01 DE ABRIL DE 2025 || 3ª FEIRA ||| DIA DA MENTIRA ||| EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL INFANTIL PODEM ESTAR ACONTECENDO BEM PRÓXIMOS A VOCÊ; DENUNCIE SEM HESITAR |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Mentira é celebrado anualmente em 1º de abril. Também conhecido como o Dia dos Bobos, é uma data onde as pessoas contam leves mentiras e pregam peças em seus conhecidos por pura diversão. Comemorado por crianças e adultos, existem brincadeiras que persistem por vários anos! Algumas piadas e pegadinhas chegam a ser de humor negro, que são aquelas que ridicularizam e humilham as pessoas, mas, em geral, são brincadeiras saudáveis. Entre os ingleses, o Dia da Mentira é conhecido como April Fools’ Day, que significa literalmente “Dia dos Bobos de Abril”. Origem do Dia da Mentira Há muitas explicações para que o dia 1º de abril esteja relacionado com o Dia da Mentira, uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. De acordo com esta teoria, por volta do século XVI, o Ano-Novo era comemorado dia 25 de março, e as festas duravam uma semana e iam até dia 1º de abril. No ano de 1564, o Rei Carlos IX adotou oficialmente o calendário gregoriano, passando o Ano-Novo para o dia 1º de janeiro, porém muitos franceses resistiram à mudança e continuaram seguindo o calendário antigo. Assim, algumas pessoas começaram a fazer brincadeiras e a ridicularizar aqueles que insistiam em continuar a considerar o dia 1º de abril como Ano-Novo. Eram considerados bobos, pois seguiam algo que era sabido não ser verdadeiro. Origem do Dia da Mentira no Brasil Entre os brasileiros, o Dia da Mentira começou a se popularizar em Minas Gerais, através do periódico “A Mentira”, que tratava de assuntos efêmeros e sensacionalistas do começo do século XIX. Este periódico teria lançado em 1º de abril de 1848 uma matéria que noticiava a morte do então imperador Dom Pedro II. Dois dias depois o jornal teve que desmentir a publicação, visto que muita gente realmente acreditou na notícia. Dom Pedro II nasceu em 1825 e faleceu em 1891.


sábado, 20 de setembro de 2008

Lindas imagens, habilidade e coragem...

Coloquei o ideogramada coragem neste post porque não encontro outra imagem para expressar o que você vai assistir neste vídeo. Fico imaginando o que se passa na cabeça de uma pessoa que se propõe a uma aventura tão extraordinária quanto perigosa. Observe como ele administra as evoluções em função da aproximação da enorme e ameaçadora onda que se forma atrás. A sequência dos movimentos é uma sinfonia de sangue-frio, habilidade, destreza, precisão e... coragem.
Já reservei o vídeo para exibir em futuras palestras que pretendo fazer para estudantes da rede pública, aqui, em Brasília. É um projeto antigo que cultivo há muito tempo.
Logo que vi este vídeo imediatamente me veio à cabeça uma série de metáforas que posso extrair desses poucos minutos de exibição e motivar jovens estudantes para enfrentar suas experiências. Você também seria capaz de criar alegorias e símbolos com o filme? Faça essa tentativa. É um ótimo exercício de capacitação e ao mesmo tempo desfrute desse vídeo sensacional.
=

========================================================

2 comentários:

  1. Parabéns pelo Blogue.
    É muito bonito, gosto do que leio e vejo.
    Um abraço desde Portugal

    ResponderExcluir
  2. Caro Anastácio,
    Gratíssimo pela visita e pelo elogio. Fiz uma visita ao seu blog e ficquei tão encantado que lhe dediquei um destaque na Oficina de Gerência. Será que você já viu?
    Um grande abraço desde Brasília-Brasil.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.