01 DE ABRIL DE 2025 || 3ª FEIRA ||| DIA DA MENTIRA ||| EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL INFANTIL PODEM ESTAR ACONTECENDO BEM PRÓXIMOS A VOCÊ; DENUNCIE SEM HESITAR |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Mentira é celebrado anualmente em 1º de abril. Também conhecido como o Dia dos Bobos, é uma data onde as pessoas contam leves mentiras e pregam peças em seus conhecidos por pura diversão. Comemorado por crianças e adultos, existem brincadeiras que persistem por vários anos! Algumas piadas e pegadinhas chegam a ser de humor negro, que são aquelas que ridicularizam e humilham as pessoas, mas, em geral, são brincadeiras saudáveis. Entre os ingleses, o Dia da Mentira é conhecido como April Fools’ Day, que significa literalmente “Dia dos Bobos de Abril”. Origem do Dia da Mentira Há muitas explicações para que o dia 1º de abril esteja relacionado com o Dia da Mentira, uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. De acordo com esta teoria, por volta do século XVI, o Ano-Novo era comemorado dia 25 de março, e as festas duravam uma semana e iam até dia 1º de abril. No ano de 1564, o Rei Carlos IX adotou oficialmente o calendário gregoriano, passando o Ano-Novo para o dia 1º de janeiro, porém muitos franceses resistiram à mudança e continuaram seguindo o calendário antigo. Assim, algumas pessoas começaram a fazer brincadeiras e a ridicularizar aqueles que insistiam em continuar a considerar o dia 1º de abril como Ano-Novo. Eram considerados bobos, pois seguiam algo que era sabido não ser verdadeiro. Origem do Dia da Mentira no Brasil Entre os brasileiros, o Dia da Mentira começou a se popularizar em Minas Gerais, através do periódico “A Mentira”, que tratava de assuntos efêmeros e sensacionalistas do começo do século XIX. Este periódico teria lançado em 1º de abril de 1848 uma matéria que noticiava a morte do então imperador Dom Pedro II. Dois dias depois o jornal teve que desmentir a publicação, visto que muita gente realmente acreditou na notícia. Dom Pedro II nasceu em 1825 e faleceu em 1891.


segunda-feira, 3 de março de 2008

Depoimento do Consultor Ari Lima para o Blog

"Prezado Herbert, parabéns pelo seu blog, que está muito bem formatado, transmitindo informações relevantes de uma forma agradável e objetiva, com ilustrações que despertam bastante interesse.





Esta serie de artigos sobre Maquiavel tem por objetivo resgatar o pensamente deste grande grande pensador sócio-politco, cujas ideisa atravéssaram cinco séculos e até hoje são bastante atuais, e mostrar sua utilidade também no ambito das corporações.






Existem muitas controversias a respeito das implicaçõe éticas das ideias de Maquiavel, no entanto procurei me fixar em como estas ideias poderão ser uteis para os novos líderes e suas organizações.






Acredito que é perfeitamente possível conciliar estas ideias com um forte compromisso etico e profissional.






Parabéns pelo seu trabalho e conte sempre com minha colaboração".

Ari Lima

_______________________________________
.
.

O consultor Ari Lima é autor da série de artigos que o blog está publicando sob o título "A Liderança Segundo Maquiavel". Ele dispensa apresentação. O depoimento acima foi expontâneo e surgiu - para alegria e honra da Oficina de Gerência - em função de um e-mail que lhe enviei, por razões éticas, comunicando que estava postando seus artigos neste site. Pedi-lhe a devida autorização e para verificar se os créditos estavam corretos. Ele, gentilmente, deu este depoimento e me autorizou a publica-lo, como estou de fato fazendo.

Descobri ainda que o Dr. Ari Lima tem um blog pessoal - que não estava registrado no site O Gerente (que publica seus artigos) - e que é o seguinte: http://ari-lima.blogspot.com/ . E já o coloquei na marca dos Blogs Amigos da Oficina de Gerência. Quando o quiserem visitar é só ir na barra lateral, rolar até a marca e clicar. Ele está em ótimas companhias.
.
_______________________________________

Um comentário:

  1. Parabéns, Herbert!

    Este depoimento só veio coroar o êxito (óbvio) do trabalho bem desenvolvido no Oficina! Não é à toa que leio sempre via feeds e indico aos meus visitantes.

    Um trabalho como o seu não tem como não ser reconhecido e admirado.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.