02 DE ABRIL DE 2025 || 4ª FEIRA ||| DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO |||

Bem vindo

Bem vindo

O que é autismo? O Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por alterações na comunicação social e no comportamento. Pessoas autistas podem também apresentar alterações sensoriais, respondendo de maneira diferenciada aos estímulos recebidos do ambiente. Apesar de ser um transtorno permanente, sem cura, é cientificamente comprovado que a intervenção precoce intensiva e baseada em evidência pode alterar o prognóstico e suavizar essas características. Transtorno do Espectro Autista (TEA) é a denominação oficial, a partir da mudança na Classificação Internacional de Doenças, publicada pela Organização Mundial da Saúde - o padrão global para informações de diagnóstico de saúde. Em vigor desde janeiro de 2022, a CID 11 passou a englobar como TEA todos os transtornos e síndromes relacionadas. Embora seja bem amplo, o autismo tem uma escala definida de avaliação baseada no nível de dependência da pessoa e da intensidade das características, sendo dividido em nível 1, nível 2 e nível 3. Essa classificação está definida na última edição do Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), elaborado pela Associação Americana de Psiquiatria.


quarta-feira, 9 de julho de 2008

Liderança vem pelo exemplo - Prof. Luiz Marins

Quem acompanha o conteúdo do blog sabe que sou um admirador confesso do Professor Luiz Marins [leia o post Conheçam alguém que é um show! Professor Luiz Marins.].
Este vídeo que apresento agora é um dos melhores, do consultor, que estão disponíveis na Internet.
Marins dá uma palestra de pouco mais de 20 minutos (fato raro com vídeos disponíveis) e nos brinda com sua verve, bom humor e experiência de consultor e palestrante.
O assunto é a liderança pelo exemplo. Belo tema! Parece ser algo assim, direto, simples e óbvio, mas não é. Existem muitos administradores que não se preocupam com seus exemplos passados aos colaboradores. Alguns - e não são poucos - chegam a dizer abertamente que não se preocupam se seus subordinados os estão observando como exemplos.Um absurdo!
Quem nunca ouviu a velhíssima frase, mas que ainda é pronunciada, como ordem ou exigência comportamental, por muitos pais, chefes e lideres: "Faça o que eu digo e não faça o que eu faço". Argh! Uma ode à arrogância. O professor explica isso tudo no vídeo. Confiram.
.

.

(clique no play e espere um pouco pois o vídeo demora uns 30 segundos para se iniciar)

qqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqq

Um comentário:

  1. Começando pelo currículo do professor Marins que é mais falso do que nota de 7.....De exemplar ele não tem é nada..

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.