23 DE ABRIL DE 2025 ||| 4ª FEIRA ||| DIA DE SÃO JORGE |||

Bem vindo

Bem vindo

São Jorge (entre 275 e 280 — 23 de abril de 303), também conhecido como Jorge da Capadócia e Jorge de Lida foi, conforme a tradição, um soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão. Na hagiografia, São Jorge é um dos santos mais venerados no Catolicismo, na Igreja Ortodoxa, bem como na Comunhão Anglicana. É imortalizado na lenda em que mata o dragão. É também um dos catorze santos auxiliares. No cânon do Papa Gelásio (496 d.C.), São Jorge é mencionado entre aqueles que “foram justamente reverenciados pelos homens e cujos atos são conhecidos somente por Deus”. Considerado um dos mais proeminentes santos militares, a memória de São Jorge é celebrada nos dias 23 de abril e 3 de novembro – a primeira é a data de sua morte, e a segunda, a data da consagração da igreja dedicada a ele em Lida (Israel), na qual se encontram sua sepultura e suas relíquias. A igreja de São Jorge em Lida foi erguida a mando do imperador romano Constantino. (Wikipédia)


George Gordon Byron, 6.º Barão Byron FRS (Londres, 22 de janeiro de 1788 – Missolonghi, 19 de abril de 1824), conhecido como Lord Byron, foi um poeta britânico e uma das figuras mais influentes do romantismo. Entre os seus trabalhos mais conhecidos estão os extensos poemas narrativos Don Juan, A Peregrinação de Childe Harold e o curto poema lírico She Walks in Beauty. Byron é considerado um dos maiores poetas britânicos, e permanece vastamente lido e influente. Ele percorreu toda a Europa, especialmente Itália, onde viveu durante sete anos. No fim da vida, Byron juntou-se à Guerra de independência da Grécia contra o Império Otomano, motivo pelo qual muitos gregos reverenciam-no como um herói nacional. Morreu aos trinta e seis anos de idade de uma febre contraída em Missolonghi.

sábado, 26 de julho de 2008

Tautologia é tão feia quanto o próprio nome...

Fiquei em dúvida se publicava ou não esse post. O texto "Cuidado com a Tautologia" está espalhado na rede - com o mesmo formato - há muito tempo. Encontrei site, com ele publicado, em 2004! Então, me questionei: porque coloca-lo no blog?
Mas optei por disponibiliza-lo aos leitores.
Razões? Vamos lá.
A tautologia continua sendo um dos mais recorrentes vícios de linguagem - escrita e oral - entre nós, brasileiros "instruídos". Excetuo - por óbvio - as pessoas sem ou com menores oportunidades de acesso a níveis melhores de instrução. Falo da classe média mesmo. Jovens e nem tanto, que não tem a menor preocupação em estudar e melhorar o nível de suas comunicações. Como conseqüência, somos obrigados a ler toneladas de barbaridades e atentados à gramática. Por isso, sempre que julgar oportuno, vou postar algum tópico interessante sobre o tema.
Passo longe de ser um expert em língua portuguesa. Longe mesmo. Todavia me confesso um paranóico na busca de melhorar o nível da minha comunicação. Principalmente a escrita. Escrever para mim é um mix de prazer e sacrifício. Reviso um texto inúmeras vezes; corto, emendo, reduzo, aumento, troco palavras, pesquiso sinônimos e tudo que for necessário até satisfazer o meu critério. Pelo menos me sinto menos constrangido quando descubro - apesar do esforço - que "passei batido" em algum erro.
Assim, começo a série com este (super conhecido) texto sobre a tautologia. Sei que muitos já o devem ter recebido por e-mail ou lido em algum site. Não tem problema! É uma página para ser leitura de cabeceira. Sugiro que o leiam novamente. Vacinem-se! Imprimam e coloquem na frente do computador, debaixo do travesseiro, no espelho do banheiro... Principalmente os blogueiros e aqueles que - por força do ofício - tem de escrever muitas vezes ao dia. Tautologia, mais que um vício é um "vírus" de linguagem. Por mais prevenidos que estejamos é só não atualizar o "firewall" que ele nos pega...
.
iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
.
Cuidado com a tautologia!

"Você sabe o que é Tautologia?
Tautologia é o termo usado para definir um dos vícios de linguagem. Consiste na repetição de uma idéia, de maneira viciada, com palavras diferentes, mas com o mesmo sentido.
O exemplo clássico é o famoso 'subir para cima' ou o 'descer para baixo'. Mas há outros, como você pode ver na lista a seguir:

- propriedade característica

- demasiadamente excessivo

- a seu critério pessoal

- exceder em muito.

- nos dias 8, 9 e 10, inclusive

- juntamente com

- expressamente proibido

- em duas metades iguais

- sintomas indicativos

- elo de ligação

- acabamento final

- certeza absoluta

- quantia exata

- há anos atrás

- anexo junto à carta

- de sua livre escolha

- superávit positivo

- todos foram unânimes

- vereador da cidade

- outra alternativa

- possivelmente poderá ocorrer

- empréstimo temporário

- surpresa inesperada

- escolha opcional

- detalhes minuciosos

- a razão é porque

- conviver junto

- fato real

- encarar de frente

- multidão de pessoas

- amanhecer o dia

- criação nova

- retornar de novo

- continua a permanecer

- a última versão definitiva

- planejar antecipadamente

- abertura inaugural

- comparecer em pessoa

- gritar bem alto

Note que todas essas repetições (em azul no texto) são dispensáveis. Por exemplo, 'surpresa inesperada'. Existe alguma surpresa esperada? É óbvio que não. Devemos evitar o uso das repetições desnecessárias. Fique atento às expressões que utiliza no seu dia-a-dia. Verifique se não está caindo nesta armadilha. Gostou? Repasse para os amigos amantes da lingua portuguesa."

O texto acima circula na Internet livremente. Se fosse um vídeo do YouTube, acho que já estaria na marca dos 100.000 acessos. Este, acima, copiei o site/blog Perguntas Cretinas (excelente, por sinal). Clique aqui para ir direto à página onde está localizado.
.
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.