01 DE ABRIL DE 2025 || 3ª FEIRA ||| DIA DA MENTIRA ||| EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL INFANTIL PODEM ESTAR ACONTECENDO BEM PRÓXIMOS A VOCÊ; DENUNCIE SEM HESITAR |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Mentira é celebrado anualmente em 1º de abril. Também conhecido como o Dia dos Bobos, é uma data onde as pessoas contam leves mentiras e pregam peças em seus conhecidos por pura diversão. Comemorado por crianças e adultos, existem brincadeiras que persistem por vários anos! Algumas piadas e pegadinhas chegam a ser de humor negro, que são aquelas que ridicularizam e humilham as pessoas, mas, em geral, são brincadeiras saudáveis. Entre os ingleses, o Dia da Mentira é conhecido como April Fools’ Day, que significa literalmente “Dia dos Bobos de Abril”. Origem do Dia da Mentira Há muitas explicações para que o dia 1º de abril esteja relacionado com o Dia da Mentira, uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. De acordo com esta teoria, por volta do século XVI, o Ano-Novo era comemorado dia 25 de março, e as festas duravam uma semana e iam até dia 1º de abril. No ano de 1564, o Rei Carlos IX adotou oficialmente o calendário gregoriano, passando o Ano-Novo para o dia 1º de janeiro, porém muitos franceses resistiram à mudança e continuaram seguindo o calendário antigo. Assim, algumas pessoas começaram a fazer brincadeiras e a ridicularizar aqueles que insistiam em continuar a considerar o dia 1º de abril como Ano-Novo. Eram considerados bobos, pois seguiam algo que era sabido não ser verdadeiro. Origem do Dia da Mentira no Brasil Entre os brasileiros, o Dia da Mentira começou a se popularizar em Minas Gerais, através do periódico “A Mentira”, que tratava de assuntos efêmeros e sensacionalistas do começo do século XIX. Este periódico teria lançado em 1º de abril de 1848 uma matéria que noticiava a morte do então imperador Dom Pedro II. Dois dias depois o jornal teve que desmentir a publicação, visto que muita gente realmente acreditou na notícia. Dom Pedro II nasceu em 1825 e faleceu em 1891.


quinta-feira, 20 de março de 2008

Artigo do Ronaldo Costa do Qualiblog

Este post foi copiado do qualiblog.wordpress.com, do "padrinho" Sir Ronaldo Costa. Traz um artigo escrito por ele, especialista em qualidade, apresentando e comentando o livro "Qualidade para Principiantes"- cuja imagem da capa está publicada abaixo. Sendo um artigo técnico sobre qualidade é sempre fascinante, para quem gosta de administração, ler a respeito. Ah! A autora, Maria de Lurdes Antunes também é blogueira e atua no ramo da qualidade (semelhante ao Sir Ronald). O site dela é o Didaskou. Vamos ler o artigo do Ronaldo?

Resenha - Qualidade para Principiantes

"Eu já havia falado antes sobre esse livro, mas na época não pude ter acesso a ele. Era apenas uma obra que chamou minha atenção. Tanto tentei obtê-lo que a própria autora acabou por me enviar um exemplar de Portugal, pois não foi editado (ainda) no Brasil.
A autora, Maria de Lurdes Antunes, atua como Gestora da Qualidade desde 1995, é licenciada em Gestão de Recursos Humanos, com pós-graduações em Engenharia da Qualidade e em Gestão de Sistemas Integrados, além de ser certificada como Auditora Coordenadora de Sistemas de Gestão da Qualidade. Por aí se vê que capacitação não lhe falta para tratar do assunto.
A concepção do livro é uma história à parte, contada logo na introdução. Comprometendo-se com a necessidade de seus clientes de consultoria, que desejavam publicações sobre Gestão da Qualidade voltadas para o público leigo, ela própria acreditava que seria fácil conseguir para indicar. Surpresa, descobriu foi que não havia nada no mercado editorial voltado para esse público! Resultado: ela mesma teve que por mãos à obra!…
O livro divide-se em duas partes, a primeira teórica, que comenta conceitos e responde duas perguntas fundamentais: Quais as vantagens para as organizações em se certificar? E qual o melhor momento para implantar um Sistema de Gestão da Qualidade?
A segunda parte trás o texto da ISO 9001:2000 integralmente comentado de forma simplificada, tornando a compreensão da norma muito mais fácil para quem não é da área. Algumas boas dicas permeiam esta parte ligadas aos itens comentados e a leveza do texto (acredite, chega a ser gostoso de ler!) fica por conta dos exemplos bem humorados, tirados às vezes da vida pessoal da autora. Como no item 7.5.2 – Validação, exemplificado com uma ida à cabeleireira com resultado inesperado, e no 8.5.3 – Ações Preventivas, ilustrado com as providências tomadas pelos pais da autora para se proteger de uma onda de incêndios!
Conclusão:O livro é agradável de ler e cumpre bem sua função: mostrar de forma simples conceitos da Qualidade e cada item da ISO 9001:2000. Na minha opinião, é excelente para inspirar treinamentos antes da implantação e até mesmo depois, quando se deseja consolidar a Qualidade junto aos colaboradores e mostrar sua importância, tirando aquela aura de coisa difícil de entender ou aplicar.
Talvez em pouco tempo nós o tenhamos disponível aqui no Brasil. A autora demonstra interesse nisso. Basta uma editora daqui se adiantar em conseguir parceria com a editora Silabo em Portugal, responsável pelo lançamento da obra em 2007, ano da 1ª. Edição.
Quem quiser contato com a autora ou a editora pode usar os seguintes caminhos:

  1. Autora: didaskou@sapo.pt ou http://didaskou.blogspot.com/ (blog da autora)

  2. Editora: www.silabo.pt" Ficha técnica: Autora: Maria de Lurdes Antunes© Edições Silabo, Lda.Capa: Pedro Mota. 1ª. EdiçãoLisboa, 2007

.

Um comentário:

  1. Foi uma agradável surpresa ver minha resenha replicada aqui! O livro da Maria de Lurdes realmente é muito bom, e fico feliz de você me ajudar a divulgá-lo. Obrigado!

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.