01 DE ABRIL DE 2025 || 3ª FEIRA ||| DIA DA MENTIRA ||| EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL INFANTIL PODEM ESTAR ACONTECENDO BEM PRÓXIMOS A VOCÊ; DENUNCIE SEM HESITAR |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Mentira é celebrado anualmente em 1º de abril. Também conhecido como o Dia dos Bobos, é uma data onde as pessoas contam leves mentiras e pregam peças em seus conhecidos por pura diversão. Comemorado por crianças e adultos, existem brincadeiras que persistem por vários anos! Algumas piadas e pegadinhas chegam a ser de humor negro, que são aquelas que ridicularizam e humilham as pessoas, mas, em geral, são brincadeiras saudáveis. Entre os ingleses, o Dia da Mentira é conhecido como April Fools’ Day, que significa literalmente “Dia dos Bobos de Abril”. Origem do Dia da Mentira Há muitas explicações para que o dia 1º de abril esteja relacionado com o Dia da Mentira, uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. De acordo com esta teoria, por volta do século XVI, o Ano-Novo era comemorado dia 25 de março, e as festas duravam uma semana e iam até dia 1º de abril. No ano de 1564, o Rei Carlos IX adotou oficialmente o calendário gregoriano, passando o Ano-Novo para o dia 1º de janeiro, porém muitos franceses resistiram à mudança e continuaram seguindo o calendário antigo. Assim, algumas pessoas começaram a fazer brincadeiras e a ridicularizar aqueles que insistiam em continuar a considerar o dia 1º de abril como Ano-Novo. Eram considerados bobos, pois seguiam algo que era sabido não ser verdadeiro. Origem do Dia da Mentira no Brasil Entre os brasileiros, o Dia da Mentira começou a se popularizar em Minas Gerais, através do periódico “A Mentira”, que tratava de assuntos efêmeros e sensacionalistas do começo do século XIX. Este periódico teria lançado em 1º de abril de 1848 uma matéria que noticiava a morte do então imperador Dom Pedro II. Dois dias depois o jornal teve que desmentir a publicação, visto que muita gente realmente acreditou na notícia. Dom Pedro II nasceu em 1825 e faleceu em 1891.


quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Não deixe de ler este artigo

"O que é mais justo? Remunerar pelo esforço de cada um ou pelos resultados alcançados?"
.
Esta questão está colocada no bojo do artigo que Stephen Kanitz - consultor de empresas e conferencista. Mestre em Administração de Empresas pela Harvard University, foi professor Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - assinou para a revista Veja desta semana.
Publico-o na íntegra e em forma de imagem (via Photobucket) não só porque o texto é deste conferencista de primeiro nível que é o Dr. Stephen Kanitz, mas principalmente pelo tema. Abordado com o viés inteligente e original, a questão entre o esforço e o resultado remonta ao mais antigo dilema da gerência e da liderança. O que vale mais, ser eficiente ou ser eficaz?
É mais ou menos nessa linha que Kanitz conduz o leitor pelo bico da sua pena. Obriga-nos a pensar e a tomar posições em relação ao futuro das próximas gerações de brasileiros. Sou meio suspeito para falar de Stephen Kanitz. Admiro o seu estilo e a integridade de caráter que ele deixa vislumbrar pelos pontos de vista que defende, corajosa e abertamente. Não deixem de ler. É um ponto a favor da sua cultura de informação.
.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

.

2 comentários:

  1. Herbert,

    Cada dia que passa fico mais encantada com o seu blog. Seus post me levam de volta a faculdade e me faz relembrar como eu amo a area de recursos humanos.

    Como profissional da area de adminstraçao, recursos humanos e contabeis, tenho a convicçao que sempre devemos avaliar, remunerar pelos resultados. Boas intençoes è muito bonito e poetico, mas so na teoria. Na pratica, principalmente na vida de uma empresa, conta muito pouco.

    Quanto aos professores carrasco, eu tivo muitos, principalmente no ensino medio e digo para voce com todas as letras, que o que eles me ensinaram, eu levo pra vida toda. Os bonzinhos, eram bons na hora da prova, mas depois caiam no esquecimento.

    Um grande abraço pra voce e aproveito para agradecer a sua visita no meu blog.

    ResponderExcluir
  2. Cris,
    Estou em falta com você. Normalmente respondo aos omentários no mesmo dia, mas este seu gentílíssimo registro ficou para trás. Vi no mesmo dia e deixei separado para responder e não sei o que houve, mas esqueci.
    Respondo agora e espero que você leia.
    Meu agradecimento pelo carinho e pela força.
    Depois desse comentário seu, todas as vezes que coloco um texto sobre recursos humanos lembro de você.
    Grande abraço

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.