22 DE ABRIL DE 2025 ||| 3ª FEIRA ||| DESCOBRIMENTO DO BRASIL |||

Bem vindo

Bem vindo

A famosa pintura que representa o descobrimento do Brasil com o desembarque dos portugueses é chamado "Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500", e foi pintado pelo artista brasileiro Oscar Pereira da Silva. Essa obra, concluída em 1900, retrata o momento histórico em que Pedro Álvares Cabral e sua tripulação chegaram ao território que hoje conhecemos como Porto Seguro, na Bahia. A pintura é considerada uma das representações mais icônicas desse evento histórico e faz parte do acervo do Museu Paulista, também conhecido como Museu do Ipiranga.


Carlos Drummond de Andrade (Itabira, 31 de outubro de 1902 – Rio de Janeiro, 17 de agosto de 1987) foi um poeta, farmacêutico, contista e cronista brasileiro, considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século XX. Foi um nome importante na transição da primeira para a segunda geração do modernismo pelos poemas do livro Alguma poesia, e é geralmente identificado com a segunda geração modernista, apesar dele nunca ter se filiado a um projeto literário específico. Ao longo da vida, escreveu poesia intimista, filosófica, política e social, tendo composto também alguns contos e crônicas. Os temas de sua obra são vastos e empreendem desde questões existenciais, como o sentido da vida e da morte, passando por questões cotidianas, familiares e políticas, como o socialismo, dialogando sempre com correntes tradicionais e contemporâneas de sua época (Wikipédia)

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Um retrato vivo da corrupção contra a educação.

Quem freqüenta a Oficina de Gerência sabe que usamos e abusamos dos vídeos exibidos pelos programas da Rede Globo. Qualidade, conteúdo, oportunidade e principalmente disponibilidade de downloads são motivos mais que suficientes para mantermos esse padrão. Além do mais, muitos dos leitores (e "telespectadores") do blog não tem oportunidade de ver esses vídeos nos programas ao vivo.
Este vídeo fala de um tema que se repete aqui na Oficina. A corrupção endêmica que se alastra na administração pública do Brasil. Nem vou me estender neste comentário. É inútil porque tudo que tinha de ser dito já o foi. Urge a ação preventiva e repressora e não é isto o ocorre. Acrescentaria um "até pelo contrário"...
A grande madrinha da corrupção é a impunidade dos criminosos. Eles sabem - e muito bem - que as "garras da justiça" (acho que estão mais para "unhas de gatinho" do que para garras) não os alcança. A burocracia, que reveste os processos administrativos que os poderiam condenar, é também corrompida, morosa e ineficaz. A única trava contra a corrupção, efetiva, com a qual a sociedade pode contar é a honestidade e a probidade do gestor e isso, convenhamos, é "avis rara" neste "paraíso" que é administrar os recursos públicos. Logo, é seguro praticar o crime de corrupção em quaisquer dos seus níveis. Compensa.
Neste vídeo você verá um exemplo - apenas um entre milhares - de como "operam" estes coronéis da corrupção no interiordo Brasil. Sem o menor pudor, sacrificam a educação das suas (das nossas) crianças, para enriquecer ilicitamente e "produzir negociatas" com as verbas públicas que recebem a troco de votos e conchavos políticos. Veja o vídeo e sinta-se tão enojado e indignado quanto eu fiquei.
------------------------------------------------------------------------------
.


2 comentários:

  1. Realmente, sinto-me envergonhada de saber que nossa renda é tão mal redividida. Enquanto os políticos brigam na câmara com aprovações de salários exorbitantes e novos benefícios desnecessários, nosso futuro (as crianças desta nação) estudam em condições precárias, muitas com fome e sem ter material escolar e o que vestir... A miséria é uma face dominante em nosso país e por mais que eles tentem tapar o sol com a peneira mostrando índices de crescimento, vemos a situação real e degradante de nosso país. Excelente artigo, embora triste!

    ResponderExcluir
  2. Lady Jaqueline,

    Um dos meus propósitos ao resolver criar este blog foi o de combater a má administração pública. Passei muitos anos da minha vida convivendo de perto com essa gente e vendo coisas como esta acontecer. Batalhei muito contra esse "statu quo", da forma como pude. Consegui bastante, mas paguei tributos altos por isso. Suficiente dizer que fui exonerado duas vezes da função de diretor por não atender aos... digamos usos e costumes dessa "corporação".
    Por isso, agora que estou "free", tenho insistido em mostrar como é ruim, ineficiente e corrupta a gestão da coisa pública brasileira; e nos níveis mais próximos da população como as pequenas prefeituras, por exemplo.
    Sempre grato pela visita.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.