01 DE ABRIL DE 2025 || 3ª FEIRA ||| DIA DA MENTIRA ||| EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL INFANTIL PODEM ESTAR ACONTECENDO BEM PRÓXIMOS A VOCÊ; DENUNCIE SEM HESITAR |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Mentira é celebrado anualmente em 1º de abril. Também conhecido como o Dia dos Bobos, é uma data onde as pessoas contam leves mentiras e pregam peças em seus conhecidos por pura diversão. Comemorado por crianças e adultos, existem brincadeiras que persistem por vários anos! Algumas piadas e pegadinhas chegam a ser de humor negro, que são aquelas que ridicularizam e humilham as pessoas, mas, em geral, são brincadeiras saudáveis. Entre os ingleses, o Dia da Mentira é conhecido como April Fools’ Day, que significa literalmente “Dia dos Bobos de Abril”. Origem do Dia da Mentira Há muitas explicações para que o dia 1º de abril esteja relacionado com o Dia da Mentira, uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. De acordo com esta teoria, por volta do século XVI, o Ano-Novo era comemorado dia 25 de março, e as festas duravam uma semana e iam até dia 1º de abril. No ano de 1564, o Rei Carlos IX adotou oficialmente o calendário gregoriano, passando o Ano-Novo para o dia 1º de janeiro, porém muitos franceses resistiram à mudança e continuaram seguindo o calendário antigo. Assim, algumas pessoas começaram a fazer brincadeiras e a ridicularizar aqueles que insistiam em continuar a considerar o dia 1º de abril como Ano-Novo. Eram considerados bobos, pois seguiam algo que era sabido não ser verdadeiro. Origem do Dia da Mentira no Brasil Entre os brasileiros, o Dia da Mentira começou a se popularizar em Minas Gerais, através do periódico “A Mentira”, que tratava de assuntos efêmeros e sensacionalistas do começo do século XIX. Este periódico teria lançado em 1º de abril de 1848 uma matéria que noticiava a morte do então imperador Dom Pedro II. Dois dias depois o jornal teve que desmentir a publicação, visto que muita gente realmente acreditou na notícia. Dom Pedro II nasceu em 1825 e faleceu em 1891.


quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Desta blogagem coletiva eu participo. E você? Venha também...

*
Recebo da Georgia, produtora do blog Saia Justa (banner abaixo) e grande amiga da Oficina de Gerência (recíproca verdadeira) o convite para participar da blogagem coletiva sobre adoção de crianças e adolescentes (banner acima).
Já avisei à Georgia que estou junto. Além de ser um convite dela - cujo blog é um dos mais elegantes e dinâmicos que conheço - a causa é nobre. A adoção de crianças e adolescentes é o ato mais generoso que o espírito humano pode produzir.
A iniciativa da blogagem coletiva é ótima oportunidade para blogueiros, blogs e quem queira, debater a questão da adoção no Brasil. Leia, abaixo, o texto do post e as orientações de como proceder para participar da BC.
.

"Assisti há poucos dias uma reportagem interessante com pessoas que foram adotadas e numa delas estava uma brasileirinha de Sao Paulo.Ela estava indo ao Brasil pela primeira vez desde que fora adotada aos 4 anos por um casal alemão. Com a morte da esposa, o pai resolveu deixá-la num orfanato e dá-la para adocao. O caso é que ele tinha outros filhos maiores e nenhum parente por perto. Os pais adotivos, logo cedo, contaram para a menina que ela fora adotada. Ela cresceu sabendo logo a verdade.

Agora com 17 anos ela desejou conhecer o Brasil e os pais arranjaram até um interprete para ela. Ela queria saber do pai e dos seus outros irmãos. O interprete teve muito trabalho em achar o pai dela. Ela visitou o orfanato onde esteve e ficou ali brincando com algumas crianças enquanto esperava a responsável do orfanato localizar sua papelada. Depois de alguns dias de espera ela conseguiu saber onde morava sua família biológica. Vocês podem imaginar a emoção daquele pai? Dos irmãos que agora até filhos já tinham? E a emoção dela? Eu mesma não agüentei e chorei.

Ela os abraçou carinhosamente. Pediu uma foto da mãe e ela mesma creio eu, se viu ali naquele retrato, tão parecida com sua mãe. O pai tinha uma única foto dela, com 4 anos de idade. E ela trazia outras fotos que seus pais adotivos tinham tirado dela logo assim que eles a adotaram.Ela quis saber onde a mãe havia sido enterrada. Foi até lá e ficou muito triste em ver que no lugar havia somente uma cruz com um número e nada mais. Ela chorou, levou flores e agradeceu por ela ter nascido. Não havia na voz dela nenhum rancor por ter sido adotada. Pelo contrário: Ela transmitia uma calma enorme, uma paz, uma felicidade.

