01 DE ABRIL DE 2025 || 3ª FEIRA ||| DIA DA MENTIRA ||| EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL INFANTIL PODEM ESTAR ACONTECENDO BEM PRÓXIMOS A VOCÊ; DENUNCIE SEM HESITAR |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Mentira é celebrado anualmente em 1º de abril. Também conhecido como o Dia dos Bobos, é uma data onde as pessoas contam leves mentiras e pregam peças em seus conhecidos por pura diversão. Comemorado por crianças e adultos, existem brincadeiras que persistem por vários anos! Algumas piadas e pegadinhas chegam a ser de humor negro, que são aquelas que ridicularizam e humilham as pessoas, mas, em geral, são brincadeiras saudáveis. Entre os ingleses, o Dia da Mentira é conhecido como April Fools’ Day, que significa literalmente “Dia dos Bobos de Abril”. Origem do Dia da Mentira Há muitas explicações para que o dia 1º de abril esteja relacionado com o Dia da Mentira, uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. De acordo com esta teoria, por volta do século XVI, o Ano-Novo era comemorado dia 25 de março, e as festas duravam uma semana e iam até dia 1º de abril. No ano de 1564, o Rei Carlos IX adotou oficialmente o calendário gregoriano, passando o Ano-Novo para o dia 1º de janeiro, porém muitos franceses resistiram à mudança e continuaram seguindo o calendário antigo. Assim, algumas pessoas começaram a fazer brincadeiras e a ridicularizar aqueles que insistiam em continuar a considerar o dia 1º de abril como Ano-Novo. Eram considerados bobos, pois seguiam algo que era sabido não ser verdadeiro. Origem do Dia da Mentira no Brasil Entre os brasileiros, o Dia da Mentira começou a se popularizar em Minas Gerais, através do periódico “A Mentira”, que tratava de assuntos efêmeros e sensacionalistas do começo do século XIX. Este periódico teria lançado em 1º de abril de 1848 uma matéria que noticiava a morte do então imperador Dom Pedro II. Dois dias depois o jornal teve que desmentir a publicação, visto que muita gente realmente acreditou na notícia. Dom Pedro II nasceu em 1825 e faleceu em 1891.


segunda-feira, 25 de agosto de 2008

O escritor e intelectual Luiz Gonzaga da Rocha, maçon, é colaborador do blog.

