30 DE MARÇO DE 2025 || DOMINGO ||| DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE ||| EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL INFANTIL PODEM ESTAR ACONTECENDO BEM PRÓXIMOS A VOCÊ; DENUNCIE SEM HESITAR |||

Bem vindo

Bem vindo

Juventude, do latim “juventus – utis“, que significa “época de estar na mocidade, se ser jovem”. Esta fase que é compreendida entre a saída da infância e entrada na fase adulta e é de enorme importância, celebra a transição, e tem data marcada pra ser lembrada. Dia 30 de março! A data é marcada para evidenciar a contribuição dos jovens na criação da sociedade e propor atos de conscientização para os desafios que terão de enfrentar. Em 2022, ano eleitoral, é mostrada mais uma conquista do jovem, o direito de escolha, o direito de opinar, o direito de votar, exercer seu papel na sociedade democrática. Exercer seu papel com suas novas responsabilidades. Envelhecer não é perder a juventude. Ao contrário: envelhecer é amadurecer. É ganhar sabedoria, experiência e acumular muitas histórias para contar. A ideia é permanecer jovem por muitos anos, por toda a vida. Jovem para vivenciar cada fase da vida com alegria e tranquilidade. Feliz Dia Mundial da Juventude a todos.


quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Excelente iniciativa. Com certeza vai se difundir.

Assisti, hoje pela manhã, à reportagem transmitida pelo "Bom Dia Brasil" jornal matinal da TvGlobo cujo vídeo coloquei abaixo. Estava me preparando para sair - televisão ligada - quando vi a chamada para a matéria.
Fiquei curioso e esperei para ver. Não me arrependi. Além da reportagem, o que mais me chamou a atenção foi a idéia. Maravilhosa!
Empresas aproveitando seus veteranos, ex-empregados - já aposentados ou prestes a se aposentar - para passar suas experiências profissionais ou como aposentados para os funcionários que estão ou iniciando ou encerrando suas carreiras. Que beleza!
Confesso que já tinha pensado nisso muitas vezes, mas não conhecia as experiências bem sucedidas que a reportagem aponta. Como dirigente não fui competente para dar corpo à idéia.
Espero que outras corporações - penso na minha ex-empresa, Codevasf - possam copiar o exemplo. Por minha experiência de dirigente e um recém-chegado ao mundo dos aposentados, sempre lamentei o enorme cabedal de conhecimento que era jogado ao vento quando os técnicos se retiravam das suas atividades e "penduravam as chuteiras". Um desperdício de conhecimento. Uma "queima de arquivos vivos".
Lembro que o setor de recursos humanos ainda tentou algum movimento no sentido de aproveitar o conhecimento dos aposentados, mas não passou disso. Uma mera tentativa. Nos órgãos de governo (todos os níveis e poderes) este processo não existe. Pelo menos não tenho notícia. As dificuldades são (quase) intransponíveis. Principalmente porque não há continuidade de gerenciamento nas instituições. A maciça maioria é comandada, governo após governo, por pessoas indicadas politicamente e que não se interessam pelos seus destinos. É um paradoxo, mas é a verdade.
Acho que o tema está começando a tomar forma no mundo corporativo. É uma (ótima) novidade e todos os que trabalham devem se preocupar, o mais cedo possível, com a questão.
Não deixem de ver a reportagem e façam suas próprias ilações.
=
=
78=78=78=78=78=78=78=78=78=78=78=78=78=78=78

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.