Ao retornar à Alemanha ela resolveu aprender Português. Diz que quer voltar para visitá-los e se comunicar com a sua família. Fiquei pensando nas crianças que o Brasil tem nos orfanatos esperando para ser adotadas. Não é nem por falta de pais não. Mas porque a burocracia é grande demais.

Adotar uma criança é um sentimento de nobreza e quem chega para adotar também já viveu parte de uma história muito triste ou pela perda de filhos ou por saber que uma das partes do cônjuge não pode ter filhos. A fila de espera nos corredores da burocracia é enorme e apesar de vários sites e ONGs agirem na área, sei que há blogueiros que gostariam de tocar nesse assunto até mesmo por serem pais adotivos.
Dácio e eu estreitamos os nossos pensamentos e idéias. Ele no Brasil e eu aqui na Alemanha,Como já estou há uns bons anos fora, ele me enviou um link me colocando a par do mais recente projeto aprovado na câmara sobre Adocao que foi encaminhado ao Senado para revisão.Vocês poderão ler alguns pontos principais AQUI

Para a Blogagem Coletiva o convite é:

1) Depoimentos de quem adotou uma criança;

2) Quem pensa em adotar e está neste corredor de espera;

3) Como foi o seu contato com a entidade X criança X você;

4) Quais as dificuldades enfrentadas até a reta final;

5) Você, parente ou amigos estão no corredor de espera para a Adoção?

6) Gostaria de discutir o assunto mesmo que não queira adotar uma criança

7) E como vê toda essa situação na sociedade em que vivemos?

A data para a blogagem será na semana de 10 a 15 de novembro. Assim teremos uma semana inteira para escrevermos e interagirmos sobre o tema: Adoção de Crianças e Adolescentes. Vamos em frente? Posso contar com você para ajudar a divulgar essa blogagem em seu blog?

O selo da postagem pode ser levado para seu blog por esta tag, código html: Ele foi feito pelo próprio Dacio. A tag do selo poderá ser pega lá no Dacio, já que o meu html está dando problemas com o servidor que ele utilizou ou vocês poderao salvar a imagem em arquivo no computador e fazer subir para a área de post do Blogger em Adicionar Imagem. Foi assim que eu fiz no selo que se encontra na lateral aqui do lado direito da tela do PC.

A lista das adesões dos blogs será publicada tanto no Chega mais quanto aqui na Saia Justa migrando para cada post até a semana da blogagem inclusive. Desejo a vocês uma ótima semana

Quem já confirmou: (lista atualizada dia 16 às 18h00)
Adão Braga - Alêalb - Al Kantara - Aninha Bete - Cejunior - Célia - Malmqvist - Célia Rodrigues - Clarisse - Cristiane Fetter - Cris Penaforte - Cybele Meyer - Dacio Jaegger - Denise BC - Edu - Eduardo Wagner - Elena Fletcher - Elisangela - Elvira - Flavio Vieira - Georgia - Grace Olsson - GuGa - Herbert - Iza - Joao Bosco - Kall - Luiza Helena - Loba - Luiz - Marcia Freddy - Nadja - Nina - P_ - - Rosa - Rosane Wolff - Sam Shiraishi - Semíramis - S. Alencar - Simone - Sonia H -
Sueli Tamara - Tatah - Vilma - Vivi - Xico Lopes - Yvonne

Se preferi ler o texto no site original clique abaixo.


.
=========================================================

2 comentários:

  1. Com certeza irei participar da blogagem. Herbert, obrigada por ter se lembrado do Carlos Chagas, grande mestre! Postei hoje uma homenagem à ele e fiz-lhe uma citação. Não se avexe! (rs*) Beijus

    ResponderExcluir
  2. Luma!

    Quem bom que você veio! Há muito tempo não tinha registro seu por aqui (e nem você da minha visita ai, na sua Luz). Acho que uma das coisas boas da blogosfera é essa. A gente passa um tempão sem ver os amigos, mas a alegria de revê-los é sempre genuína e intensa.
    É a minha sensação ao vê-la passar pelo galpão e ainda mais conjugando um dos meus verbos preferidos (pode deixar que não seja avexado...).
    Sobre Carlos Chagas fico feliz que você, também, o admire. É um dos ícones que tenho como jornalista. Um dos poucos caras que fazem a minha cabeça com suas opiniões e seu estilo. Que bom!
    Já estou indo ai, no Luz de Luma, para ver a homenagem que você lhe prestou.
    Meu abraço de saudades e sucesso!

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.