......
(capas de dois livros escritos por Luiz Gonzaga da Rocha)
..
"Para Luiz Gonzaga da Rocha, a maçonaria é acessível aos homens de todas as camadas sociais e de todas as crenças religiosas e credos políticos, pois não se impõe qualquer limite à livre investigação da verdade. E é precisamente para garantir essa liberdade de pensamento que a maçonaria exige de todos os seus adeptos a prática diária da tolerância e o estudo contínuo para o conhecimento de seus ensinamentos e dos seus mistérios. Luiz Gonzaga da Rocha integra desde 1980 a maçonaria, sendo fundador e ex-presidente da Academia Maçônica de Letras do Distrito Federal. É membro correspondente da Academia Maçônica Fraternidade de Estudos e Pesquisas, de Juiz de Fora, Minas Gerais. É também membro e fundador do Instituto de Pesquisas Maçônicas "Fernando Salles Paschoal", de Londrina, no Paraná, além de membro da Associação Brasileira de Imprensa Maçônica, com sede em Recife-Pernambuco. Advogado militante formou-se em Direito nas Faculdades Integradas do Planalto Central (Fiplac), em 1997. É também historiador, formado em 1981 pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília.” . (edição do texto de apresentação do maçon Luiz Gonzaga da Rocha, no site da livraria "A Trolha")
.
O advogado Luiz Gonzaga da Rocha é um dos maçons mais ilustres e reconhecidos na corporação maçônica de Brasília e do Brasil. É membro da Loja Aleijadinho (Antonio Francisco Lisboa), do Grande Oriente de Brasília (GODF) e um intelectual e pesquisador, reconhecido por seus irmãos, nos assuntos da Ordem.
Convidei o Irmão Luiz Gonzaga para fazer parte do corpo de colaboradores do Blog e ele, honrosamente para mim, aceitou. Escreverá sobre os personagens da História da Humanidade que, comprovadamente foram iniciados nos mistérios da maçonaria e sobre eventos históricos que tiveram participação direta ou indireta da maçonaria como corporação. Vocês vão se surpreender ao saber o quanto os maçons e a maçonaria contribuiu para o avanço da história do Brasil e de outras sociedades no mundo (leiam os post Dia do Maçom - Alguns dos Grandes Maçons no Brasil e no Mundo. e Hoje, 20 de agosto, é o Dia do Maçon, no Brasil). Abaixo um brevíssimo resumo do currículo maçônico do novo colaborador.
º Fundador da Loja Antônio Francisco Lisboa onde se mantém como membro desde então e exerceu quase todos os cargos na sua Oficina. Alguns por mais de uma vez tais como Past Máster, Venerável Mestre, Vigilante, Orador e Mestre de Cerimônias.
.
º É membro e foi presidente da Academia Maçônica de Letras do Distrito Federal na gestão 2004/2006. Foi fundador e redator dos jornais "Folha Acadêmica", "O Aleijadinho" e do "Boletim da Grande Loja". Atualmente é Deputado Distrital da Assembléia Legislativa Maçônica e membro efetivo e vitalício da Academia Maçônica de Letras do Distrito Federal
.
º É ainda membro de diversas entidades maçônicas entre as quais destaco a Associação de Imprensa Maçônica, da Academia de Letras, Ciências e Artes Maçônicas do Brasil em Maceió e da Academia Maçônica de Letras da Paraíba. É também membro correspondente das Lojas Maçônicas "Fraternidade Brazileira de Estudos e Pesquisas" em Juiz de Fora, Quator Coronati Lodge nº 2076 em Londres (Inglaterra) e outras mais.
.
º Publicou as seguintes obras: "Nas Tabernas dos Antigos Maçons – A Trolha, Londrina, 2003"; São João Batista e a Maçonaria – A Trolha, Londrina 2001; "A Lenda de Hiram" – A Trolha, Londrina, 2000; "A Burschenschaft e outras reminiscências maçônicas" – A Trolha, Londrina, 1999 e "A Nova Maçonaria – Alternativas e Propostas para o III Milênio" – GLMB, Brasília, 1996.
.
º Tem na sua coleção de diplomas e distinções a "Comenda ísis" – concedida pela Loja Ísis nº 10 [2003]; o Diploma da Ordem do Mérito DeMolay no Grau de Honra ao Mérito– concedido pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil [1999]; o Diploma de Honra ao Mérito – concedido pela "Academia Brasileira Maçônica de Letras" - ABML [1999] e a Medalha do Mérito Cultural Jornalista Hipólito José da Costa [1988]. .
.
Fiz questão de postar, com mais detalhes, o currículo deste ilustre advogador e maçon para exibir a sua qualificação como novo colaborador do blog. Os seus artigos serão, predominantemente, dirigidos ao público em geral. A proposta dele é escrever sobre as histórias da maçonaria (e são milhares) que têm interface ou se relacionam com o mundo não maçon. Tenho absoluta certeza que será um sucesso de acessos e leituras no galpão da Oficina de Gerência. Leiam a primeira delas, no post logo abaixo.

4 comentários:

  1. Acabo de encontrar um amigo que, por alguns anos venho procurando... Luiz Gonzaga da Rocha, meu amigo e colega no serviço público federal! quantas lembranças e quanta saudade!
    Parabéns pelo sucesso e dê notícias da família!
    Com carinho: Arlete Alves Xavier (me ache no facebook)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arlete, podemos estabelecer contatos via facebook ou email. Luiz.Rocha.3793509.facebook ou luizgonzagafa@gmail.com.

      Excluir
    2. Olá Arlete, podemos estabelecer contatos via facebook ou email. Luiz.Rocha.3793509.facebook ou luizgonzagada@gmail.com

      Excluir
  2. oi arlete me ligue fracilete amiga serviço publico federal e vizinhas abraços 02124993043374 valença-rj -5-12-2016

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.