01 DE ABRIL DE 2025 || 3ª FEIRA ||| DIA DA MENTIRA ||| EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL INFANTIL PODEM ESTAR ACONTECENDO BEM PRÓXIMOS A VOCÊ; DENUNCIE SEM HESITAR |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Mentira é celebrado anualmente em 1º de abril. Também conhecido como o Dia dos Bobos, é uma data onde as pessoas contam leves mentiras e pregam peças em seus conhecidos por pura diversão. Comemorado por crianças e adultos, existem brincadeiras que persistem por vários anos! Algumas piadas e pegadinhas chegam a ser de humor negro, que são aquelas que ridicularizam e humilham as pessoas, mas, em geral, são brincadeiras saudáveis. Entre os ingleses, o Dia da Mentira é conhecido como April Fools’ Day, que significa literalmente “Dia dos Bobos de Abril”. Origem do Dia da Mentira Há muitas explicações para que o dia 1º de abril esteja relacionado com o Dia da Mentira, uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. De acordo com esta teoria, por volta do século XVI, o Ano-Novo era comemorado dia 25 de março, e as festas duravam uma semana e iam até dia 1º de abril. No ano de 1564, o Rei Carlos IX adotou oficialmente o calendário gregoriano, passando o Ano-Novo para o dia 1º de janeiro, porém muitos franceses resistiram à mudança e continuaram seguindo o calendário antigo. Assim, algumas pessoas começaram a fazer brincadeiras e a ridicularizar aqueles que insistiam em continuar a considerar o dia 1º de abril como Ano-Novo. Eram considerados bobos, pois seguiam algo que era sabido não ser verdadeiro. Origem do Dia da Mentira no Brasil Entre os brasileiros, o Dia da Mentira começou a se popularizar em Minas Gerais, através do periódico “A Mentira”, que tratava de assuntos efêmeros e sensacionalistas do começo do século XIX. Este periódico teria lançado em 1º de abril de 1848 uma matéria que noticiava a morte do então imperador Dom Pedro II. Dois dias depois o jornal teve que desmentir a publicação, visto que muita gente realmente acreditou na notícia. Dom Pedro II nasceu em 1825 e faleceu em 1891.


sábado, 4 de outubro de 2008

As novas regras da língua portuguesa

Com este post espero encerrar, no blog, o assunto da próxima reforma ortográfica da língua portuguesa, prevista para entrar em vigor no próximo ano.
De uma forma geral julgo que a divulgação da reforma está sendo satisfatória. Tem muito material na Internet, nas revistas, blogs, sites, jornais e em todas as mídias.
Pelo que já vi até aqui (e acho que não vai haver nenhuma outra novidade) não haverá nenhuma dificuldade para os brasileiros se adaptarem, rapidamente.
Na verdade, colocar tremas, hífens e acentos circunflexos é um sacrifício para quem escreve muito, como os bloggers, por exemplo. Quando a reforma começar de verdade vai ficar mais fácil. Acredito que as dificuldades ficarão reservadas aos mecanismos formais que terão de providenciar alterações operacionais nos seus sistemas. Por exemplo, o Word terá que rever todo o seu banco de dados; outro exemplo é o da indústria da produção de livros escolares. É muita coisa para realizar antes do início de validade das mudanças.
Aproveitei uma reportagem da revista Veja e criei esse post que - sem falsa modéstia - está (quase) completo para que vocês saiba tudo que é preciso para entender a reforma ortográfica.
=

As novas regras da língua portuguesa
.
"Em 1º janeiro de 2009, entra em vigor no Brasil o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, com o objetivo de padronizar a língua escrita usada por 210 milhões de pessoas em oito países. A seguir, você fica por dentro de todos os detalhes dessa novidade que vai mexer com a vida dos brasileiros diariamente: haverá, por exemplo, alterações relativas à acentuação de palavras e uso do hífen e do trema, além da inclusão de letras no alfabeto. Confira quais são as novas regras de ortografia, relembre a história do Acordo, navegue pelas comunidades da internet que discutem o assunto e veja também como os corretores ortográficos dos computadores vão se adaptar às novas regras. De quebra, faça um teste e descubra se você já sabe escrever corretamente, de acordo com a nova ortografia: são 20 questões para você analisar e, ao final, conferir sua nota."

=

Assim que a reforma na ortografia entrar em vigor, em janeiro de 2009, pouco mais de 210 milhões de pessoas em oito países que falam o português terão a escrita unificada. Para que não restem dúvidas até lá, VEJA.com lança a página Reforma Ortográfica, com os destaques abaixo:

  • O que muda em: alfabeto, hífen, acentuação e trema
  • Teste: você sabe como serão escritas certas palavras?
  • Perguntas e Respostas: origem e objetivo do acordo
  • No computador: novo corretor ortográfico do word
  • Na internet: comunidades contra e a favor do acordo
(clique nas imagens)



PS - clique no link abaixo e vá para a página da Veja, com a íntegra da reportagem:

=

Coloquei, abaixo, um vídeo que capturei no site da Folha de São Paulo com uma excelente entrevista com uma professora, expert no tema.

========================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.