22 DE ABRIL DE 2025 ||| 3ª FEIRA ||| DESCOBRIMENTO DO BRASIL |||

Bem vindo

Bem vindo

A famosa pintura que representa o descobrimento do Brasil com o desembarque dos portugueses é chamado "Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500", e foi pintado pelo artista brasileiro Oscar Pereira da Silva. Essa obra, concluída em 1900, retrata o momento histórico em que Pedro Álvares Cabral e sua tripulação chegaram ao território que hoje conhecemos como Porto Seguro, na Bahia. A pintura é considerada uma das representações mais icônicas desse evento histórico e faz parte do acervo do Museu Paulista, também conhecido como Museu do Ipiranga.


Carlos Drummond de Andrade (Itabira, 31 de outubro de 1902 – Rio de Janeiro, 17 de agosto de 1987) foi um poeta, farmacêutico, contista e cronista brasileiro, considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século XX. Foi um nome importante na transição da primeira para a segunda geração do modernismo pelos poemas do livro Alguma poesia, e é geralmente identificado com a segunda geração modernista, apesar dele nunca ter se filiado a um projeto literário específico. Ao longo da vida, escreveu poesia intimista, filosófica, política e social, tendo composto também alguns contos e crônicas. Os temas de sua obra são vastos e empreendem desde questões existenciais, como o sentido da vida e da morte, passando por questões cotidianas, familiares e políticas, como o socialismo, dialogando sempre com correntes tradicionais e contemporâneas de sua época (Wikipédia)

terça-feira, 4 de março de 2008

Entenda a votação do STF sobre pesquisas com células-tronco

.........Foto de Felipe Recondo, de O Estado de S. Paulo


"Os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) têm pela frente nesta semana o mais polêmico julgamento de sua história: decidir quando começa a vida e determinar, dessa forma, se as células-tronco embrionárias podem ser usadas em pesquisas científicas, como determinou a Lei de Biossegurança, de 2005, ou se devem ser protegidas pela Constituição como qualquer ser humano. Nos bastidores do STF admite-se que, diante da complexidade do assunto, algum ministro pode pedir vista do processo e, assim, adiar a decisão. Em discussão, o princípio da vida." (texto extraído do link estadao.com.br/vidaeciencia)
.
.


O Supremo Tribunal Federal terá, amanhã - quarta feira, 5 de março de 2008 - a oportunidade histórica de consolidar a posição do Brasil no primeiro mundo da ciência e da vida. Não vou tecer comentários sobre o absurdo de se querer proibir as pesquisas com células-tronco embrionárias. O assunto está fartamente debatido e se encontra em todos os órgãos de comunicação do país. Quero, tão somente, firmar a posição do blog a favor da constitucionalidade das pesquisas, no julgamento de amanhã quando os 11 ministros do tribunal irão decidir, em plenário, se são constitucionais.
O Brasil inteiro - o IBOPE aponta que 75 % dos brasileiros é a favor das pesquisas - aguarda a decisão do Supremo. Espero que cada um dos 11 Ministros tenha a sensibilidade de - como em recentes e memóráveis sessões daquela Corte - se posicionar à altura da confiança que a nação deposita em seu elevado saber. Pessoalmente não tenho dúvidas que isso ocorrerá. Temo apenas que a decisão venha a ser protelada por um "pedido de vistas" de algum Ministro que ainda (?)tenha restrições ao uso dos embriões para as pesquisas das células-tronco.
Estaremos durante o dia, acompanhando o julgamento. Entenda, no link a seguir, como será a votação do STF amanhã: Folha Online - Ciência - Entenda a votação do STF sobre pesquisas com células-tronco - 03/03/2008.
.
.________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.