30 DE MARÇO DE 2025 || DOMINGO ||| DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE ||| EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL INFANTIL PODEM ESTAR ACONTECENDO BEM PRÓXIMOS A VOCÊ; DENUNCIE SEM HESITAR |||

Bem vindo

Bem vindo

Juventude, do latim “juventus – utis“, que significa “época de estar na mocidade, se ser jovem”. Esta fase que é compreendida entre a saída da infância e entrada na fase adulta e é de enorme importância, celebra a transição, e tem data marcada pra ser lembrada. Dia 30 de março! A data é marcada para evidenciar a contribuição dos jovens na criação da sociedade e propor atos de conscientização para os desafios que terão de enfrentar. Em 2022, ano eleitoral, é mostrada mais uma conquista do jovem, o direito de escolha, o direito de opinar, o direito de votar, exercer seu papel na sociedade democrática. Exercer seu papel com suas novas responsabilidades. Envelhecer não é perder a juventude. Ao contrário: envelhecer é amadurecer. É ganhar sabedoria, experiência e acumular muitas histórias para contar. A ideia é permanecer jovem por muitos anos, por toda a vida. Jovem para vivenciar cada fase da vida com alegria e tranquilidade. Feliz Dia Mundial da Juventude a todos.


quinta-feira, 24 de abril de 2008

Ministra Ellen Gracie, uma aula (magna) de liderança.

"O ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), saudou nesta quarta o novo presidente. Ele ressaltou as qualidades de grande jurista e doutrinador constitucional de Mendes. “Nada mais adequado do que ter agora na presidência do STF um grande jurista e formulador de idéias e propostas novas na área constitucional”, afirmou o ministro.
Ele também elogiou o trabalho da ministra Ellen Gracie, à frente da Corte nos últimos anos, e destacou o compromisso do Poder Judiciário com o Brasil e o seu povo. Foi um recado aos representantes dos demais poderes (Legislativo e Executivo sobre a independência dos três poderes da República."

O texto acima, extraído do site "Último Segundo", faz uma brevíssima referência à passagem da Ministra Ellen Gracie Northfleet à frente do Supremo Tribunal Federal, a mais alta corte de justiça do Brasil. Sem muitas variações, o que foi publicado sobre a ministra Ellen Gracie, que comandou o STF na última gestão, não passou de umas poucas linhas nas diversas mídias que noticiaram a posse do Ministro Gilmar Mendes como novo presidente do Supremo. Salvo uma melhor pesquisa da minha parte não encontrei, sequer, fotos da ministra na "festa de arromba" que comemorou o início do novo período administrativo no STF.
Nada mais característico da velha máxima: "Rei morto, rei posto" ou em outra versão, "O rei está morto, viva o rei!". Mesmo que isoladamente, como cidadão brasileiro, quero render minha homenagem à Ministra Ellen Gracie.
Acredito que a história lhe fará justiça. Mas, por enquanto, aqui nesse cantinho da internet, quero registrar a enorme admiração pelo trabalho que Ellen Gracie desenvolveu como Presidente do Supremo. Num dos períodos mais difíceis da história brasileira, ela liderou com elegância e discrição, suavidade e urbanidade uma das corporações mais complexas e irriquietas existentes na vida pública (e privada também) brasileira.
Não se poderá negar que, durante sua gestão, o Supremo se destacou - entre os Três Poderes da República - como aquele de maior credibilidade perante o conjunto da opinião pública do país. Não é pouco.
Podem consignar que haveremos de ter saudades desse período de autoridade discreta, competência e civilidade com que se houve o STF. Aos estudantes de administração e aos líderes ou candidatos às funções de comando recomendo que estudem o estilo e a forma (ou seria fórmula?) de gerência da Ministra Ellen Gracie. Por este caminho não há possibilidade de se errar.
Foi um privilégio para o Brasil "conhecer" a Ministra Ellen Gracie ,como magistrado e como executiva. Só espero que o país saiba reconhecer sua competência e reservar-lhe - no futuro próximo - postos importantes a serviço da República.
.
©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©©

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.