01 DE ABRIL DE 2025 || 3ª FEIRA ||| DIA DA MENTIRA ||| EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL INFANTIL PODEM ESTAR ACONTECENDO BEM PRÓXIMOS A VOCÊ; DENUNCIE SEM HESITAR |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Mentira é celebrado anualmente em 1º de abril. Também conhecido como o Dia dos Bobos, é uma data onde as pessoas contam leves mentiras e pregam peças em seus conhecidos por pura diversão. Comemorado por crianças e adultos, existem brincadeiras que persistem por vários anos! Algumas piadas e pegadinhas chegam a ser de humor negro, que são aquelas que ridicularizam e humilham as pessoas, mas, em geral, são brincadeiras saudáveis. Entre os ingleses, o Dia da Mentira é conhecido como April Fools’ Day, que significa literalmente “Dia dos Bobos de Abril”. Origem do Dia da Mentira Há muitas explicações para que o dia 1º de abril esteja relacionado com o Dia da Mentira, uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. De acordo com esta teoria, por volta do século XVI, o Ano-Novo era comemorado dia 25 de março, e as festas duravam uma semana e iam até dia 1º de abril. No ano de 1564, o Rei Carlos IX adotou oficialmente o calendário gregoriano, passando o Ano-Novo para o dia 1º de janeiro, porém muitos franceses resistiram à mudança e continuaram seguindo o calendário antigo. Assim, algumas pessoas começaram a fazer brincadeiras e a ridicularizar aqueles que insistiam em continuar a considerar o dia 1º de abril como Ano-Novo. Eram considerados bobos, pois seguiam algo que era sabido não ser verdadeiro. Origem do Dia da Mentira no Brasil Entre os brasileiros, o Dia da Mentira começou a se popularizar em Minas Gerais, através do periódico “A Mentira”, que tratava de assuntos efêmeros e sensacionalistas do começo do século XIX. Este periódico teria lançado em 1º de abril de 1848 uma matéria que noticiava a morte do então imperador Dom Pedro II. Dois dias depois o jornal teve que desmentir a publicação, visto que muita gente realmente acreditou na notícia. Dom Pedro II nasceu em 1825 e faleceu em 1891.


sábado, 1 de novembro de 2008

Dia 1 de novembro - Teto da Capela Sistina é exibido pela primeira vez (1512); Terremoto destroi Lisboa (1755); Kennedy é o presidente dos EUA (1960)

Eventos históricos


  • Nascimentos

Falecimentos

Feriados e eventos cíclicos

=

.
1512 - As pinturas de Michelangelo no teto da Capela Sistina são exibidas ao público pela primeira vez.


.
Nota do Blog: Coloquei duas fotos da Capela Sistina para dar uma pálida idéia (muito pálida) do que é aquele espaço. É impossível (falo por experiência pessoal) se imaginar o que seja a Capela sem ter estado lá. Não há texto, filme, vídeo ou foto que consiga capturar a energia e o conjunto das obras que Michelangelo ali eternizou sob patrocínio do Papa Júlio II. Estas fotos foram as que considerei mais próximas da sensação de alguém haver visitado a famosa capela, no Museu do Vaticano.
.
1604 - O autor teatral inglês William Shakespeare apresenta pela primeira vez ao público uma de suas tragédias: Otelo.
1700 - Carlos II da Espanha morre e é sucedido por Felipe V, marcando o começo da Guerra de Sucessão espanhola.
1755 - Terremoto destrói Lisboa e mais de 50 mil pessoas morrem.
1860 - Abraham Lincoln é eleito presidente dos Estados Unidos.
1878 - Fundado em Montevidéu El Bien Público, o periódico mais antigo do Uruguai.
1880 - Promulgada uma nova constituição em Honduras, que moderniza a questão política do país.
1894 - Dr. Roux anuncia em Paris a descoberta da vacina contra a difteria, doença infecciosa que pode obstruir as vias respiratórias.
1897 - Fundado o Juventus Football Club, de Turim, na Itália.
1903 - O Conselho Municipal do distrito do Panamá declara sua independência da Colômbia com apoio de Estados Unidos.
1912 - Tropas do governo do Paraná combatem sertanejos do Contestado, região no Sul do país disputada pelo Paraná e por Santa Catarina.
1922 - Morre, no Rio de Janeiro, o escritor brasileiro Lima Barreto, autor deTriste Fim de Policarpo Quaresma.
1936 - O ditador fascista Benito Mussolini proclama a formação do Eixo Roma-Berlim.
1943 - Nasce Salvatore Adamo, cantor italiano.
1950 - Dois porto-riquenhos tentam assassinar o presidente norte-americano Harry Truman. O atentado falha e um dos criminosos é morto.
1952 - Carlos Ibañez do Campo é eleito presidente do Chile.
1954 - Início dos conflitos armados na Argélia contra a colonização francesa no país.
1960 - John F. Kennedy vence Richard Nixon nas eleições presidenciais norte-americanas.
1961 - Início dos combates entre as forças do Vietnã do Sul e os guerrilheiros Vietcongs.
1961 - Em Argel, uma manifestação pelo aniversário dos sete anos de rebelião contra as forças francesas resulta em 77 mortes.
1962 - A URSS lança a primeira nave espacial com destino a Marte.
1963 - No Vietnã do Sul, o presidente Ngo Dinh Diem e seu irmão Ngo Dinh Nhu são assassinados em um golpe militar.
1964 - O Muro de Berlim, construído em 1961, é aberto para a passagem de pessoas acima de 65 anos.
1970 - Dom Paulo Evaristo Arns assume a arquidiocese de São Paulo.
1971 - O presidente Médici torna a Educação Física matéria obrigatória em todas as escolas.
1979 - Em 01 de novembro de 1979, o presidente João Batista Figueiredo oficializa a Lei da Anistia. Os exilados começam a voltar ao Brasil. Até esta data, quase 800 parlamentares tiveram seus mandatos cassados e 15 mil brasileiros foram exilados ou expulsos do País
1992 - Retorna à Terra a nave norte-americana Columbia com seis astronautas.
1993 - Entra em vigor o Tratado de Maastricht, que estabelece união monetária, econômica e política da Europa.
1995 - O Congresso nacional africano, do presidente Nelson Mandela, vence com 58% dos votos as primeiras eleiçÕes municipais multirraciais da África do Sul.
1997 - O presídio de Ilha Grande, no Rio de Janeiro, desativado em 1993, virou um dos maiores centros de pesquisa ambiental da América Latina.
1998 - A Autoridade Palestina é ameaçada por extremistas islâmicos depois de prender ativistas do grupo Hamas.
1998 - O furacão Mitch assusta a América Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.