na década de 80. O cientista recebeu o prêmio Emmy pelo programa, que foi assistido por cerca de meio bilhão de pessoas em todo o mundo. O livro, que deu origem à série, ficou mais de 70 semanas na lista do New York Times das publicações mais vendidas. Sagan tinha a capacidade de tornar o conhecimento científico acessível ao grande público, expressando idéias complexas de maneira ao mesmo tempo simples e precisa. 

O cientista pesquisou realizou pesquisas sobre atmosferas planetárias, exploração de planetas com veículos espaciais, e sobre a origem e formação do nosso planeta. O interesse pela busca de vida extraterrestre o levou a desenvolver trabalhos voltados para a escuta de sinais vindos do espaço cósmico. Sagan dizia: "Às vezes acredito que há vida em outros planetas, e às vezes acredito que não. Em qualquer caso, a conclusão é assombrosa".

Colaborou com os programas da Nasa e trabalhou com os astronautas do projeto Apolo, além de chefiar as missões Mariner e Viking, que enviaram naves não tripuladas a outros planetas do Sistema Solar. As sondas recolheram informações importantes sobre Vênus e Marte. A partir desse dados, o astrônomo pôde explicar como acontece o efeito estufa em Vênus, onde densas nuvens gás carbônico envolvem o planeta e retêm o calor na atmosfera, que assim alcança altas temperaturas. Sagan descobriu também as mudanças sazonais na atmosfera de Marte e a névoa avermelhada de Titâ, satélite de Saturno. Participou das missões Voyager e Galileu.
***********************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.