22 DE ABRIL DE 2025 ||| 3ª FEIRA ||| DESCOBRIMENTO DO BRASIL |||

Bem vindo

Bem vindo

A famosa pintura que representa o descobrimento do Brasil com o desembarque dos portugueses é chamado "Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500", e foi pintado pelo artista brasileiro Oscar Pereira da Silva. Essa obra, concluída em 1900, retrata o momento histórico em que Pedro Álvares Cabral e sua tripulação chegaram ao território que hoje conhecemos como Porto Seguro, na Bahia. A pintura é considerada uma das representações mais icônicas desse evento histórico e faz parte do acervo do Museu Paulista, também conhecido como Museu do Ipiranga.


Carlos Drummond de Andrade (Itabira, 31 de outubro de 1902 – Rio de Janeiro, 17 de agosto de 1987) foi um poeta, farmacêutico, contista e cronista brasileiro, considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século XX. Foi um nome importante na transição da primeira para a segunda geração do modernismo pelos poemas do livro Alguma poesia, e é geralmente identificado com a segunda geração modernista, apesar dele nunca ter se filiado a um projeto literário específico. Ao longo da vida, escreveu poesia intimista, filosófica, política e social, tendo composto também alguns contos e crônicas. Os temas de sua obra são vastos e empreendem desde questões existenciais, como o sentido da vida e da morte, passando por questões cotidianas, familiares e políticas, como o socialismo, dialogando sempre com correntes tradicionais e contemporâneas de sua época (Wikipédia)

quarta-feira, 12 de março de 2008

"Justiça" manda invadir casa de ACM em Salvador.

.
..........................Não deixarei sem registro a notícia sobre a decisão judicial, em Salvador - Bahia, de invadir a casa do falecido Senador Antonio Carlos Magalhães para cumprir decisão de uma juíza, em processo que é movido pela própria filha de ACM.
.........................Nem me atrevo a entrar no mérito jurídico. Faço o registro por três outros motivos: o primeiro é que sou um admirador incondicional (entre os incontáveis) de ACM, seu estilo e sua história. Conheci pessoalmente este grande líder brasileiro e tive o privilégio de trabalhar com seu grupo técnico-político durante muitos anos. Para quem o conheceu e respeita a memória do Senador vê-la insultada dessa forma mesquinha embrulha o estômago.
.......................Todo ato covarde é pequeno. É o meu segundo motivo. Esta invasão foi um ato covarde porque se o Senador fosse vivo ela jamais se consumaria. Essa juíza, simplesmente, não teria essa "coragem" de emitir a liminar autorizando o ato de invadir a casa de ACM e como agravante porque o ato da invasão ocorreu quando a esposa do Senador, D. Arlete, estava ausente. Tudo aconteceu, claramente, porque ACM está morto e a excelentíssima senhora juíza sabe que não sentirá o peso da reação do Senador se ele estivesse no mundo dos vivos. A invasão foi um ato que, mesmo acobertado por um processo legal, está tisnado com as tintas da "vendetta".
..........................É o meu terceiro motivo para protestar. A Excelentíssima Senhora Juiza, Fabiana Andréa Pelegrinno, é a esposa do deputado federal Nelson Pelegrinno, do PT, tradicional adversário e mais que isso, inimigo político do Senador há muitos anos, no Estado da Bahia e no Congresso Nacional. No mínimo a juíza deveria ter se julgado impedida; mas não, preferiu deferir a liminar dois dias após o pedido e fez a ação de arrolamento de bens andar com uma velocidade que, segundo a praxis jurídica, está carregada de suspeitas.
........................Por estes motivos estou solidário à família do Senador ACM e contra o "ato jurídico" da invasão que pode até ter sido legal, mas jamais poderá ser classificado como moral e ético.
.......................................................
..

A notícia sobre a invasão da casa de ACM está em todos os sites de jornais. Quem tiver interesse em saber mais é só clicar nos links abaixo: .
.
________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.